61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL DO RIACHO BELÉM EM GUANAMBI – BA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ivanilda Almeida Soares Bonfim 1
Jane Mary Lima Castro 1
1. Colégio Municipal Professora Josefina Teixeira de Azevedo / SME
INTRODUÇÃO:

O espaço geográfico é um produto histórico e social, construído e reconstruído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, por meio do trabalho, politicamente organizado de acordo com os interesses dos grupos dominantes.  Nesse ponto de vista, o espaço urbano é a representação de processos históricos, dos movimentos de mudanças sociais e ambientais interrelacionadas, que modifica permanentemente o espaço geográfico.  Em Guanambi, a construção desse espaço provocou problemas ambientais diversos na área urbana do riacho Belém, situado na porção sul-sudeste da macrobacia do rio São Francisco, no sudoeste da Bahia, cuja nascente principal nasce a 1.122 m de altitude, no prolongamento da Serra do Espinhaço, na Serra do Ouro, no município de Caetité-BA, a leste-nordeste do município de Guanambi, indo desaguar no rio Carnaíba de Dentro, que por sua vez deságua no rio São Francisco.

Sob essa perspectiva, a degradação urbana do riacho Belém é o objeto de estudo dessa pesquisa, devido ao estado de degradação ambiental que se encontra. Nesse sentido, faz-se necessário uma proposta de educação ambiental que proporcione o aluno a perceber a importância do uso, da preservação e conservação dos recursos naturais para manter o equilíbrio ambiental desse geosistema.

METODOLOGIA:

Por ser uma pesquisa de iniciação científica, enfocando o estudo geográfico e ambiental, tornou-se necessário uma revisão bibliográfica teórica e de literatura regional para compreensão do tema em estudo, bem como análise de documentos históricos e cartográficos, e fotografias antigas, visita de campo com observação sistemática e registro fotográfico, para análise da situação em que se encontra o riacho.

Também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com moradores da área, buscando informações sobre o passado do rio e com representantes da Secretaria de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e de Infra-estrutura para esclarecimentos quanto ao uso do solo da área de preservação do rio e da poluição de suas águas com o esgoto canalizado; produção de textos individuais; confecção de murais e panfletos informativos; atividades cartográficas; produção de telas; seminário aberto com a participação dos educandos para a comunidade sobre a importância da revitalização e preservação ambiental do referido riacho, com exposição dos trabalhos.

RESULTADOS:

O riacho Belém, é um riacho intermitente, nasce a mais de mil metros de altitude, apresentando um percurso de aproximadamente vinte e nove km, exibi ao longo do seu perfil longitudinal uma fisionomia meândrica, perfazendo curvas sinuosas e harmoniosas até adentrar na área urbana. Os resultados revelaram que a degradação ambiental da área urbana do riacho Belém ocorreu principalmente devido à expansão urbana do espaço geográfico de Guanambi, por falta de um planejamento urbano e ambiental sustentável e políticas públicas que leve em conta a dinâmica sistêmica dos elementos da natureza.

A percepção das conseqüências da ação humana na área urbana do riacho Belém e para uma possível mudança faz-se necessário desenvolver educação ambiental que segundo a Lei da Educação Ambiental (9.795 de 27/04/1999) em seu Art. 2º “é um componente essencial e permanente da educação devendo está presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não formal”.  Dessa forma, a educação torna-se fator fundamental para promoção do desenvolvimento sustentável e de uma efetiva participação na tomada de decisões, como foi visível na participação da comunidade no seminário.  Nesse sentido, percebe-se que a educação orientada para mudança de comportamento conscientiza e sensibiliza a população a perceber o riacho Belém como um rio importante para o meio ambiente de Guanambi.

CONCLUSÃO:

O início da urbanização de Guanambi se deu às margens do riacho Belém no limiar do século XX, e à medida que essa urbanização foi crescendo, a intensidade e a abrangência territorial da degradação ambiental foram aumentando, até atingir a escala atual de degradação: canalização de afluentes, aterros, desmatamento da mata ciliar, poluição das águas com efluentes urbanos.

 Esta análise indica que para a recuperação da qualidade ambiental do riacho Belém na porção urbana deve-se realizar o tratamento dos esgotos urbanos, com o funcionamento da estação de tratamento de esgoto, para controlar o lançamento de carga poluída no riacho Belém; é necessário ainda, a aplicabilidade de políticas públicas e um replanejamento  para a ocupação da porção urbana do riacho. Para tanto, fez-se necessário proporcionar uma educação ambiental sistematizada, que vise assegurar um ensino e aprendizagem que torne os alunos aptos a compreenderem o seu lugar, seu papel e sua responsabilidade com os processos e as dinâmicas características do meio ambiente.

Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal de Guanambi / Secretaria Municipal de Educação
Palavras-chave: riacho Belém, degradação ambiental , educação ambiental.