61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 4. Gestão de Negócios
GESTÃO TRANSPARENTE NA AMAZÔNIA: A EMPRESA VISTA A OLHO NU
WALÉRIA TEIXEIRA MACACIEL 1
WANDA MARIA GOMES DA CRUZ 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INTRODUÇÃO:

Apresenta informações relevantes sobre gestão transparente na Amazônia. Conceitua transparência, gestão transparente e negócios. Enfoca os itens fundamentais que traduzem a marca da gestão transparente para a Amazônia. Relata o surgimento da Lei Sarbannes-Oxley (SOX), apontando os seus objetivos e a sua aplicabilidade nas empresas brasileiras, como forma de contribuir  para uma Amazônia mais sustentável. E finaliza destacando as boas práticas empresariais privadas a serem utilizadas numa gestão transparente amazonense.

METODOLOGIA:

Para que os objetivos do presente estudo fossem alcançados, utilizaram-se os seguintes princípios metodológicos:

Revisão de literatura tendo como finalidade:

                 -  Observar o estado da arte da gestão transparente na Amazônia;

     - Analisar a aplicação dos conceitos no ambiente dos negócios, dos itens  fundamentais e das práticas   empresariais  da gestão transparente na Amazônia;

         -  Apontar os objetivos e aplicabilidade da Lei Sarbannes-Oxley (SOX) na Amazônia.

A partir de um estudo, foram observados os seguintes aspectos:

-   Os itens fundamentais para traduzir a marca de uma gestão transparente na Amazônia são: impessoalidade e moralidade;

-  As boas práticas empresariais na Amazônia são estabelecidas pela conduta ética sustentadas por: honestidade, integridade, respeito, confiança, responsabilidade e cidadania;

-  A Lei SOX serve tanto para introduzir regulamentações quanto para impor novas exigências para assegurar o sucesso de cada empresa, preservando a integridade e responsabilidade corporativa;

- É importante  que as empresas brasileiras assumam um compromisso de implantarem na Amazônia os seus guias de conduta ética, visando à construção e a manutenção da excelência empresarial nesta região.

RESULTADOS:

Verificou-se que algumas empresas privadas que aplicam recursos no aprimoramento da gestão transparente entre seus parceiros, na Amazônia, estão realizando investimentos significativos  em longo prazo, dado que este comportamento  estimula a vantagem competitiva nesta região.

Compreendeu-se, com os estudos realizados, que todas as decisões empresariais na Amazônia devem estar calcadas  em princípios éticos. Princípios estes aplicados a todos os relacionamentos mantidos no ambiente empresarial amazonense, a saber, honestidade, respeito às leis, respeito às pessoas, responsabilidade social e ambiental  e principalmente a transparência nos negócios.

Espera-se ainda contribuir para a discussão mais profunda sobre a gestão transparente empresarial na Amazônia, afirmando que todas as empresas privadas e seus parceiros de negócios  devem ter o dever ético de conhecer e aplicar as leis referentes à condução dos negócios nesta região
CONCLUSÃO:

Concluiu-se que o pensamento inteligente das empresas inovadoras é o de olhar para este novo ambiente (Amazônia), como uma nova oportunidade a ser aproveitada através de uma gestão transparente dos negócios. Esta é uma parte integrante do movimento de responsabilidade social, cujo objetivo é disponibilizar para a sociedade amazonense informações sobre as ações responsáveis dessas empresas.

Enfim, o que se busca é  uma melhoria contínua e transparente dos negócios, proporcionando aos seus colaboradores e às áreas da empresa maior visibilidade, integração e eficácia dentro do sistema empresarial da Amazônia. Portanto, é necessário que cada empresa  adote uma postura que implique em agir com clareza, objetividade, respeito e verdade nos negócios desta região.

Palavras-chave: transparência, empresa, gestão de negócios.