61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MINISTRADA NA COMUNIDADE CARLOS PENA FILHO, BRASIL NOVO, PARÁ
Kátia Anaiane Soares Passarelli 1
Jaiana Alves da Silva 1
Normandes Matos da Silva 2
1. Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará
2. Prof. Dr. - Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará
INTRODUÇÃO:

A temática da educação ambiental vem sendo amplamente discutida na sociedade, como estratégia de conservação da biodiversidade, com vistas à geração de ações mitigadoras dos impactos ambientais futuros. A educação ambiental pode atingir diversos níveis de educação formal e informal, tais como, propagandas nos meios de comunicação e sala de aula. Atualmente, algumas instituições de ensino têm debatido amplamente este tema, abrangendo desde as séries iniciais até a universidade. Neste contexto a Secretaria de Educação do município de Brasil Novo, Pará, incluiu no currículo escolar do ensino fundamental, de 5ª a 8ª série, a disciplina de Educação Ambiental no ano de 2007, com carga horária de 20 horas mensais. As escolas municipais estão localizadas nas zonas urbana e rural. Nas comunidades rurais, essas escolas, atendem alunos que em sua maioria, são filhos de agricultores familiares. O estudo teve como objetivo diagnosticar a postura adotada pelos alunos com relação à proteção ao meio ambiente e como essa temática, discutida em sala de aula, está sendo tratada no ambiente familiar.

METODOLOGIA:

O estudo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Pena Filho, localizada na Agrovila Carlos Pena Filho, pertencente ao município de Brasil Novo, Pará, rodovia Transamazônica, BR-230, Km 40, trecho Altamira-Itaituba. Foram aplicados 25 questionários em sala de aula, com questões dissertativas sobre o ensino e aplicações da Educação Ambiental, no dia 10 de Junho de 2008, com alunos de 8ª série do nível fundamental. A professora da disciplina de Educação Ambiental da escola respondeu o questionário sobre os conteúdos e atividades realizadas, no dia 20 de Junho de 2008. Os questionários foram analisados posteriormente tendo como referência as respostas apresentadas pelos atores envolvidos e a consulta da literatura científica relacionada ao tema de estudo.

RESULTADOS:

A análise das respostas sugere avanços no ensino da educação ambiental, enquanto disciplina, na escola estudada. De acordo com o ponto de vista da professora, apesar da carência de material didático, há sempre a busca de motivação dos alunos com atividades de práticas sustentáveis. Um exemplo é o plantio de mandioca sem o uso do fogo, em uma área da escola, possibilitando entender, na prática, as alternativas de uso controlado dos recursos naturais. Os alunos mencionam que ocorreram mudanças de comportamento com relação à preocupação da conservação do meio ambiente. Como exemplo, 76% citam não jogar lixo na área da escola e em vias públicas. Nos diálogos familiares, 52% deram ênfase à questão do desmatamento e queimadas. A percepção da importância da preservação dos recursos hídricos e uso racional da terra, também merecem destaque, pois demonstra que a educação ambiental ajuda na atuação direta dos alunos para mudar a realidade do meio de vivência. A temática ambiental difundida pela escola tem continuidade através da socialização nas discussões familiares citadas e demonstra a ação dos alunos como agentes transformadores de pensamento, no intuito de sensibilizar a todos quanto às questões ambientais pertinentes.

CONCLUSÃO:

Conclui-se que os conceitos repassados na disciplina vêm contribuindo para despertar nos alunos o interesse por temas ligados ao meio ambiente, levando as discussões surgidas em sala de aula até seus familiares e aos setores sociais que comumente são freqüentados por estes estudantes. Os debates de temas da Educação Ambiental na escola proporcionam a possibilidade de mudança de atitudes com relação à conservação ambiental. Para a complementação do presente estudo seria necessário realizar novas pesquisas sobre o tema, com a observação dos diversos cenários onde o aluno interage, tais como os ambientes familiar e escolar. Através do estudo foi possível realizar um diagnóstico preliminar da contribuição da disciplina Educação Ambiental na formação do aluno, sendo necessário ainda comparar a relevância desse tema enquanto disciplina ou como tema transversal no currículo escolar.

Instituição de Fomento: Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Aluno, Educação Ambiental, Meio Ambiente.