61ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
O ENSINO DA FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS. |
JAILTON ROMÃO VIANA 1 ANTONIO JOSÉ SILVA OLIVEIRA 1, 2 ANTONIO PINTO NETO 1, 3 |
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), DEPARTAMENTO DE FÍSICA (DEFIS) 2. CORIENTADOR 3. ORIENTADOR |
INTRODUÇÃO: |
Os alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) de Física da UFMA em conjunto com Laboratório de Divulgação Científica (LDC) "Ilha da Ciência" vêm desenvolvento experimentos com o objetivo de facilitar a aprendizagem da Física a partir de atividades práticas. Esses experimentos são mantidos em exposição permanente no LDC "Ilha da Ciência" ou apresentados em exposições itinerantes em Eventos de Divulgação Técnico-Cientifico, no município de São Luís e no interior do Estado do Maranhão. |
METODOLOGIA: |
A metodologia utilizada pelos alunos do PET de Física da UFMA é apresentar os princípios da Física por meio da utilização dos equipamentos, demonstrando experimentalmente os fenômenos ali envolvidos; explicano-os de uma forma simplificada, de modo a adequar a linguagem científica ao nível do público alvo, despertando o interesse deste pela ciência e sua importância no dia-dia. |
RESULTADOS: |
Durante as exposições podemos perceber que as pessoas que observam a realização dos experimentos impressionam-se e encantam-se com os fenômenos físicos apresentados, tornando esa atividade um tipo de brincadeira bem divertida, que propicia tanto o entendimento da Física com aumenta o interesse pela Ciência. |
CONCLUSÃO: |
Concluimos que para despertar o interesse da comunidade pela ciência, basta apenas expor fenômenos e idéias de forma adequada para um melhor entedimento do mundo que os cercam, principalmente as novas ciências que sujem a cada época e a ciências naturais. |
Instituição de Fomento: UFMA, Sesu/Mec (PET) |
Palavras-chave: Ensino da Física, Experimentos, Exposições. |