61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB O OLHAR DA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DO RECIFE
Dulcinéa Urubani Ramos Alexandre 1
Monica Maria Barbosa da Silva 1
Williany Amaral da Silva Pereira 1
1. Prfeitura do Recife
INTRODUÇÃO:
Diante da crise ambiental a educação se configura como um instrumento de construção da cidadania ambiental e de uma cultura democrática participativa, capaz de contribuir com respostas a essa problemática. A educação ambiental, portanto reconhecida como o processo da construção de valores e conceitos, tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades que por sua vez geram atitudes na sociedade em relação ao meio, estimulando e sentido de ética e a tomada de decisões para a melhoria da qualidade de vida. Neste sentido, a escola tem papel relevante no exercício de práticas críticas e na resistência à reprodução e dominação ideológica como pressupõem ARANHA, 1989 e GADOTTI, 1996, preparando os estudantes para a pesquisa, criatividade e a inovação com caminhos que minimizem os danos ambientais. Dentro desta perspectiva a Prefeitura do Recife, através da Rede de Educação Profissionalizante, no mês de setembro de 2008, realizou um projeto pedagógico envolvendo as 18 escolas, as 11 áreas de ensino e os 48 cursos, na perspectiva de promover sustentabilidade e conseqüente geração de renda.
METODOLOGIA:
A metodologia tem por seus objetivos ser exploratória e informativa ao mesmo tempo em que é quantitativa e qualitativa no sentido de ampliar o conhecimento e os procedimentos atitudinais de cerca de 10 mil estudantes das 18 escolas de ensino profissionalizante. O projeto foi desenvolvido envolvendo toda comunidade escolar através de pesquisas e oficinas de reaproveitamento de alimentos e de objetos desprezados na natureza, com a participação das áreas de alimentação, artesanato, higiene e beleza, idiomas, industrial, saúde, turismo, vestuário, escritório, construção civil e arte. Foram incluídas etapas de sensibilização quanto à importância da criação de técnicas que possibilitem a redução do desgaste na natureza em relação ao montante de produtos orgânicos e não orgânicos encontrados no meio ambiente. Estudantes de todos os cursos participaram, coletando material, criando e dando novas formas que foram desde o brinquedo ao objeto de decoração da casa, assim como, adereços e adornos e reaproveitamento de cascas e sobras de alimentos transformadas em deliciosas receitas de doces e salgados. Ao final os trabalhos foram socializados entre as escolas com a presença de toda a comunidade escolar.
RESULTADOS:
O projeto proporcionou uma integração em toda a Rede de Educação Profissionalizante, que contou com a adesão de 277 docentes e 10 mil estudantes, assim como, a participação da comunidade circunvizinha a cada socialização realizada nas escolas, promovendo a conscientização ambiental e sensibilizando a cada um sobre a responsabilidade com a preservação do meio ambiente. Através de dramatizações, músicas e poemas os discentes conseguiram compreender as novas formas de expressar o conhecimento adquirido em sala de aula, com os debates exerceram o sentimento de ser um cidadão, participando democraticamente das discussões, nas culminâncias com as apresentações, a exposição dos objetos confeccionados e a degustação das receitas ficou constatado que além da construção de saberes sobre a temática, existe mercado consumidor para estes produtos, que o desenvolvimento sustentável é um fato, elevando a auto estima dos discentes e proporcionando geração de renda.
CONCLUSÃO:
Na REP (Rede de Educação Profissionalizante), existe um grande interesse e disponibilidade dos docentes e discentes em conhecer e atuar neste tema, entretanto havia falta de informações precisas e claras. Com esta proposta de grande impacto na comunidade escolar e circunvizinha, a abordagem do tema facilitou o desenvolvimento de ações conjuntas onde os estudantes obtiveram consciência do seu papel em relação ao meio ambiente, sendo que a partir dessa construção de saberes eles foram se aperfeiçoando na pesquisa e na confecção das peças recicladas, possibilitando a formação do cidadão critico atuante e na construção de uma consciência ambiental.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Ensino Profissionalizante, Reciclagem.