61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MAGIA, PRAZER E ENCANTAMENTO.
Marta Neyd Siebra Bitu 1
Stela Santos Leal 1
1. PREFEITURA DO RECIFE PR
INTRODUÇÃO:
Este projeto foi vivenciado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Creusa Arcoverde de Freitas Cavalcanti na cidade do Recife-PE, com crianças de 1 a 2 anos de idade no ano letivo de 2008. Considerando que crianças estimuladas desde cedo a ter contato com os livros desenvolvem com mais eficiência a Linguagem Oral, a imaginação, a criatividade e tem mais facilidade na compreensão de textos lidos, contribuído não só com o processo de alfabetização que se avizinha, como também na formação de um futuro leitor e, conseqüentemente cidadão crítico e atuante.  Idealizamos este projeto objetivando despertar nos pequenos o prazer e o hábito pela leitura, atrelado com oficinas de artes.
METODOLOGIA:

Inicialmente selecionamos alguns tipos de livros que consideramos adequados para a faixa-etária de nossas crianças, com gravuras coloridas e atrativas, pouco texto e temática relevante para eles.

Promovemos diversas oficinas de leituras com as crianças, utilizando diversos tipos de textos como: imagens, contos de fada, fábulas, poesias, literatura infantil moderna e lendas. As atividades em geral partiam com a figura do professor contador de histórias, onde as crianças eram convidadas a sentar-se em roda, para junto com o professor acompanhar a narrativa que era permeada por entonação de voz, mostrando as imagens e personagens do livro, de forma a prender a atenção dos pequenos. As crianças eram estimuladas a comentar a narrativa e a manusear adequadamente os livros, para isso iniciamos com livros de encadernação mais resistentes e aos poucos fomos acrescentando também os mais frágeis. Após a leitura aconteceram oficinas de artes com pintura, colagem, modelagem, apresentação de fantoches e músicas relacionadas ao tema abordado. Os trabalhos de artes plásticas foram expostos nos corredores da instituição.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos no decorrer do projeto foram notórios. As crianças mostraram-se gradativamente mais seduzidas pela prática da leitura, sempre solicitando a atividade ou reagindo com imensa alegria ao convite para a hora do conto. Percebemos uma maior concentração e interesse pelos livros que passaram a ser manuseados adequadamente onde as crianças aprenderam a folhear página por página e a se deter nos detalhes das ilustrações, compartilhando com os demais o que era observado por eles.

Personagens como bruxas e fadas começaram a surgir nas brincadeiras de faz-de-conta e nas conversas das crianças, que passaram A expressar-se oralmente com mais clareza, utilizando um vocabulário mais rico, comentando as histórias lidas, relacionando com outras já conhecidas e reproduzindo a ação de contar histórias para os colegas.

 

CONCLUSÃO:
Concluímos que o projeto contribuiu para o despertar do interesse dos pequenos pelas histórias contidas nos livros, revelando um mundo de fantasias, enriquecendo o vocabulário, o imaginário e a criatividade das crianças e refletindo-se nas brincadeiras, nos diálogos, no jogo simbólico, nas produções artísticas. As crianças tornaram-se mais atuantes e interessadas por todo tipo de material escrito: revistas, jornais, imagens, além dos livros propriamente ditos. Perceberam que aqueles papeis tem muito a lhes dizer, que lá há uma mensagem e que essa mensagem pode ser bem agradável de ser conhecida. Passaram a respeitar os livros e os trabalhos expostos nas dependências do CMEI, sem danificá-los. As práticas de leituras tornaram-se um ritual fascinante, verdadeiramente prazeroso e esperado pelos pequenos.
Palavras-chave: Literatura Infantil, Leitura, Educação Infantil.