61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA MULTIDIMENSIONAL EM IDOSOS RESIDENTES EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
Edméia Campos Meira 1
Andréa dos Santos Souza 1
Moema Santos Souza 2
Thaise Souza Oliveira 3
Rosely Souza da Costa 3
Larissa Campos Meira 4
1. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
2. . Graduada em Educação Física, Bolsista ATP/ PIBIC/CNPq - 2007/2008
3. Dicente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia;Bolsista IC/PIBIC/CNPq
4. Dicente da Faculdade de Tecnologia e Ciências;Voluntária de Iniciação Cientifica
INTRODUÇÃO:
O envelhecimento populacional traz uma série de desafios para a sociedade. Dentre eles está a incerteza das condições de vida e saúde que experimentarão os idosos, pois o aumento da idade acarreta uma maior prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, reduzindo a capacidade funcional desses idosos, sobrecarregando as famílias, os serviços sociais e de saúde. Neste contexto, tem sido cada vez mais frequente a transferência do cuidado à pessoa idosa, atividade tradicionalmente desenvolvida no espaço privado das famílias, para o espaço público ou estatal. Entre as novas demandas destes setores, sobressaem-se os cuidados de longa duração dirigidos aos idosos com algum grau de dificuldade para a execução das Atividades da Vida Diária-AVDs e/ou aqueles cuja família não possui meios para a prestação dos cuidados necessários. Uma das modalidades de cuidados, definida pela portaria da Secretária de Estado de Assistência Social nº 2874/2000, é o Atendimento integral institucional, conhecido também como Instituições de Longa Permanência para Idosos-ILPIs. Este estudo tem como objetivo apresentar resultados de uma avaliação diagnóstica multidimensional em idosos residentes em uma ILPI, incluindo: estado de saúde física, cognitiva, afetiva e capacidade funcional para as AVDs.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de cunho descritivo, com delineamento transversal e abordagem quantitativa. O campo do estudo foi uma ILPI localizada na cidade de Jequié - BA destinada a idosos de baixa renda. A população foi constituída de 38 idosos, residentes na instituição no período de agosto a dezembro de 2008. Na coleta de dados foram usados os protocolos: registro do idoso na ILPI; instrumento de desempenho funcional - escala de AVDs, segundo Katz; avaliação afetiva - escala de depressão geriátrica, segundo Yesavage; avaliação cognitiva - mine exame do estado mental, segundo Folstein; e a caderneta do idoso implantada pelo Ministério da Saúde para a caracterização sócio/demográfica, estilo de vida e condições de saúde. Como estratégia, utilizamos o método da pesquisa-ação com perspectiva construtivista. Os dados obtidos foram analisados segundo o principio da estatística descritiva.
RESULTADOS:
No contexto sócio/demográfico, idosos na faixa etária de 80-90 anos 34,2% seguidas de 70 -80 anos 26,3% e Idosos centenários 10,5 %. O sexo masculino 52,6% predomina sobre o feminino 47,4%. Estado civil, 63,2% solteiros, 15,8% são separados e viúvos 13,2%. Motivos de institucionalização prevalentes, a necessidade de cuidados 52,6% e proximidade do serviço de saúde 13,2%. Tempo de moradia no asilo,6 a 10 anos 28,9%, seguido 1-05 anos, 42,2%. A religião católica 89,5% , 68,4% são analfabetos e 94,7% são aposentados ou beneficiados. As comorbidades, prevalecem problemas cardiovasculares 36,8% e diabetes 15,8%.Avaliação cognitiva, 26% apresentaram risco para demência, 61% não o possuem e 13% não tiveram condições de responder; Orientação Temporal : Não sabia o ano 52,6%, e o mês 57,9%;Orientação Espacial : Acertou o nome 71,1%, cidade 63,2% e o Estado 52,6%; Memória de curto prazo acertou a orientação,68,4%;Memória de evocação 50% acertou o conteúdo,e 50% não sabem;Nomeação dos objetos acertaram 84,2%; Evocação da frase 65,8%.Na avaliação afetiva, 42% não apresentaram risco para depressão, enquanto 37% apresentaram e 21% não puderam responder. Quanto ao desempenho funcional, 52,6% são independentes para a realização das AVDs e 47,4% são dependentes para vestir-se.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos podem subsidiar a implantação de políticas públicas de saúde para ILPIs destinadas aos idosos de baixa renda. Além disso, proporciona o conhecimento por parte da equipe multidisciplinar o desenho de um método de avaliação diagnóstica multidimensional para idosos residentes em ILPIs,os quais permitira o estabelecimento de procedimento padrão de intervenções específicas nas diferentes dimensões de assistência ao idoso, segundo diagnósticos obtidos na avaliação dos idosos,o planejamento e execução de estratégias de educação em saúde para idosos residentes, segundo os diagnósticos obtidos, com vistas à manutenção de suas capacidades funcionais, potencialidades e senso de cidadania, e assim, a melhoria da sua autonomia e independência.
Instituição de Fomento: CNPq/Ministerio da Saúde
Palavras-chave: Idosos, Instituição de Longa Permanência, Avaliação Multidimensional.