61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
ENSINO SUPERIOR E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: MÉRITOS OU COMPROMISSOS?
WALTERLINA BRASIL 1
CINTIA DOS SANTOS SOUZA 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
INTRODUÇÃO:

Discute-se o sistema de avaliação proposto pelo SINAES e a contraposição deste, em seus propósitos, com o Programa REUNI em um contexto da expansão do ensino superior na Amazônia. Resulta de pesquisa onde se procura analisar a perspectiva da prática de avaliação insitucional, através de estudo de caso na Universidade Federal de Rondônia, que indicam alheiamento da comunidade acadêmica ao processo avaliativo. O estudo é relevante, desenvolvido através do Projeto Observatório Educação Superior e Desenvolvimento alerta para a tensão entre o resgate da avaliação como mecanismo de gestão em um cenário de tensão sobre o Estado Avaliador e as políticas de responsabilização das IES em conjunto com a pressão pela Universidade de resultado.O estudo é desenvolvido no âmbito de programas de pós-graduação estricto sensu, contando com inserção na Iniciação Científica.

METODOLOGIA:

O estudo de caso foi o fundamento da pesquisa. Mediante levantamento dos documentos relacionados com a avaliação institucional e seus aspectos, tratou-se de verificar o vínculo entre as propostas da avaliação e sua inserção em uma unidade acadêmica para analisar os impactos do ambiente macro em um micro universo. Revisou-se estudos sobre o tema anteriores e vinculados a propria Universidade em questão. Aplicação de questionários foi a base do levantamento dos dados que, uma vez tabulados, indicaram a perspectiva da prática da avaliação na instituição. Aplicou-se o contraponto com a existência do Programa REUNI apenas em seus fundamentos, para descortinar o obscurecimento da função do SINAES em razão deste programa. 

 

RESULTADOS:

Os dados revelam que este distanciamento proporciona uma visão fragmentada da IES. Pode-se observar que os gestores desconhecem a existência da avaliação, os propósitos do planejamento ou não estabelecem uma relação sobre avaliar, planejar e buscar resultados tangíveis, qualitativos e de enfrentamento as demandas institucionais. A base para tomada de decisão são externas a IES que passam a realçar sua função de exercutora de grandes políticas governamentais.

CONCLUSÃO:

Conclui-se que a configuração do sistema de educação superior vem construindo suas próprias contradições em torno do papel da IES no contexto no qual se insere, tambem se revela fundamental discutir de maneira mais aprofundada o papel de programas de reestruturação quando se dissociam de um sistema regulador pautado na avaliação consciente, não necessariamente na avaliação pautada em resultados.

Instituição de Fomento: CNPq/GOV.RONDÔNIA
Palavras-chave: Educação Superior, Avaliação Institucional, Políticas Públicas.