61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 4. Gestão de Negócios
AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL: UMA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E TECNÓLOGICA
Wanda Maria Gomes da Cruz 1
Valéria Teixeira Macaciel 1
1. Universidade Federal Fluminense - UFF
INTRODUÇÃO:

Aborda os conceitos de responsabilidade social corporativa, tecnologia e gestão de negócios. Aponta as principais características da responsabilidade social corporativa. Analisa os impactos da intervenção dos vários atores sociais que exigem das empresas uma nova postura, baseada nos valores éticos que promovam o desenvolvimento sustentável da Amazônia. E discute a questão da participação das empresas privadas na solução de necessidades públicas para a região amazônica.

METODOLOGIA:

Para que os objetivos do presente estudo fossem alcançados, utilizaram-se os seguintes princípios metodológicos:

  • Revisão de literatura tendo como finalidade:

                  - Observar o estado da arte da responsabilidade social corporativa na Amazônia;

     - Analisar a aplicação dos conceitos no ambiente dos negócios; e

         - Estudar as características principais da responsabilidade social corporativa e tecnológica.

  • A partir de um estudo, foram observados os seguintes aspectos:

-  As principais características na busca da responsabilidade social corporativa e tecnológica correspondem às ligadas à pluralidade,  à distribuição, à sustentabilidade e à transparência;

- O reconhecimento da importância do tema responsabilidade social corporativa no desenvolvimento das atividades sociais, tecnológicas e sustentáveis da Amazônia, possibilita a inserção das empresas privadas neste ambiente social, assegurando um diferencial competitivo entre as organizações;

- É necessário que as empresas privadas desenvolvam o seu próprio modelo de responsabilidade social corporativa e tecnológica. Um modelo que proporcione não só uma lucratividade nos negócios, mas também o bem estar social amazonense e mundial.

RESULTADOS:

Verificaram-se algumas experiências de modelos de responsabilidade social e tecnológica de empresas privadas, baseadas na busca da excelência e de seu diferencial competitivo.

Observou-se também que neste processo de mudança, dentro do contexto dos negócios, os elementos-chave característicos da responsabilidade social são: 1- pluralidade(inclusão de parcerias); 2- distribuição (responsabilidade de toda a cadeia produtiva); 3- sustentabilidade (atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade) e 4- transparência (divulgação do desempenho contábil, social e ambiental empresarial).

Compreendeu-se, que os novos desafios da competitividade mundial direcionam as empresas privadas às rupturas em seus paradigmas, forçando a adotarem posturas mais responsáveis em suas ações sustentáveis na Amazônia e à transparência nos negócios que privilegiem o desenvolvimento do capital, do ambiente, do social e da tecnologia nesta região.

Espera-se ainda contribuir para a discussão mais profunda sobre a responsabilidade social empresarial, buscando estratégias de  inclusão  social através do setor privado com a  missão de contribuir para uma Amazônia socialmente mais justa e sustentável, por meio da troca de experiências e de novas tecnologias disponíveis à sociedade.

CONCLUSÃO:

Concluiu-se que para o desenvolvimento sustentável da Amazônia é necessário que exista uma visão integrada dos negócios e uma mudança de atitude numa perspectiva da gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valores para todos.

Enfim, a participação das empresas privadas na solução das necessidades públicas da Amazônia é uma realidade e uma questão freqüente na pauta das discussões mundiais. É importante que estas empresas estejam calcadas nos sete princípios de sucesso: competitividade, perpetuidade, conectividade, disponibilidade, cidadania, parceria e sustentabilidade e que sejam adotadas, por estas, posturas éticas e compromissos sociais com a comunidade da Amazônia. Estes podem ser um diferencial competitivo e um indicador de rentabilidade e sustentabilidade do novo cenário social e mundial, que é a Amazônia.

Palavras-chave: responsabilidade social, tecnologia, gestão de negócios.