61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
DIVERSIDADE DE INSETOS EM ÁREA DE PASTAGEM NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA, PA, BRASIL
Jessé Bucioli Novaes 1
Márcia Cristina Delfina 3
José Otávio Barros Almeida Júnior 1
José Augusto Teston 2
1. Faculdade de Ciências Biológicas, Campus de Altamira, UFPA. Bolsista PIBIC/UFPA
2. Faculdade de Ciências Biológicas, Campus de Altamira, UFPA. Orientador
3. Bióloga – Estagiária voluntária
INTRODUÇÃO:
A bacia amazônica é considerada um dos mais importantes sistemas ecológicos do mundo, principalmente devido a sua grande área coberta pela floresta. A destruição da cobertura vegetal pode degradar serviços importantes deste ecossistema. A agricultura é dominante em muitas regiões tropicais e, seu contínuo aumento invade áreas florestais, destruindo-as para a conversão em áreas agriculturáveis. Na Amazônia oriental, esta destruição é pronunciada no perímetro das estradas. Desmatamentos e formação de pastagens parecem, de maneira geral, levar a uma perda na riqueza e/ou diversidade de espécies de diversos grupos de insetos. Conseqüentemente, torna-se necessária à identificação e o registro de organismos o mais rapidamente possível. Apesar de ser considerado o maior grupo entre os animais, o conhecimento sobre os insetos ainda é pequeno e, o seu uso em inventariamentos e estudos ambientais ainda é insignificante. O emprego de fontes luminosas na captura de insetos é muito difundido entre os pesquisadores, há vários estudos demonstrando sua eficiência na avaliação de abundância e riqueza de espécies. Objetivando analisar e comparar a diversidade de insetos numa área de pastagem na Amazônia Oriental foi realizado o presente estudo.
METODOLOGIA:
As coletas foram realizadas, durante doze meses, entre 10/VIII/2007 e 01/VII/2008, a cada período de lua nova, numa área de pastagem do sítio Vista Alegre localizado no município de Altamira, PA, entre a latitude 03º07’16”S e longitude 52º15’16”W, possuindo altitude média de 160m. Foi utilizada uma armadilha luminosa EMATER/RS, modelo “Santa Rosa”, instalada a uma altura de 2 metros, equipada com lâmpada fluorescente ultravioleta F15T8 BLB, acionada por bateria 12V, ao anoitecer e desligada na manhã seguinte. No Laboratório Integrado de Biologia e Educação Ambiental (LIBEA) da Faculdade de Ciências Biológicas da UFPA, Campus Universitário de Altamira, foi realizada a triagem, identificação ao nível de ordem e contagem dos insetos. Na caracterização entre os meses foram utilizados os parâmetros: riqueza (S), abundância (N) e índices de diversidade (H) e uniformidade (E) de Brillouin e dominância de Berger-Parker (BP) calculados através do programa de computador “Krebs Ecological Methodology for Windows”.
RESULTADOS:
Foi coletado um total de 197.106 exemplares (N) e 17 ordens (S) de insetos, sendo que as duas ordens mais abundantes foram Coleoptera com 72.106 (36,6%) e Diptera com 86.462 (43,9%) totalizando 80,4% do total, Dermaptera, Embioptera, Mantodea e Neuroptera apresentaram os valores mais baixos de abundância. Ainda, com relação a abundância comparando-se os meses, em julho de 2008 foram coletados 90.068 (45,7%) sendo este, o que apresentou a maior abundância já, março de 2008 com 4.033 (2,0%) foi o que apresentou a menor. Quanto a riqueza (S), das 17 ordens encontradas, os meses de setembro, outubro, dezembro de 2007 e maio de 2008 apresentaram a maior riqueza, com 14 ordens cada e o mês de agosto do mesmo ano foi o de menor, com nove ordens. A diversidade de Brillouin para o período total foi de H= 1,89. Já, para os meses, em dezembro de 2007 foi o obtido de maior índice H= 2,27 e em março de 2008 o menor H= 1,37. O índice de uniformidade de Brillouin para o total, E= 0,462 para os meses, variou de E= 0,596 em dezembro de 2007 e E= 0,393 em março de 2008. A dominância de Berger-Parker (BP) para o total da amostragem, BP= 0,439. Para os meses, março de 2008 apresentou a maior BP= 0,735 e, o menor BP= 0,377 em dezembro de 2007.
CONCLUSÃO:
O presente estudo permitiu constatar a variação da diversidade, uniformidade, dominância, riqueza e abundância de insetos numa área de pastagem durante o período de um ano. Sendo, dezembro de 2007 o mês com maiores índices de diversidade e uniformidade e, de menor dominância já, março de 2008 foi o que apresentou os menores índices de diversidade e uniformidade e, maior dominância. As ordens Coleoptera e Diptera foram as mais abundantes, enquanto que Dermaptera, Embioptera, Mantodea e Neuroptera, foram as de menor abundância.
Instituição de Fomento: Bolsa PIBIC/UFPA
Palavras-chave: Insecta, Armadilha luminosa, Entomologia.