61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria Auxiliadora Santos 1
1. Faculdade Amadeus
INTRODUÇÃO:

Atualmente, há uma grande necessidade de mudança de paradigma para a formação de professores e, a Universidade deveria formar profissionais capazes de organizar situações de aprendizagem e de modificar sua realidade. Em um sistema em que as escolas estão predominantemente ligadas aos paradigmas tradicionais de educação, os professores precisam ser envolvidos em experiências que confrontem a fundamentação teórica diretamente com a prática, por meio do trabalho de campo. As disciplinas Educação Ambiental e Biologia Educacional fazem parte da grade curricular do Curso de Pedagogia da Faculdade Amadeus e procura incentivar a formação de professores conscientes dos problemas ambientais da sociedade, seus desafios e responsabilidades. Decidimos, portanto, adotar a Pedagogia de Projetos, segundo Hernandez e Ventura (1998), acreditando que, assim, seria possível dar significado ao conteúdo das disciplinas e, ao mesmo tempo, atender à diversidade da classe e trabalhar procedimentos e atitudes necessárias à profissão de educador. O projeto teve por objetivo um trabalho de campo cooperativo, levando o professor/estudante a ser capaz de elaborar conhecimento próprio por meio de produções escritas.

METODOLOGIA:

A organização do programa integrou a teoria à prática, centrando uma reflexão a partir da ação. O trabalho aqui apresentado é um relato da experiência que vem sendo realizada, a cada semestre, desde 2005, com turmas do curso de Pedagogia. Em cada turma procuramos separar o trabalho em dois momentos. O primeiro dividido em quatro fases: a) planejamento; b) trabalho de campo, com excursões aos biomas litorâneos; c) análise das informações e d) reflexão sobre a ação com elaboração de uma produção escrita. No segundo momento há o planejamento de como adaptar as informações coletadas para intervenção com crianças de Ensino Fundamental. Desta maneira, planejamos a construção de conhecimento em seus aspectos ambientais, sociais e pedagógicos, além da adaptação desses conhecimentos para intervenção em sala de aula. Os discentes do curso de pedagogia foram separados em grupos, analisando-se no decorrer do processo, as dificuldades e as necessidades de cada grupo. Após a escolha do tema, cada grupo elaborou seu projeto, foi ao campo para coleta de dados; analisou os dados e em seguida, planejou e executou uma intervenção em classes de Ensino Fundamental.

RESULTADOS:

Os relatórios foram organizados e entregues a coordenação do Curso de Pedagogia. Como reflexão do segundo momento do projeto, trabalhos foram apresentados em eventos científicos: a) “Importância do conhecimento da natureza para o professor em sua prática pedagógica: A restiga” realizado com alunos do PETI – programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com uma turma composta por 43 alunos com idade entre sete e quinze anos, sendo os resultados apresentados no V Congresso Ibero-Americano de educação Ambiental realizado em Joinville, Santa Catarina de cinco a oito de abril de 2006. b) “A Cultura Indígena no Contexto Educacional Promovendo Desenvolvimento” foi realizado na Escola Estadual Oratório Festivo Dom Bosco com 27 crianças de 9 a 11 anos e apresentado na 59ª Reunião da SBPC, realizada em Belém, Pará em Julho de 2007. c) “Aventurando-se no conhecimento: A restinga sergipana analisada de perto”, foi apresentado como proposta de trabalho para Ensino Fundamental no I Seminário de Pesquisa da Faculdade Amadeus realizado nos dias 6 e 7 de maio de 2008, em Aracaju, Sergipe. Constatamos que a pesquisa pode ser incorporada à prática de sala de aula, transformando-se em estratégia de ensino/aprendizagem para alunos do Curso Noturno de Pedagogia.

CONCLUSÃO:

Utilizamos estratégias de ensino/ aprendizagem centradas na pesquisa de campo, no diálogo, na leitura e na escrita, despertando nos professores/estudantes a necessidade do desenvolvimento de atitudes de autonomia, responsabilidade, tomada de decisão e comunicação. Na avaliação final, foi sugestão, da maioria dos alunos, a inclusão de projetos semelhantes em cada período letivo, levando-os, assim, a uma conduta profissional reflexiva. Entre as vantagens que esse processo proporcionou destacam-se as afirmações de Hernandez e Ventura (1998) de que na pedagogia de projetos professor e aluno têm que mudar de atitude. Os alunos assumem a responsabilidade pelas aprendizagens realizadas e o professor torna-se um mediador em busca do conhecimento e ambos, professor e aluno aprendem no processo. O projeto contribuiu com a formação do aluno de pedagogia na perspectiva da reprodução de conhecimento e de ações pedagógicas centradas no Educar pela Pesquisa de acordo com as idéias de Demo (2008) e Moraes e Mancuso (2004). Entre as possibilidades de pesquisas futuras destaca-se: desenvolver pesquisa científica para analisar se o processo ensino/aprendizagem nos cursos noturnos via projetos de trabalho, elaborados conjuntamente com os alunos, de fato promovem o aprendizado dos conteúdos curriculares.

Instituição de Fomento: Faculdade Amadeus
Palavras-chave: Pedagogia de projetos, Educar pela pesquisa, Educação ambiental.