61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PUBLICA
MARINALVA LUIZ DE OLIVEIRA 1, 2
LEONARDO RODRIGUES DE ARAÚJO 2
1. PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE - PE
2. FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA - UPE
INTRODUÇÃO:
A partir da década de 90, a educação matemática se vê diante da necessidade de instaurar um professor pesquisador, um professor reflexivo, capaz de propor uma inovação educacional através da pesquisa – ação para que em sala de sala reflita na e sobre sua prática, produzindo conhecimentos e fazendo uso de novas tecnologias, por isso Demo (2004) acredita que o perfil do professor deverá se concretizar através de um professor que, seja, necessariamente, pesquisador, ou seja, profissional da reconstrução do conhecimento. Como também Schön (1987) entende que bons profissionais são aqueles que refletem em sua prática, criticando a racionalidade técnica, por compreender que esta mecaniza o pensamento e nega o mundo real da prática vivenciada tendo a formação da competência profissional a partir das reflexões sobre e durante a experiência vivida e aponta que o desenvolvimento de uma prática reflexiva baseia – se em três conceitos: conhecimento na ação, reflexão na ação e reflexão sobre a ação, conceitos esses que foram sempre defendidos por Freire (1996).
METODOLOGIA:
Este estudo teve como principal objetivo investigar o perfil pedagógico dos professores de Matemática da educação básica da rede municipal de ensino e como objetivos específicos identificar o perfil pedagógico dos professores de Matemática; Verificar se os professores fazem uso de recursos pedagógico-tecnológicos em sala de aula e analisar o perfil pedagógico dos professores de Matemática. Para consecução desses objetivos utilizamos o estudo de caso, usando a observação e o questionário, como instrumento para coletar os dados. Os dados coletados foram analisados através do método hermenêutico-dialético (Oliveira, 1999) e ancorado no quadro teórico trabalhado que tomamos como fundamentação o perfil pedagógico dos professores de Matemática considerando a sua formação acadêmica, em consonância com o perfil pedagógico segundo Paulo Freire, Pedro Demo e D. Schön.
RESULTADOS:
Os resultados revelam que os professores pesquisados apresentam um perfil pedagógico baseado no posicionamento bancário ao acreditar que a aprendizagem se dá de maneira automática com repetição de formulações prontas cujo aos alunos resta apenas aprender essa formulação até memorizar. Dessa forma a Matemática fica resumida ao uso infindável de teoremas e algoritmos sem nenhuma praticidade para o cotidiano, fazendo com que o educando não participe da construção do próprio conhecimento o que terá como resultado a desmotivação em aprendê – la.
CONCLUSÃO:
Com tal constatação o perfil do professor é decisivo na aprendizagem do educando, uma vez que professor pesquisador, reflexivo e até mesmo aqueles que aliam pesquisa e reflexão e usam os recursos pedagógicos/ tecnológicos tem mais condições de oferecer uma educação capaz de desenvolver seres críticos e autônomos e aptos a organizar os conhecimentos de forma a evitar a sua acumulação estéril.
Instituição de Fomento: PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE - PE
Palavras-chave: PERFIL PEDAGÓGICO , PROFESSOR DE MATEMÁTICA , EDUCAÇÃO BASICA.