61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL: PROMOÇÃO E APRENDIZAGEM FOCADOS NO ESTILO MUSICAL. 
MARTA CORDEIRO DOS PASSOS 1
1. SEE/ RECIFE
INTRODUÇÃO:

O presente estudo fez parte do trabalho pedagógico realizado no ano letivo de 2008 e reflete sobre as funções musicais na Educação Infantil, com crianças do grupo cinco, numa escola da rede municipal de Recife. A expectativa para o trabalho iniciou a partir da Formação Continuada “A hora e a vez de cantar” promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Nosso objetivo maior explorar e compreender as funções da música, sua representação cultural e seu papel junto a esses sujeitos sociais a fim de relacionar a aprendizagem escolar e conhecimentos presentes nas intenções cognitivas, afetivas e sociais dos estudantes.

METODOLOGIA:

O estudo teve um caráter qualitativo por entender as várias dinâmicas que ocorreram no e durante o processo de investigação. Como parte estrutural do estudo, foi selecionada um turma de Educação Infantil  a fim de organizar melhor o trabalho. O estudo compreendeu três sessões de coleta de dados: no início, no meio e no fim do ano letivo aplicados nos seguintes procedimentos: a) No início, o foco central foi nas observações, sobretudo, nas vivências musicais que as crianças dispunham e socializavam provenientes de suas origens; b) No meio, os conteúdos escolares sistematizados. Exploração da linguagem sonoro musical de sons com a voz, com o corpo, silêncio, barulho, sons do ambiente; gêneros  musicais diversos, ritmos, brincadeiras, jogos cantados, altura, graves e agudos, curtos e longos c) e finalmente elementos essenciais à contextualização.  Entendimento do espaço musical significativo, principalmente para a criança: Registros escritos com frases musicais de compositores da região (Luiz Gonzaga, Alceu Valença, dentre outros); Participação em eventos musicais realizados na escola.

RESULTADOS:

A partir das observações realizadas, surgiram dados tanto a nível de conteúdo quanto de vivência musical. A criança nem sempre é vista por inteiro enquanto usuária de um repertório musical livre e que, este, nem sempre é compatível com aquilo que a escola ensina. No contexto escolar, a música é utilizada para exaustiva exposição da criança em exercícios mecânicos “entrada, fazer filas da merenda, apresentar as letrinhas do alfabeto”.  Existem certas regras como o que pode e o que não pode cantar. No entanto, um fator que mereceu destaque foi a troca entre as crianças de músicas cristãs, onde elas propunham um significado de valores éticos e familiares. Nosso trabalho enquanto mediadora, garantir o pensamento criativo na elaboração do conhecimento, tendo em vistas novas soluções para os problemas de interação, promovendo a leitura e escrita, a todos os membros do grupo focado no decorrer das atividades referentes a uma realidade educacional em processo.

 

CONCLUSÃO:

O investimento do trabalho possibilitou perceber que, não é regra ser graduado(a) em música para atuar com o grupo infantil,  faz-se necessário ser um pesquisador(a), um  professor(a) atuante e dialogar com a construção musical na aprendizagem pelas crianças, visto que,  é um processo  dinâmico e constante, feito na interação  das mesmas com o contexto em que vivem;  na credibilidade que a música pode auxiliar e que o professor junto a elas  dinamize um repertório que atenda os níveis de relação entre professor-aluno, aluno-aluno e satisfaça as necessidades básicas de aprendizagem fundamentados no princípio mediador do pensar, falar e agir, a fim que se possa encontrar elementos que contribuam verdadeiramente para um melhor aperfeiçoamento docente frente ao ensino.

Instituição de Fomento: SEE/Recife
Palavras-chave: Criatividade, Desafios, Compromisso na Educação Infantil.