61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
CANTIGAS DE RODA: BRINCAR E EDUCAR
Clariana Gonçalves Tavares 1
Gracieli Grisi Lopes de Mendonça 1
1. CINTEP – Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa
INTRODUÇÃO:

As cantigas de rodas são atividades que podem trabalhar várias habilidades no ser humano desde questões sociais até físicas, são praticadas de vários modos, em formação de círculo, em duplas, em filas, onde os praticantes sempre estão interagindo entre si, algumas fazem movimentos de locomoção suave, algumas mais intensas e outras envolvem a manipulação de certos objetos, praticando assim esta atividade que tem vários fins.

            Tempos atrás,  se passava por lugares onde haviam crianças reunidas e lá estavam elas, brincando de escravo de Jó, pobre e rico e outras, hoje com o avanço tecnológico, vem surgindo brinquedos que estão tomando o espaço destas brincadeiras, tendo a mídia papel decisivo nesse processo,  sendo assim, muitas das nossas crianças nem se quer chegam a ter conhecimento destas atividades, fazendo com que estas brincadeiras estejam desaparecendo da nossa cultura, só restando a escola, que é um meio de transformação do ser, inserir essas brincadeiras na nossa sociedade.                                               

        Este trabalho se faz importante porque através dele podemos conhecer muitos dos benefícios que as atividades de rodas cantadas trazem para  a vida do ser humano, também ira resgatar uma parte do nosso folclore que estar um pouco esquecido. Temos como objetivo observar e analisar a execução de algumas rodas cantadas, identificando as habilidades e capacidades que são trabalhadas com crianças através das rodas cantadas, tendo em vista a abordagem construtivista.

METODOLOGIA:

          O pesquisador foi à instituição no dia 04 de fevereiro de 2009, com o termo de consentimento pedir autorização para a pesquisa, sendo autorizado, foi marcada a data para a coleta de dados para o dia 09 de fevereiro do presente ano, a coleta dos dados foi realizada da seguinte forma: todos os alunos receberam uma folha contendo a cantiga correspondente, que foi executada pela turma, foi feita  a leitura uma vez com os alunos, logo depois eles cantaram sozinhos acompanhando em leitura, e em seguida executando a cantiga propriamente dita, com movimentos da brincadeira, a primeira vez o pesquisador estava fazendo todos os movimentos com a turma, na segunda vez, só os alunos estavam executando, com o observador fazendo as correções necessárias, a partir da terceira execução, os alunos já foram observados pelo pesquisador, onde o mesmo estando gravando e fazendo as anotações na ficha. Este processo foi feito com todas as turmas, e os alunos executaram as atividades quantas vezes fossem necessárias.

O universo pesquisado foram os alunos do (CEC) Centro Educacional Conviver, tendo como amostra alunos que estavam matriculados no ensino fundamental (2º ao 5º ano), do turno da tarde.

Foi utilizada uma filmadora para registrar toda a execução das atividades, e uma ficha elaborada pelo pesquisador, contendo elementos que viessem a facilitar a análise dos dados, como também a letra da música que foi distribuída para os alunos  que estavam participando da pesquisa.

RESULTADOS:

              Para a análise dos resultados foi utilizado um quadro contendo todas as capacidades e habilidades que a abordagem construtivista nos trás, também utilizamos filmagem, onde foi observado os devidos detalhes de execução das cantigas, podendo tirar alguma dúvida existente.

            A primeira experiência foi com a turma do 2º ano que realizou a cantiga caranguejo, nesta cantiga só não foi trabalhado a manipulação. A cantiga o rico e o pobre foi executada pela  turma do 3º ano, onde não se observou a presença de elementos que caracterize algum desporto e também habilidades manipulativas. O 4º ano foi observado através da cantiga senhora dona sancha, nesta cantiga não é trabalhada a manipulação. O 5º ano,  executou a cantiga escravo de Jô, que se apresentou de duas maneiras, a primeiro foi executado o escravo de Jó tradicional, e depois foi executado uma variação com arcos no chão, na primeira execução não foi trabalhado a habilidade de deslocamento e desportivas, a segunda execução do escravo de Jô só não foi trabalhado a manipulação, variações essas, que  podem ser criadas com todas as brincadeiras populares, dependendo somente da criatividade de cada professor.

CONCLUSÃO:

Foi observado que em todas as atividades de rodas cantadas trabalhadas nesta pesquisa, detectou-se que foi executado todos os subtemas que a abordagem construtivista nos trás, embora analisando individualmente sempre tem um ou outro subtema que não é trabalhado nas cantigas, isto pode ocorrer em outras atividades como jogos, danças, lutas, esportes, podendo uma atividade completar a carência da outra, fazendo com que podemos também proporcionar uma quantidade maior de opções para as crianças.

Assim sendo, esta pesquisa prova que as cantigas de rodas são capazes de trabalhar nos alunos os subtemas proposto pela a abordagem construtivista, como também a diversão. Todas as brincadeiras utilizadas são divertidas de se praticar, pois foi observado nas crianças a alegria de estarem executando as atividades.          

Também é mais um meio que os profissionais têm para proporcionar aos seus alunos, os conteúdos propostos nos seus planos, tanto oferece as habilidades e características, como lhes mostra uma cultura que está sendo esquecida no nosso meio, que são as cantigas de rodas.

Palavras-chave: Cantiga de roda, Educação, Brincadeira.