61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 4. Jornalismo e Editoração
O JORNAL: UM ARTEFATO CULTURAL CONSTRUINDO NOVOS SENTIDOS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Klondy Lúcia de Oliveira Agra 1
Aldrin Willy Taborda 2
1. Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON
2. Universidade Federal de Rondônia - UNIR
INTRODUÇÃO:
A Amazônia brasileira é tema de discussão nas mais variadas áreas do conhecimento humano. Jornais locais, nacionais e internacionais trazem à comunidade amazônica informações sobre temas diversos, mudando opiniões e construindo novos sentidos. Este artigo procede de análise e observação do jornal escrito e falado na Amazônia brasileira. Através desse estudo, discutimos a acuidade dessa mídia para a miscigenação cultural, a construção de novos sentidos e a interferência na cultura local e sua contribuição para o desenvolvimento dessa rica e miscigenada região.
METODOLOGIA:
Após pesquisa bibliográfica sobre a história do jornal na Amazônia brasileira e a história social dessa região, fez-se um paralelo, para análise, comparação e triangulação dos dados. Na elaboração dessa triangulação, levou-se em conta os aspectos culturais e políticos da região pesquisada, procurando observar em cada ciclo quais os sentidos culturalmente construídos na própria cultura pesquisada e sentidos reavaliados por influência do jornal veiculado na região.
RESULTADOS:
Com a análise e triangulação dos dados, chegamos aos resultados que apontam para a interferência dos jornais na construção de novos sentidos amazônicos, na reavaliação de sentidos, criação e mudança de pontos de vista. Uma interferência que traz modificações de contextos e cenários em toda a Amazônia brasileira.
CONCLUSÃO:
Após a análise, estudo e comparações dos dados, o paralelo traçado entre os discursos dos diversos jornais encontrados e a história social da Amazônia brasileira, observamos que na Amazônia brasileira, por toda sua história, o jornal, um artefato cultural, vem influenciando no desenvolvimento da região, expandindo idéias, criando novos sentidos e modificando contextos e cenários. Essa grande influência do jornal na construção de sentidos faz desse veículo de comunicação uma ferramenta útil e perigosa. Útil à medida que se utilizada com responsabilidade pode criar sentidos que encaminhem a região ao desenvolvimento sustentável, a escolha consciente de representantes políticos e pontos de vista esclarecedores sobre a região e seu habitante, o amazônida. Perigosa, se utilizada, como vem sendo utilizada na maior parte de sua história, como ferramenta de colonização, levando a falsas crenças e pontos de vista de um pequeno grupo que, não leva em conta interesses regionais, mas tem interesses variados sobre a Amazônia.
Palavras-chave: Jornal, Cultura, Desenvolvimento Regional.