61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
A CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DA PESQUISA NO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO NA ESCOLA CAMPESINA NO ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA TARUMÃ-MIRIM NA CIDADE DE MANAUS-AM
José Ricardo Almeida dos Santos 1
Gabriel Rodrigues do Nascimento 1
Heloisa da Silva Borges 1
1. Universidade do Estado do Amazonas/UEA
INTRODUÇÃO:

           O interesse por este estudo faz uma reflexão da Contribuição Social da Pesquisa-estágio na Formação do Professor (Convênio UEA/INCRA/PRONERA) do Campo numa escola do Assentamento de Reforma Agrária Tarumã-minrin na Cidade de Manaus. Neste sentido,  este projeto objetiva compreender o processo das contribuições sociais dos projetos de pesquisa realizados pelos acadêmicos do Curso Normal Superior durante o estágio supervisionado (convênio UEA/INCRA/PRONERA) numa perspectiva de Educação do Campo. O curso Normal Superior da Universidade do Estado para formação do professor do campo consolida-se em 2004, através da Escola Normal Superior passando a oferecer a formação para 200 agricultores e filhos agricultores, no Estado do Amazonas e Roraima, com a proposta de professor pesquisador, aliando a pesquisa concomitantemente com o estágio supervisionado. A relevância na construção deste projeto de pesquisa consiste, pois, em discutir as pesquisas no estágio realizado pelos acadêmicos do Curso Normal Superior (Convênio UEA/INCRA/PRONERA) na escola do campo no assentamento Tarumã-mirim.

METODOLOGIA:

O enfoque filosófico adotado nesta pesquisa consiste no fenomenológico com abordagem qualitativa, que segundo Bicudo (2000, p. 72) “A pedra angular da fenomenologia é a intencionalidade e, a atitude dela decorrente não é mais natural. A investigação fenomenológica trabalha sempre com o qualitativo, com o que faz sentido para o sujeito”. Diante da proposta de investigação, iremos dar inicio através da pesquisa bibliográfica. Pois, segundo Gil (2002, p. 44) “A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. Neste estudo, adotaremos a pesquisa de campo com finalidade especial de obter informações sobre o tema proposto que, segundo Lakatos & Marconi (2003, p. 186) “Pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema”. Utilizamos a observação participante que consiste na participação real do pesquisador com a comunidade ou grupo (MARCONI & LAKATOS, 2007, p.196). Adotamos a entrevista semi-estrutura que segundo Gonzaga (2005) consiste num corpo de questões com exploração profunda do assunto em pauta. Foram entrevistados 03 (três) professores da escola do assentamento Tarumã-mirim. 

RESULTADOS:

Em consonância dos dados coletados, 01 (um) professor declarou que “o projeto desenvolvido com o estágio facilitou seu trabalho de conclusão de curso e contribuiu com a comunidade escolar na educação infantil, com uma reflexão em meu futuro fazer pedagógico”. Neste aspecto, percebe-se que a pesquisa no estágio torna-se dinâmica, configurando-se como uma prática reflexiva na formação docente “A introdução de metodologias de formação reflexiva no nível dos alunos e dos professores tem de ser progressiva e atender à maturidade dos sujeitos envolvidos” (GUEDIN, 2006, p. 147).  Dois professores afirmaram que “pensávamos que a pesquisa não tinha nada haver com estágio e o estágio não tinha nada haver com a pesquisa, com a orientação foi possível compreender a conexão entre pesquisa-estágio”. Obviamente, na formação do professor pesquisador no estágio na Universidade do Estado do Amazonas, precisamente na Escola Normal Superior, tem um arcabouço teórico do professor reflexivo (Pimenta & Lima (2004, p. 46, 47) num processo dinâmico entre teoria e prática na formação docente, especificamente, ao educador campesino. As pesquisas no estágio construídas pelos professores em formação exaltam a educação do e no campo como políticas sociais de emancipação social (CALDART, 2004, p. 25, 26).

CONCLUSÃO:

Acreditamos que os resultados obtidos até aqui têm atendido os objetivos construídos e trabalhados ao longo de nossa trajetória acadêmica e de pesquisa, como também, de certo modo tem atendido o fortalecimento da Educação do Campo a partir da pesquisa no estágio supervisionado desenvolvida pelos acadêmicos do Curso Normal Superior (convênio UEA/INCRA/PRONERA), sendo sujeitos protagonistas de transformação social. Sabe-se que a pesquisa efetivada, concomitantemente com o estágio supervisionado na ementa do Curso Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas tem trazido resultados satisfatórios na profissionalização dos educadores e educadoras do campo, implementando ações de políticas públicas nas escolas campesinas nos Estados do Amazonas e Roraima, e, em especial nas escolas públicas do assentamento de Reforma Agrária Tarumã-mirim onde se realizara essa pesquisa. Portanto, a pesquisa no estágio é importantíssima para atuação profissional do professor do campo, sendo um eixo estratégico do trabalho educativo que possibilita o futuro professor refletir sua futura prática educativa, seu compromisso social com a Educação do e no Campo.

 

Instituição de Fomento: FAPEAM/INCRA/PRONERA
Palavras-chave: Pesquisa, Estágio, Educação do Campo.