61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
CONDIÇÕES DE BALNEABILIDADE E AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DA QUALIDADE DE ÁGUA DE TRES PRAIAS DO RIO NEGRO, MANAUS - AM.
Adriano Nobre Arcos 1
Hillândia Brandão da Cunha 1
Jonismar Souza da Silva 1
1. INPA
INTRODUÇÃO:
Manaus é banhada pelo rio Negro onde estão as mais belas praias da região como, por exemplo, a Praia do Tupé, Lua e Ponta Negra sendo um dos principais pontos turísticos da cidade, muito procuradas para a prática de exercícios, esportes e lazer. Estas contribuem de forma expressiva para o desenvolvimento sócio-econômico regional. A qualidade da água para fins de recreação de contato primário constitui a balneabilidade, onde o a resolução Conama n˚ 274/2000 estipula um nível máximo de coliformes fecais para classificar as praias em Próprias (até 1000 CF/100mL) e Impróprias (superior 1000 CF/100 mL) para o banho. A qualidade da água pode ser representada através de diversos parâmetros que traduzem as suas principais características físicas, químicas e biológicas. Este estudo buscou avaliar o índice da qualidade das águas (IQA) e a balneabilidade nestas praias, visando expressar de uma forma objetiva e integrada, as alterações da qualidade da água desses locais com grande fluxo de banhistas. É de grande importância o acompanhamento da qualidade das águas, visto que a contaminação por microorganismos e valores superiores dos parâmetros químicos e físicos podem causar doenças e interferir na vida aquática, sendo prejudicial para os recursos hídricos.
METODOLOGIA:
Três praias do rio Negro foram previamente selecionadas segundo os critérios de fluxo de banhista e acessibilidade ao local. As coletas de água foram realizadas em nove pontos, sendo distribuídos três pontos em cada praia: Tupé (PT), Lua (PL) e Ponta Negra (PN), a um metro de profundidade, que representa o local mais utilizado pelos banhistas na quantidade de 250 mililitros em cada ponto de coleta. O material coletado foi submetido a exames bacteriológicos (Coliformes Totais e Fecais: Escherichia coli) e físico-químicos durante 24 horas. As coletas foram realizadas nos meses de Setembro e Outubro de 2008 durante cinco semanas consecutivas, para obter um resultado tecnicamente confiável. O método utilizado para a determinação do Número Mais Provável (NMP) de Coliformes Fecais e Totais foi a da Técnica dos Tubos Múltiplos (Cetesb) e os demais parâmetros estão descritos no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. O IQA em cada ponto foi calculado pelo produtório ponderado das qualidades de água dos nove parâmetros e a partir do cálculo efetuado, pode-se determinar a qualidade das águas brutas que, indicada pelo IQA numa escala de 0 a 100, é classificada para abastecimento público. As análises foram feitas no Laboratório de Química Ambiental do CPCRH/INPA.
RESULTADOS:
Das amostras analisadas 56% apresentaram valores de coliformes termotolerantes menores que 1000 NMP/100 mL, mantendo-se desta forma dentro dos padrões estabelecidos pelo Conama para balneabilidade. E 44% delas apresentam valores superiores a 1000 NMP/100 mL e foram classificadas como Impróprias. A praia do Tupé, os pontos PT. 01, PT. 02 e PT. 03 predominaram na categoria Excelente durante o período amostrado, tornando-se Próprias para o banho. A praia de Lua, ponto PL. 04 apresentou alterações na sua classificação semanal, com freqüência na primeira e última semana na condição Imprópria ao banho, e os pontos PL. 05 e PL. 06 durante toda a pesquisa, mantiveram entre as categorias Excelentes e Sstisfatórias. A praia da Ponta Negra, pontos PN. 07, PN. 08 e PN. 09 durante a pesquisa mantiveram-se entre as categorias Impróprias, ultrapassando o limite estabelecido pelo Conama de no máximo 1000 C.F/100mL, ressaltando que este ponto não seja indicado para o banho. O índice de qualidade da água (IQA) das praias ficaram na categoria Ótima durante o período amostrado de acordo com os parâmetros estabelecidos pela CETESB para a avaliação da qualidade da água, fornecendo uma idéia um resultado benéfico sobre a qualidade da água para o abastecimento público.
CONCLUSÃO:
Essa avaliação é de grande importância, pois através dela podemos monitorar a qualidade das águas e principalmente a balneabilidade. No período que foi realizado o presente trabalho é comum os níveis de coliformes aumentarem, pois o volume de água é menor e a concentração dessas bactérias aumenta. Apesar do comprometimento deste corpo d’água devido à quantidade de matéria orgânica lançada de esgotos domésticos e efluentes orgânicos e inorgânicos, às águas deste rio ainda apresentam características naturais devido ao seu forte poder de autodepuração. A população e os órgãos fiscalizadores devem ter conhecimento sobre as condições de balneabilidade e microbiológicas das águas das praias de Manaus a fim de serem tomadas medidas de combate à entrada de efluentes domésticos e outras vias de contaminação, assim como cobrar dos órgãos responsáveis à criação de um sistema de monitoramento continuo dos pontos estudados, sendo utilizada pela maioria da população local e turistas como locais de lazer. Em geral a qualidade da água das Praias do rio Negro apresenta-se como ótima, segundo o IQA/Cetesb, própria para o consumo humano (após tratamento convencional), conservação de comunidade aquática e recreação de contato primário.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Balneabilidade, Manaus, IQA.