61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 5. Ciências Florestais
ANÁLISE DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE Clarisia racemosa Ruiz. et Pavon (OITICICA)
HELBER YANAGUIBASHI SHIBATA 1
LUCIANA SOUZA BRABO 1
JONAS ELIAS CASTRO 1
WANDERSON LUIS DA SILVA 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA / UFRA
INTRODUÇÃO:
A espécie Clarisia racemosa Ruiz. et Pavon.- vulgarmente conhecida como Guariúba, g. amarela, oiticica da mata, oiticica, oiti, janitá ou tatajuba-amarela.- é uma árvore que pertence a família moraceae. Esta espécie pode ser encontrada na região Amazônica, Pernambuco, Sul da Bahia, Zona da Mata em Minas Gerais e Espirito Santo. A sua madeira é considerada de média a moderadamente pesada (0,60 a 0,85 g/cm3), de cor amarelada, escurecendo com o passar do tempo; textura média: grã irregular; lisa ao tato; cheiro e gosto imperceptíveis. Apresenta alta resistência ao ataque de fungos e cupins. O objetivo do presente trabalho foi estudar os parâmetros de retratibilidade e de densidade básica da madeira desta espécie.
METODOLOGIA:
Nos testes foram adotadas recomendações técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), de onde foram assumidas as medidas para forma e tamanho dos corpos de prova, tais como os métodos para obtenção das variáveis necessárias para obtenção dos resultados deste trabalho. A madeira foi cortada de duas formas: pequenos, de aproximadamente 2 x 2 x 3cm e grandes, de aproximadamente 2 x 2 x 10cm. Os corpos de prova pequeno passaram por aferições de pesagem e volume, onde foi utilizada uma balança analítica de laboratório, obtendo-se o volume das peças pelo método de deslocamento de líquidos e os corpos de prova grande passaram por processos para obtenção de dados para realização dos estudos das propriedades físicas da madeira. Foram realizadas aferições de comprimento; medidas radial 1 e radial 2; medidas tangencial 1 e tangencial 2; a aproximadamente 0,5 cm das bases, através do uso do instrumento de medição, paquímetro digital. As peças não foram cortadas sob diferentes formas ao acaso, mas para análises específicas. Os corpos de prova grandes foram medidos na face radial para obtenção de dados tangenciais e na face tangencial para a obtenção de dados radiais, que foram usados nos cálculos de inchamento e contração. Assim como, os corpos de prova pequenos foram usados para obtenção de dados da densidade e teor de umidade da madeira de oiticica.
RESULTADOS:
Os dados de densidade da madeira encontrados nesse estudo variam de 0,59 a 0,76 g/cm3 , sendo semelhante ao resultado encontrado por Nascimento et al. (1997) que foi de 0,59 g/cm3 , porém a densidade encontrada no estudo foi inferior aquela obtida de uma espécie da mesma família, Bagassa guianensis Aubl de 0,82 g/cm3 (LORENZI, 2002). Os dados encontrados para as propriedades físicas nos estudos descritos pelo IBAMA (2007) apresentam valores de contração volumétrica; tangencial; radial e fator anisotrópico de 9,61; 7,07; 3,72 e 1,90, respectivamente.A classificação pelo seu fator anisotrópico segundo Remade (2007) é considerada excelente, visto que no trabalho obteve-se o valor de 2,36. Porém, a madeira com alta relação de T/ R pode apresentar problemas decorrentes da secagem (OLIVEIRA; SILVA, 2003).
CONCLUSÃO:
A densidade básica da madeira é de leve a moderadamente pesada; o teor umidade da madeira para o estudo foi de 16,39 %; o fator anisotrópico foi de 2,36 e está na classificação de excelente; e a madeira poderá ter complicação na sua secagem.
Palavras-chave: Propriedades Físicas, Retratibilidade e Densidade Básica, Clarisia racemosa Ruiz. et Pavon.