61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
A RELEVÂNCIA DA APLICABILIDADE DA AUDITORIA PARA OS ENFERMEIROS NAS UNIDADES HOSPITALARES DE SÃO LUÍS – MA
Ronaldo Silva Júnior 1
Swellen Danuza Coqueiro Feitoza da Silva 1
Vanessa Durans Silva 1
Jucielma Ribeiro de Lima 2
Pablo Kessio Rodrigues de Oliveira 2
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
2. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
INTRODUÇÃO:

A auditoria tem sido uma ferramenta gerencial utilizada pelos profissionais da saúde, em especial os enfermeiros, com a finalidade de avaliar a qualidade da assistência de enfermagem e os custos decorrentes da prestação desta atividade, ou seja, ela agrega os valores financeiros aos valores qualitativos dos serviços desenvolvidos nas unidades hospitalares.

Atualmente a palavra auditoria vem sendo bastante empregada no mercado de trabalho, a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados a seus clientes. Percebe-se através de notícias em jornais, revistas, e até mesmo por experiência própria, que um grande número de pacientes está insatisfeito com os serviços oferecidos nos hospitais públicos, e também nos privados, o que acaba afetando a imagem institucional. O trabalho do enfermeiro auditor apresenta-se como um ramo em ascensão, por ser uma área onde ainda há poucos profissionais atuando e por estar em fase de desenvolvimento no Brasil.

Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi verificar o nível de conhecimento dos enfermeiros das unidades hospitalares de São Luís do Maranhão acerca da relevância da aplicabilidade da auditoria hospitalar. Portanto, tal estudo é de grande importância para a comunidade acadêmica e, principalmente, para os profissionais da categoria.

METODOLOGIA:

O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, visando assim depreender a percepção dos enfermeiros de unidades hospitalares situadas em São Luís – MA, em relação à relevância da aplicabilidade da auditoria de enfermagem. Salienta-se que a participação foi voluntária, e os enfermeiros tiveram a liberdade de responder às perguntas sem se identificarem. Todos os dados fornecidos foram apurados e organizados para que os resultados fossem apresentados através de relatórios. Também se fez uso de levantamento bibliográfico de autores que abordam a temática para complementarem e embasarem teoricamente o desenvolvimento do estudo.

RESULTADOS:

Os resultados revelaram que os participantes da pesquisa apresentaram conhecimentos limitados acerca da auditoria hospitalar, pois conforme declara Passos (2002) a auditoria de enfermagem é o exame oficial dos registros de enfermagem com o objetivo de avaliar, verificar e melhorar a assistência de enfermagem. A maioria dos entrevistados demonstrou ter noção do que vem a ser o processo de auditoria, mas sem dominar o assunto ou até mesmo reconhecer que sua aplicabilidade nas unidades hospitalares se constitui de suma relevância.

Percebeu-se também que alguns enfermeiros não possuem uma visão concreta acerca da importância do processo, limitando-se a descrevê-la como uma ferramenta que controla apenas custos, sem focar na qualidade da assistência prestada. Deduz-se, portanto, que no Maranhão ainda há uma deficiência destes profissionais no tocante ao conhecimento quanto ao processo de auditoria hospitalar.

CONCLUSÃO:

A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o tema ainda é pouco explorado no Estado, evidenciando que não há clareza acerca de concepção, de método e da finalidade da auditoria de enfermagem. O trabalho do enfermeiro auditor apresenta-se como um ramo em ascensão com vertentes de enfoques diversos como auditor de contas e de pesquisa da qualidade da assistência.

Existe uma grande necessidade de melhor orientação aos enfermeiros quanto à importância dos benefícios deste serviço e, também, de sua contribuição, através das anotações de enfermagem no prontuário do paciente.

Durante este estudo ficou evidente a limitação dos enfermeiros acerca do tema pesquisado, pois os resultados encontrados confirmam que os enfermeiros têm conhecimentos que é importante o preenchimento do prontuário, mas desconhecem a relação das anotações com a auditoria de enfermagem e apresentam conhecimentos vagos acerca da importância da aplicabilidade desta ferramenta.

Portanto, observa-se também que há necessidade de maior preocupação por parte das instituições de ensino superior na formação acadêmica destes profissionais, sobretudo no aspecto gerencial, pois se trata de uma área em grande expansão.

Palavras-chave: Relevância , Auditoria Hospitalar , Enfermeiro.