61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
ABUNDÂNCIA E BIOMASSA DE Pontoscolex corethrurus (Muller, 1857) (OLIGOCHAETA, GLOSSOSCOLECIDAE) EM SOLOS CAMBISSOLOS, NEOSSOLOS E LATOSSOLOS BRUNOS NA RESERVA BIOLÓGICA MUNICIPAL POÇO D’ANTA – JUIZ DE FORA – MG
Clésio Castro da Silva 1
Gilson Alexandre de Castro 1
1. Universidade Federal de Juiz de Fora
INTRODUÇÃO:
A minhoca endogeica Pontoscolex corethrurus é uma espécie comum em solos tropicais, peregrina, circuntropical, em toda a zona tropical e subtropical do mundo é epiendogeica na profundidade. Eurihígrica resiste bem às inundações e à falta de água, no caso extremo de seca entra em estivação. Não tem preferência pelo tipo de solo, vivendo desde os solos predominantemente argilosos até nos depósitos aluvionais de areia e nem pela origem dos detritos orgânicos de que se alimenta, sendo freqüente nos jardins, depósitos de lixo urbano e na mata primária. As comunidades de minhocas são sensíveis aos fatores climáticos e edáficos, os quais determinam à disponibilidade dos recursos alimentícios e as condições microclimáticas. A atividade das minhocas influencia diretamente a agregação e porosidade na camada superficial do solo, afetando também a dinâmica da matéria orgânica e dos nutrientes, pela mistura de materiais no perfil do solo, inclusive em superfície, a cerca de 70 a 150 cm de profundidade. O presente trabalho teve como objetivo avaliar rapidamente a abundância e biomassa de Pontoscolex corethrurus em solos cambissolos, neossolos e latossolos na Reserva Biológica Municipal Poço D’Anta, Juiz de Fora (MG).
METODOLOGIA:
A Reserva Biológica Municipal Poço D’Anta (W 43o 18’ 29,28” – S 21o 44’ 23,33” e W 43o 19’ 9,70” – S 21o 45’ 51,78”), possui 2.770.000,00 m2, em área de rochas quartizíticas pertencentes à base da Megassequência Andrelândia. O domínio fitogeográfico é um remanescente da Floresta Estacional Semidecidual substituída nas partes mais baixas por matas higrófilas. Foram amostrados 12 pontos de coletas em março e junho de 2007, pelo método TSBF que consiste na retirada de blocos de solo de 100 x 100 cm de largura e 20 cm de profundidade. Em cada monólito foi mantida a distância de aproximadamente 10 m. Os organismos extraídos por meio de pá e armazenados no interior de sacos plásticos WYDA ZIP, triados e lavados individualmente para retirada de compostos aderidos ao muco, quantificados, anestesiados por congelamento entre 6 a 8 horas e fixados em formalina a 10%. No laboratório do núcleo de estudos de oligoquetos terrestres (ICB, UFJF), com auxílio de uma lupa binocular, procedeu-se à identificação através de chaves dicotômicas. Os dados de abundância e de biomassa de Pontoscolex corethrurus (x), foram transformados em log (x+1) e submetidos à análise de variância.
RESULTADOS:
Na Reserva Biológica Municipal Poço D’Anta apresenta cinco tipos de solos, dos quais trabalhamos em três tipos os cambissolo húmico A, neossolo bruno A e o latossolo bruno argiloso A. O solos encontram-se em relevo montanhoso sob mata secundária. O cambissolo húmico A proeminente argiloso arenoso em área de quartzitos. São solos em início de evolução, apresentando, entretanto, um horizonte B incipiente, ou câmbico, o qual integra a seqüência A / B / C21 / C22 desse perfil. Em termos ambientais mostra-se como um solo acentuadamente drenado e muito pedregoso no horizonte C22, o que favorece os mecanismos de percolação efetiva da água no perfil, inibindo ainda mais os processos erosivos. Quimicamente são solos muito ácidos, com baixa capacidade de troca de cátions e caráter álico predominante. Sua matéria orgânica mostra teores médios em superfície, devido à decomposição da matéria prima vegetal fornecida pela mata. O neossolo bruno A proeminente em material de origem caulinítico, solo esse pouco desenvolvido que ocupa parte do centro-sul da área de horizontes A / C (ausência de B). Fisicamente esses neossolos são mais arenosos superficialmente. Sua química se mostra extremamente pobre em nutrientes, com baixíssimos teores de cálcio e magnésio e acidez significativa. Constatam-se elevadíssimos teores de alumínio, o que eleva a saturação desse elemento no perfil. Entretanto, observa-se teor relativamente alto de matéria orgânica no horizonte A1, a qual deve ter caráter muito ácido. Quanto ao latossolo bruno argiloso A apresenta o perfil caracterizado pela seqüência de horizontes A / AB / B / C, com estrutura variando de blocos a granular, espessura acima de 50 cm e alta porosidade. As características químicas indicam elevada acidez ao longo do perfil, baixíssimos teores de nutrientes, sendo o cálcio praticamente inexistente neste solo. Destacam-se as elevadíssimas saturações em alumínio em profundidade, muito próximas a 100%. A espécie Pontoscolex corethrurus (Muller, 1857), esteve representada com 274 espécimes clitelados e 353 não clitelados e variou em abundância no cambissolo húmico A com 14,14% dos espécimes clitelados e 20,96% dos não clitelados, no neossolo bruno A foram 42,7% dos espécimes clitelados e 31,73% dos não clitelados enquanto no latossolo bruno A foram 44,16% dos espécimes clitelados e 47,31% dos não clitelados. Quanto à biomassa obtivemos a seguintes variações: no cambissolo húmico A entre 3,775g a 27,475g, no neossolo bruno A de 6,256g a 58,567g enquanto no latossolo bruno A de 7,691g a 37,125g.
CONCLUSÃO:
No presente estudo, a alta abundância e biomassa de Pontoscolex corethrurus esteve sempre acompanhada por uma alta e diversa população de outros macro-invertebrados. Nesse caso esses organismos poderiam estar trazendo um efeito benéfico ao solo, que precisa ser mais bem estudado. A presença desta espécie sugerem adaptações obtidas no passado, quando a Mata Atlântica foi derrubada para a instalação de monoculturas. Considerando o reduzido número de amostras realizadas e a pequena área estudada, é necessário um maior esforço de coleta (mais amostras e localidades cobrindo uma maior superfície) para conhecer melhor a ecologia das minhocas de terra da Mata Atlântica.
Palavras-chave: Minhocas, Conservação, abundância.