61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 7. Economia Regional e Urbana
Análise da evolução do microcrédito na Bahia (1973-2008)
Bruno Mota Lopes 1
1. Universidade Salvador - Unifacs
INTRODUÇÃO:

A tardia e difícil evolução econômica e social do estado da Bahia que culmina com processo de desenvolvimento concentrador e centralizador aumenta ainda mais as enormes desigualdades existentes, e com isso amplia-se a demanda por microcrédito no estado como ferramenta de  ajustes socioeconômicos. O objetivo deste trabalho foi analisar o processo evolutivo do microcrédito no estado da Bahia no intervalo de 1973 a 2008, observando se este instrumento financeiro vai de encontro ou percorre caminhos próximos a rota de desenvolvimento econômico do estado baiano que promoveu a enorme desigualdade em seu território. A escolha do objeto da pesquisa decorre da hipótese de que as instituições de microcrédito na Bahia, dadas algumas razões, distanciaram-se do seu propósito maior: inclusão social, ao se desenvolver de forma concentrada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), pólo do desenvolvimento no estado.  

METODOLOGIA:

A pesquisa foi desenvolvida através de uma análise descritiva, explicativa e crítica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa teórica (consultas de dissertações, teses, artigos científicos, estudos de casos e documentos) para entender o universo em torno do microcrédito, sua definição, suas características e seus limites. Em seguida, avançou sobre o processo de desenvolvimento econômico no estado da Bahia no intervalo: 1970/2006, para depois entender a evolução histórica do microcrédito na Bahia, de 1973 a 2008, elementos básicos para uma análise pertinente e apropriada sobre o objeto desta pesquisa.

RESULTADOS:
A chegada e o avanço do microcrédito na Bahia – no intervalo proposto - apresentaram certa lentidão e uma inicial concentração na região mais rica do estado, dadas as dificuldades encontradas e as limitações que cercavam as organizações que implantaram o crédito popular na Bahia. A entrada do governo do estado, a partir de 2006 no processo, altera o quadro inicial fazendo com que o credito popular seja ofertado nos municípios fora da RMS e com maiores  dificuldades de promover desenvolvimento, apesar de ainda não ter chegado aos municípios mais pobres do estado baiano.
CONCLUSÃO:

A experiência de microcrédito na Bahia, sua evolução histórica, seus atores, o papel que cabe a cada um, mostra que apenas um “Estado” articulador e motivador, que envolva todos atores relacionados ao setor, via definição de um plano de desenvolvimento estadual – também relacionado há uma proposta nacional - calçado na articulação da maioria dos municípios, pode contribuir com que o microcrédito chegue aos mais pobres, dos municípios mais carentes, de forma continuada e progressiva, cumprindo assim seu papel de incluir social e economicamente parte dos milhares de indivíduos que se encontram em condições de pobreza dentro do estado baiano.

Palavras-chave: Microcrédito, Economia baiana, Desigualdades sociais.