61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA: UM RESGATE DA HERANÇA CULTURAL AFRO-BRASILEIRA
Stela Santos Leal 1
Marta Neyd Siebra Bitu 1
1. PREFEITURA DO RECIFE/PR
INTRODUÇÃO:
Partindo da necessidade de aprimorar conhecimentos quanto a origem de nossa herança cultural e norteados pela influência dos povos africanos, este projeto, fundamentado na lei nº 10.639/2003, que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira, foi vivenciado na Escola Profissional Profº Aderbal Jurema, Recife, PE, em novembro de 2008. Nosso objetivo foi realizar estudos sobre as tradições e culturas afro-brasileiras, propiciando aos estudantes e professores das áreas de Higiene e Beleza, Vestuário e Artesanato, resgatar e construir conhecimentos acerca da nossa diversidade cultural, da história de luta dos negros e da cultura afro-brasileira. Através de pesquisas e estudos que despertem a sensibilidade e a aceitação da identidade cultural do nosso povo, pretendemos fortalecer o respeito às diferenças étnicos-raciais, promovendo o resgate da história de lutas e da participação dos negros na vida econômica social do país. Buscamos desenvolver ações transformadoras, projetando o respeito como prática fundamental, essencial para mudar as pessoas, e consequentemente a sociedade, resgatando as raízes culturais, fundamentais para a formação da identidade de um povo, contribuindo assim para o processo de desconstrução do racismo que continua arraigado em nosso meio.
METODOLOGIA:
Ao iniciar o projeto, as equipes aprofundaram os estudos nas áreas de seu interesse. Destacaram elementos da cultura brasileira influenciados pelos costumes africanos como: religiosidade, música, culinária, danças, vocabulários, vestuário, beleza e artesanato, entre outros, que enriquecem nossa cultura. Os momentos de socialização e culminância foram relevantes, com ações expressando o desenvolvimento artístico e cultural dos estudantes. Grupos de Maracatu e Capoeira envolveram a platéia com seu ritmo contagiante. A beleza da raça negra sobressaiu em desfiles de moda e estética pessoal, valorizando o cabelo afro, maquiagem, vestuário e adornos característicos, com peças confeccionadas pelos alunos. Houve exposição de artesanato, painéis com personagens negros que se destacaram na história da humanidade, dramatizações, jogral, poesias, leitura de textos e palestras. A valorização, o respeito, a aceitação e a não descaracterização da raça negra, foram pontos importantes na realização deste projeto. Finalmente foi enaltecida a luta histórica do negro brasileiro por liberdade, destacando Zumbi dos Palmares, exemplo de resistência e bravura que estimulou a todos lutar por igualdade social.
RESULTADOS:
A culminância deste projeto foi uma demonstração do quanto é importante resgatar a memória de um povo, confirmando assim nossas expectativas de aprendizagem. Os resultados foram positivos, os estudantes mostraram-se interessados e participativos, aprofundaram os conhecimentos acerca da pluralidade, dos valores e da cultura afro-brasileira, enriquecendo-se com os saberes de nossa terra. Através das atividades propostas, que foram relevantes ao trazer para a sala de aula a história do negro brasileiro, como também sua beleza cultural, foi gratificante perceber como os alunos sentiram-se personagens da nossa história, uma vez que reconheceram-se, na sua maioria, pardos e negros. Ao estudar sobre a diversidade étnico-racial, constatamos que nossos estudantes se apropriaram da história, da sua herança cultural, resgatando assim suas raízes, fortalecendo o respeito às diferenças e a valorização do negro na sociedade atual, portanto sensibilizados a lutar contra o preconceito, a discriminação e o racismo.
CONCLUSÃO:
É através do convívio social que a escola atua como espaço democrático e de transformação, nos possibilitando refletir sobre as questões da humanidade, trabalhando pelo fim das desigualdades sócio-raciais, em busca de uma sociedade mais includente. Por sermos uma escola de ensino profissionalizante, que prepara pessoas para o trabalho, os estudantes, imbuídos dos conhecimentos adquiridos, sentiram-se motivados a buscar a excelência de seus estudos para poder concorrer como profissionais qualificados, capazes de superar os desafios da inclusão, onde o negro é, na maioria das vezes, relegado a segundo plano, em detrimento do racismo camuflado existente no Brasil. Assim sendo, acreditamos que este projeto tornou-se um instrumento de reflexão/ação para que possamos ser uma sociedade menos preconceituosa exercendo a cidadania em plenitude, buscando a paz social.
Palavras-chave: Consciencia negra, negros, afro-brasileiros.