61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
INVESTIGANDO OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS COM CRIANÇAS DE CINCO ANOS
Andréa Patrocinio de Oliveira Lira 1, 2, 3
Fabiana Maria da Silva Andrade 1, 2
Áurea Maria Carlos 3
Gilda Lisboa Guimarães 1
1. UFPE
2. Prefeitura da Cidade do Recife
3. Prefeitura da Cidade de Olinda
INTRODUÇÃO:
As crianças, desde bem pequenas, pensam sobre o mundo que as cerca e procuram compreendê-lo. Um trabalho intencional com as áreas de conhecimento, entre elas a matemática, contribui para que as crianças elaborem e sistematizem conhecimentos, nesse sentido é importante que elas tenham uma aproximação global com os conteúdos, para que isso ocorra fazem-se necessários objetivos concretizados em conteúdos, planejamento da ação educativa e ferramentas que as potencialize e, por fim, a avaliação dos resultados do que se realizou. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) os conteúdos matemáticos estão organizados em três blocos: “Números e sistema de numeração”, “Grandezas e medidas” e “Espaço e forma”. Nesse estudo buscamos verificar que conteúdo matemático os professores consideram importantes, quais os conteúdos mais trabalhados e a freqüência que eles são utilizados em sala de aula para o trabalho com crianças de cinco anos de idade.
METODOLOGIA:
Foram sujeitos desta pesquisa 10 professores que atuam na Educação Infantil com crianças de 5 anos de idade em escolas de Recife e Olinda (PE). As escolas foram selecionadas por conveniência, considerando-se a localização das escolas em relação às pesquisadoras. A pesquisa foi realizada em três etapas básicas: a primeira constituída de uma coleta de informações por meio da verificação dos diários de classe, a segunda, entrevista com os professores da Educação Infantil com elaboração de problemas a partir de uma situação didática; e a terceira, uma analise dos dados encontrados.
RESULTADOS:
Pudemos observar que na pesquisa foram apontados como conteúdo mais trabalhado pelos professores os números (contagem, agrupamentos, etc.) e conjuntos das quantidades. Quando indagados sobre os conteúdos mais importantes, os professores destacaram como principal os números, em seguida aparecem outros conteúdos não menos importantes, mas de maneira diversificadas, são eles: quantidade, adição/subtração, geometria. Um ponto bastante interessante na pesquisa foi propiciar ao professor o uso interdisciplinar entre o processo de escrita e da oralização para a integração com a matemática, através da leitura de um conto infantil “os três porquinhos” e a formulação de uma atividade que envolvesse problemas matemáticos. Tivemos como resultado favorável apenas 40%, que buscou formular problemas. A grande maioria se deteve apenas a aspectos conteúdistas. Em relação à freqüência em que a matemática é trabalhada em sala de aula pelos professores, varia entre diariamente a três vezes por semana. Mostrando que a matemática faz parte da vida diária, tanto do professor, quanto do aluno, pelo menos no que diz respeito a números e quantidades. É importante destacar que o RCNEI aponta três grandes blocos que a matemática deve ser organizada
CONCLUSÃO:
Acreditamos que as análises apresentadas são frutos de futuras discussões que poderão surgir sobre a importância que a matemática e seus conteúdos possuem na formação cognitiva da criança já nessa fase. Embora a pesquisa aponte a forma em que o professor conduz suas atividades em sala de aula, deixa a matemática subjacente, escondido sob uma forma de treinamento e não de reflexão. Os dados revelam que os conhecimentos são construídos no próprio desenrolar do trabalho com as crianças e não passa por um planejamento. Isso faz parte de uma cultura existente na educação infantil que percebe a matemática como desligada da vida, e o professor como individuo que busca receitas prontas e não estimula o pensamento lógico-matemático. Vale salientar que isso ocorre devido uma formação precária dos profissionais que trabalham na educação infantil. Na pesquisa foi verificado que apenas 40% dos professores possui formação acadêmica, embora a maioria dos pesquisados estejam a mais de dez anos na função.
Instituição de Fomento: Prefeitura da Cidade do Recife
Palavras-chave: Educação Infantil, Conteúdos Matemáticos, Formação .