61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística
Libras: Fonologia versus Morfologia e algumas questões tipológicas
Cleomasina Stuart Sanção Silva Mendonça 1, 2
Dioney Moreira Gomes 1, 2, 3
1. 1. Universidade de Brasília - UnB
2. 2. Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP
3. Prof. Dr. orientador
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa faz parte do projeto de Documentação e descrição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) cujo principal objetivo é o estudo dos classificadores nos níveis morfológico, sintático e semântico, contribuindo assim para as análises linguísticas das línguas de sinais. Este trabalho apresenta os resultados da primeira etapa do projeto, que foi a revisão da literatura sobre classificadores nas línguas de sinais, com a finalidade de aprimorar os conceitos, principalmente, morfológicos a respeito do sistema de classificação nominal. Um ponto teórico-metodológico bastante controverso é a distinção entre fonema e morfema no processo de formação do sinal. Para entendê-lo melhor, confrontamos os estudos da Libras ao de outras línguas de sinais, em especial a ASL. Uma de nossas metas é tentar definir à qual tipologia morfológica a Libras pertence.

METODOLOGIA:

O primeiro passo desta pesquisa foi levantar toda a bibliografia sobre fonologia e morfologia na Libras. Nessa literatura, percebemos que há três autoras que se destacam nos estudos linguísticos, a saber: Brito (1995), Felipe (2006) e Quadros & Karnopp (2007). O segundo passo foi buscar na literatura estrangeira textos mais recentes que tratam do mesmo assunto; entre eles, destacamos Aronoff et al.(2003), Aronoff et al. (2005) e Sandler (2006). Depois de lidos, os textos foram contrastados em dois blocos: no primeiro analisamos o que a literatura traz como o fonema e morfema na Libras; no segundo bloco, para as questões tipológicas, fizemos uso de Comrie (1981). Durante todas as análises, utilizamos o Dicionário de Libras online e em CD e também gravações de surdos adultos usuários da língua de sinais para a confirmação do sinal com o que era exposto nos textos.

RESULTADOS:

Os resultados dessa primeira etapa do projeto demonstram que os autores analisados definem, seguindo os estudos de Stokoe (1960), que os traços distintivos, ou fonemas, nas línguas de sinais são a configuração de mão, o ponto de articulação ou localização, o movimento, a direção das mãos e as expressões não  manuais. A respeito das questões morfológicas, Aronoff et al (2005) afirmam que as línguas de sinais tendem a ser mais simultâneas do que sequenciais e, por serem de modalidade viso-espacial, a sua morfologia é mais complexa. E no que diz respeito às questões morfológicas da Libras, Felipe (2006) expressa os morfemas por configurações de mãos, movimento direcionados ou com frequência alterada, assim como o Ponto de Articulação, expressões faciais ou movimentos de cabeça junto ao sinal. Para ela os morfemas lexicais ou gramaticais podem ser uma raiz/ radical (Movimento), um afixo em que as alterações estejam no Movimento ou na Configuração de Mão ou uma marcação de número pessoal pela Direção das Mãos.

CONCLUSÃO:

A partir da análise contrastiva das leituras, percebemos que as relações fonológicas dos parâmetros no processo formação do sinal são comuns em todas as línguas de sinais até porque todas elas pertencem à modalidade viso-espacial, tendo com isso uma organização fonológica em comum. Contudo, as questões morfológicas analisadas até o presente momento deixam ainda dúvidas a respeito do que vem a ser morfema e o processo de afixação. Outro ponto não claro é a denominação por parte da literatura de que a Libras, e ao que parece todas as línguas de sinais, é tipologicamente uma língua flexional, sendo que as relações entre a raiz da palavra ou sinal e seus afixos ainda não estão estabelecidas de forma que possamos fazer tal afirmação. O que os textos apresentam é que, nesse tipo de língua, o processo de afixação varia de acordo com parâmetro, e o Movimento é o que mais tende a ser alterado.

Palavras-chave: Libras, Fonologia/ Morfologia, Tipologia.