61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
  INFLUENCIA DA TOXIDEZ POR ALUMÍNIO NA ACUMULAÇÃO DE MASSA SECA E FRESCA DE PLANTAS DE SORGO
Flávio José Rodrigues Cruz 1
Hadrielle Karina Borges Neves 1
Monyck Jeane dos Santos Lopes 1
Hugo Amancio Sales Silva 1
Rodolfo Inacio Nunes Santos 1
Roberto Cezar Lobo da Costa 1, 2
1. Instituto de Ciências Agrárias/ Laboratório de Fisiologia vegetal Avançada, UFRA
2. Prof. Dr. Orientador
INTRODUÇÃO:

A presença e ação tóxica do Al+3 em solos ácidos prejudicam o crescimento e a produtividade das culturas. O Al acumula-se preferencialmente nas raízes das plantas, sendo parte transportada para a parte aérea. Tal fato talvez justifique que a maior freqüência dos estudos sobre toxidez de Al+3 seja feito em raízes, visto que os efeitos tóxicos se manifestam inicialmente nestes órgãos.

As injúrias que ocorrem nas raízes em função do estresse de Al+3 são caracterizadas por efeitos sobre a estrutura morfológica e fisiológica, causando engrossamento e diminuindo seu crescimento, por interferir em processos fisiológicos relacionados à absorção de água e nutrientes. Como conseqüência dos danos ao sistema radicular, observa-se decréscimos no crescimento e acúmulo de biomassa pela planta, e provável redução da produtividade das culturas cultivadas em solos que se caracterizam pela acidez elevada, alto teor de alumínio e baixa saturação de bases.

METODOLOGIA:

Sementes de sorgo foram postas para germinar em bandejas plásticas contendo areia lavada e autoclavada. Após 7 dias, foram escolhidas plantas uniformes quanto ao tamanho e sanidade, sendo as mesmas transplantadas para vasos opacos e externamente prateados contendo 2 L de solução nutritiva. Foi usado como substrato areia lavada e sílica na proporção de 3:1. Após 20 dias da emergência das plântulas adicionou-se na solução Al2 (SO4)3 . 18 H2O nas concentrações de 0, 50, 100 e 150µM. No 30º dia, foi determinada a área foliar das plantas de sorgo por meio de um integrador foliar Li-cor 1600, expressando a área em cm2. Em seguida, as plantas foram ensacadas e postas para secar em estufa de ventilação forçada a 65 ºC por 72 horas, para posterior determinação da massa seca das plantas por meio de balança analítica de precisão.

 O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualisado em esquema fatorial 4x10 (quatro concentrações de alumínio e dez repetições). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas a 5% pelo teste de Tukey.

RESULTADOS:

Tanto a massa seca como a massa fresca total das plantas foi reduzida significativamente pelo alumínio presente na solução nutritiva. Em ambas as variáveis analisadas, ocorreu diferenças significativas entre os tratamentos sendo a concentração de 150µM a que provocou maior reduçao, observando-se decréscimos de 36,96 e 57% respectivamente.

CONCLUSÃO:

O alumínio afetou significativamente o crescimento de plantas de sorgo, contribuindo para a reduçao do acumulo de biomassa pelas plantas.

Instituição de Fomento: UFRA
Palavras-chave: Alumínio, massa seca, massa fresca .