61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
LEVANTAMENTO DENDROLÓGICO NAS ÁREAS VERDES DA ESCOLA ESTADUAL SENADOR PAULO PESSOA GUERRA, RECIFE – PE
Felipe Rodrigo de Carvalho Rabelo 1
Diogo José Oliveira Pimentel 1
Renata de Souza Leão Araujo 1
Rubeni Cunha dos Santos 1
Mayara Maria Lima Pessoa 1
Ana Lícia Patriota Feliciano 1
1. Depto de Ciência Florestal, Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE
INTRODUÇÃO:
O homem tem gerado uma grande pressão nas áreas naturais, devido principalmente o crescimento das populações dos grandes centros urbanos e para isto o planejamento da arborização de um devido local é essencial para o seu desenvolvimento correto, não havendo, assim prejuízo posterior para o ambiente e o homem. Uma área arborizada de um devido local possui influência direta sobre a saúde física e mental do ser humano, tendo função social relacionada ao lazer e melhora da qualidade de vida de uma população, função ecológica com a presença da vegetação, pela não impermeabilização do solo e atração da fauna, função estética pela diversidade da paisagem, função educativa com a presença de ambiente para o desenvolvimento de atividades extra- sala de aula e de programas de educação ambiental e função psicológica que ocorre com a quebra da paisagem monótona que existe no meio urbano. O presente trabalho teve como objetivo identificar as espécies arbóreas presentes na área verde da Escola Estadual Senador Paulo Pessoa Guerra.
METODOLOGIA:

O estudo foi realizado na área verde da Escola Estadual Senador Paulo Pessoa Guerra, localizado na Avenida Dr. José Rufino, número 2993, no bairro de Tejipió, na Região Metropolitana do Recife, onde atende alunos do ensino fundamental e médio. Para o levantamento dendrológico foram mensurados indivíduos arbóreos, com Circunferência a Altura do Peito (CAP) ≥ 15 cm e altura ≥ 1,5 m. Para identificação taxonômica, foram coletadas amostras botânicas de todas as árvores vivas e comparadas com exsicatas do Herbário Sérgio Tavares do Departamento de Ciência Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco, além de consulta a bibliografia técnica especializada e técnico especialista. O sistema de classificação utilizado foi o de Cronquist (1988).

RESULTADOS:

No levantamento dendrológico foram encontrados 71 indivíduos arbóreos, distribuídos em 11 famílias botânicas, 18 gêneros e 22 espécies. Dessas, 20 foram identificadas em nível de espécie, 1 em nível de família e 1 indeterminada.  As famílias mais representativas, em termos de diversidade de espécies, ficaram assim distribuídas: Anacardiaceae com 5 espécies; Caesalpiniaceae e Moraceae com 3 espécies cada; Fabaceae e Myrtaceae com 2 espécies cada. Já as espécies mais encontradas foram: Mangifera indica L. com 13 indivíduos; Artocarpus altílis (Parkinson) Fosberg com 12 indivíduos; Spondias lutea L.com 8 indivíduos; Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit e Syzygium malaccense (L.) Merr. & L.M.Perry com 4 indivíduos cada; Caesalpinia echinata Lam. com 3 indivíduos; Anarcadium occidentale L., Artocarpus heterophyllus Lam., Clitoria fairchildiana R.A. Howard, Myracrodruon urundeuva Allemão e Psidium guajava (L) com 2 indivíduos cada.

CONCLUSÃO:

A identificação das espécies possibilita aos alunos desfrutar da área verde da Escola de forma mais agradável e reconhecendo os diferentes indivíduos arbóreos existentes no ambiente, além de comprovar a existência de uma flora arbórea diversificada, tendo destaque para a espécie Mangifera indica L. que apresentou a maior freqüência dentre todas as espécies e a família Anacardiaceae por se destacar pela maior variedade de espécies. O estudo foi o primeiro trabalho da área ambiental realizado na Escola Estadual Senador Paulo Pessoa Guerra, sendo necessário conservar essa área verde, mesmo tendo um elevado número de espécies exóticas, pois ela garante um contato direto dos alunos da Escola com o meio ambiente, além da melhora da qualidade de vida e lazer dos mesmos.

Palavras-chave: Dendrologia, Árvores, Escola.