61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
SÍNTESE DE AMINOÁLCOOIS QUIRAIS PARA APLICAÇÃO EM CATÁLISE ASSIMÉTRICA
Vanessa do Nascimento 1
Eduardo Eliezer Alberto 4
Marcelo de Godoi 2
Juliano Braun de Azeredo 1
Paulo Sérgio Taube Júnior 2
Antônio Luiz Braga 3
1. Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Química
2. Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Química/Ms.
3. Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Química/Dr Orientador
4. Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Química/Dr
INTRODUÇÃO:

A preparação de novos e eficientes ligantes enantiomericamente puros, capazes de conferir um meio quiral a metais para catálise assimétrica é, atualmente, um dos maiores desafios da química orgânica sintética. Entre as reações assimétricas mais importantes destacam-se as reações de arilação enantiosseletiva e substituição alílica; onde a partir de substâncias aquirais são obtidos compostos opticamente ativos utilizando-se ligantes ou catalisadores quirais. Dentre as inúmeras classes de ligantes quirais que vêm sendo desenvolvidos, aminoálcoois quirais são empregados como uma importante ferramenta nesse tipo de transformação. Neste trabalho planejou-se a preparação de ligantes quirais a partir de aminoálcoois quirais. A preparação destes deve vir acompanhada de uma rota sintética fácil e flexível, de modo a permitir uma grande variedade estrutural, caracterizando assim a obtenção de pequenas bibliotecas de compostos quirais, o que posteriormente refletirá na sistemática de otimização da relação estrutura/atividade do ligante.

Objetivou-se testar o potencial de indução assimétrica dos aminoálcoois quirais em reação de adição de ácido borônico à aldeídos levando à formação de diarilmetanóis quirais, os quais são intermediários-chave na síntese de fármacos.

 

METODOLOGIA:

Efetivamente, a preparação dos ligantes desejados inicia-se com a monoalquilação da  S-alfa-metilbenzilamina  com bromo acetato de etila , tetraidrofurano e carbonato de césio para obtenção do aminoéster. Para obter o aminoéster com maior cadeia carbônica, reagiu-se a amina com acrilato de butila, água e ácido bórico. Após a obtenção dos ésteres os mesmos foram benzilados na presença de brometo de benzila, água e carbonato de potássio e depois submetidos à redução, sem purificação prévia, obtendo-se os aminoálcoois correspondentes por reação com reagentes de Grignard ou hidretos metálicos em tetraidrofurano, levando aos aminoálcoois desejados em bons rendimentos. Posteriormente, ainda foram sintetizados derivados dos aminoálcoois contendo fosfinitos, através da reação entre os aminoálcoois previamente preparados com cloreto de difenilfosfina..

               

 

RESULTADOS:

As reações efetuadas foram desenvolvidas com a finalidade de se determinar as melhores condições para favorecer a formação dos produtos de nosso interesse. Após o tratamento da reação e isolamento dos produtos através de cromatografia em coluna, os produtos foram analisados e caracterizados por Ressonâcia Magnética Nuclear de Hidrogênio  e de Carbono 13. A primeira etapa na obtenção dos ligantes foi a monoalquilação da amina que apresentou rendimentos em torno de 70%. As reações posteriores, até a obtenção dos aminoálcoois, forneceram os produtos com rendimentos que variaram de 70 a 100%.

CONCLUSÃO:

 

A característica modular dos compostos sintetizados permitiu a obtenção de uma série de ligantes quirais. A partir dos resultados obtidos será possível analisar a influência dos substituintes nos ligantes preparados e propor mudanças estruturais a fim de encontrar um ligante com desempenho superior. A avaliação das propriedades catalíticas dos ligantes preparados serão testadas em reações enantiosseletivas, tais como: arilação enantiosseletiva, substituição alílica, dentre outras.

Instituição de Fomento: CNPq; CAPES; FAPERGS; FAPESC
Palavras-chave: aminoálcool, quiralidade, catálise.