61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
COLEGA E OU PROFESSOR-FORMADOR? CONTRIBUIÇÃO ENTRE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL I NO CONTEXTO DO PROJETO TECNOLOGIAS E MÍDIAS INTERATIVAS NA ESCOLA (TIME)
João Vilhete Viegas d’Abreu 1
Gleise Cavalli 2
Maria de Fátima Garcia 1
Joana Darque Cardoso Santos 3
Silvana Paula de Souza São Marco 3
1. Núcleo de Informática à Educação – NIED Unicamp
2. Instituto de Computação - IC Unicamp
3. Secretaria de Educação – Prefeitura Municipal de Hortolândia
INTRODUÇÃO:

A formação de professores na utilização das tecnologias e mídias em instituições escolares, em geral, privilegia o desenvolvimento das habilidades do corpo docente no manejo do computador e das demais ferramentas tecnológicas adotadas. Este trabalho procura através dos conhecimentos adquiridos por duas professoras/formadoras do projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola – TIME, no decorrer dos anos 2007-2009, relatar uma interação entre estas professoras e as novas professoras integrantes do projeto (formadoras/formandas), no contato com as ferramentas computacionais. Objetiva apresentar as evidências que fomentaram reflexões sobre tal contato e, ao mesmo tempo, evidenciar a importância da revisão metodológica da abordagem pedagógica dos professores no desenvolvimento de conteúdos, os quais foram obtidos por meio de ferramentas tecnológicas, centrados no aluno e no cotidiano escolar. Tal interação e compartilhamento de conhecimento contaram com o apoio dos pesquisadores da universidade e bolsista do projeto.

 

METODOLOGIA:

A proposta de formação foi trabalhada em forma de oficinas de aprendizagens, nas quais se procurou incentivar a criatividade das professoras/formandas e professoras/formadoras. Trabalhou-se softwares editores: de texto Br.Office, de filme Microsoft MOVIE MAKER, de apresentações Impress, de histórias em quadrinhos HAGAQUÊ. Para tanto, foram utilizadas como material de apoio guias de orientação desenvolvidos por bolsistas para as professoras em anos anteriores sobre os softwares mencionados. Utilizou-se da Internet para pesquisas em sites educativos, construção de blogs e navegação no site do projeto TIME. Explorou-se o uso dos jogos pedagógicos e das multimídias câmeras digitais, Webcam, como possíveis ferramentas a serem utilizadas posteriormente com os alunos. As atividades foram divididas em módulos, nos quais foram apresentados as ferramentas computacionais e textos utilizados anteriormente pelos pesquisadores da universidade nos encontros de formação das professoras/formadoras do projeto. Dessa forma, as produções realizadas anteriormente foram apresentadas às novas integrantes ao mesmo tempo em que se permitiu às demais uma reflexão sobre tais produções e as ferramentas, ou seja, uma retrospectiva sobre anos anteriores e suas respectivas atividades desenvolvidas. 

RESULTADOS:

Os encontros realizados para as oficinas tiveram por resultados o compartilhamento de conhecimentos os quais propiciaram às professoras/formandas o aperfeiçoamento das suas metodologias de ensino em sala de aula por meio da inserção das tecnologias e mídias no processo de ensino, o fortalecimento do currículo e a ampliação qualitativa do trabalho didático bem como o estímulo e a difusão da Informática Educativa entre os membros do projeto e demais professores e alunos das escolas envolvidas.

CONCLUSÃO:

Para o desenvolvimento desta proposta houve a colaboração de todos os pesquisadores da universidade e bolsista envolvido no projeto. As novas tecnologias de informação e comunicação se impõem a todos na vida diária e não podem ser ignoradas nem consideradas com desprezo. Ensinar e aprender com as tecnologias são caminhos diferentes e o professor precisa ter esta clareza e consciência. O trabalho de formação oferecido pelas professoras-formadoras demonstrou que a troca de experiências e a partilha de saberes consolidaram-se em espaços de formação mútua, onde cada professora foi chamada a desempenhar, simultaneamente, o papel de formadora e de formanda numa constante roda em que estas posições foram trocando de lugar a todo tempo em um giro linear de acontecimentos.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado de São Paulo -FAPESP
Palavras-chave: Tecnologias Interativas, Educação, professora/formadora/formanda.