61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada
LEVANTAMENTO TAXONÔMICO DE FRUTAS SILVESTRES DA CAATINGA: POTENCIALIDADES PARA ALIMENTAÇÃO E PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Antônio Carlos Leonardo Gomes 1
Evanir Araújo de Sousa 1
Gerciê Oliveira Castro 1
Rickardo Léo Ramos Gomes 1
Luana Oliveira Santos 1
1. Faculdade Ateneu
INTRODUÇÃO:

A caatinga se destaca por sua riqueza na diversidade vegetal a qual deve ser preservada em função do grande potencial alimentar e medicinal das frutas silvestres. Numa relação homem e ambiente está presente também à dependência onde o homem retira da natureza todos os recursos pra a sobrevivência da humanidade. O desconhecimento sobre as espécies frutíferas nativas do Brasil é algo cultural, conforme mostra alguns levantamentos bibliográficos, mas que apresenta uma riqueza de nutrientes importantes para a dieta humana. Este estudo objetivou promover mudanças nos hábitos alimentares da população deste Município como forma de pensar políticas de preservação ambiental bem como alimentar e prevenir várias patologias humanas.

METODOLOGIA:

No desenvolvimento deste projeto, de forma interdisciplinar, alunos e professores se sensibilizam para pensar e tomar iniciativas de preservação do meio ambiente, especialmente o bioma em estudo. Para a execução do projeto, inicialmente foi realizado um levantamento da diversidade de frutas silvestres através de formulário, e posteriormente um mapeamento na região de Trairi, sendo estas coletadas conforme o período de safra, acondicionadas e posteriormente fabricados algumas iguarias. Conforme o levantamento bibliográfico quanto à taxonomia, foram ainda pesquisados o princípio ativo de cada uma para descobrir o seu potencial medicinal. Conforme o cronograma de ações, esta etapa culminou com a produção de Herbário e um Atlas de Botânica escolar que servirá para o acervo de pesquisa de alunos.

RESULTADOS:

Neste levantamento preliminar, foram identificadas taxonomicamente 20 espécies de frutíferas, distribuídas em 18 ordens e 16 famílias. Destas, todas são utilizadas na alimentação humana, 13 possuem aplicabilidade medicinal e todas contribuem de forma significativa na preservação deste importante bioma: a caatinga. A produção de iguarias como doces, bolos, sucos, sorvetes, sucos são as formas mais comuns no processo de industrialização como forma de inserção a práticas econômica e ecologicamente correta.

 

CONCLUSÃO:

Os recursos naturais da caatinga possuem um grande potencial ambiental e econômico, desde que aja um manejo ecologicamente correto, atendendo não só os anseios da população mas, sobretudo, práticas de preservação do Meio Ambiente. O projeto de preservação das frutas silvestres da caatinga, neste estudo preliminar mapeou 20 espécies das árvores frutíferas nativas ou adaptadas no semi-árido, distribuídas em 18 ordens e 16 famílias. Das espécies identificadas 13 possuem aplicação medicinal, 20 são utilizadas na alimentação humana e todas contribuem significativamente na preservação ambiental do bioma caatinga.

Instituição de Fomento: Faculdade Ateneu/ E.E.F.M. Raimundo Nonato Ribeiro/Secretaria de Educação do Estado do Ceará/ Colégio Estadual Olegário Abreu Memória
Palavras-chave: Preservação , Caatinga, Alimento.