61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
SHAKESPEARE: PERSONAGENS, TEXTOS E INTERTEXTOS EM UM POETA CLÁSSICO E MODERNO.
Jorge Barros 1
1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
INTRODUÇÃO:
As personagens shakespearianas sejam elas das tragédias, comédias ou dos dramas históricos, revelam a genialidade desse dramaturgo em construir estereótipos da cultura, história e das questões do homem. As principais personagens do teatro de William Shakespeare, em geral, trazem consigo uma combinação de poesia metafísica e lírica, contradições, desejos, incertezas, sucessos e fracassos. Em se tratando de uma análise de textos e subtextos, cada história narrada pelo bardo de Stratford-on-Avon é uma invenção de se ver e rever a ação do teatro, bem como a sua influência no meio social, político e cultural. Não só na Era da Rainha Elizabete I, época a qual Shakespeare viveu a maior parte de sua vida, mas também no tempo presente. O teatro shakespeariano constitui-se em modelo cênico para a representação da vida e suas vicissitudes.
METODOLOGIA:
Essa pesquisa é de natureza qualitativa, com ênfase em abordagens subjetivas na análise de algumas personagens e enredos das obras de Shakespeare, tendo como fontes de consulta publicações de livros de diversos autores, periódicos, artigos de jornais, filmes e matérias de telejornalismo cultural (análise documental).
RESULTADOS:
A influência das obras de William Shakespeare na história do teatro inglês da Era da Renascença até o tempo presente faz-se notar pela maneira criativa, literária e cênica com que ele problematiza um mundo. Mundo esse construído de personagens, textos e subtextos através de sua autoconcepção e visão crítica do homem e seu meio.  Essa problematização se dá em uma sociedade que transitava da concepção teocêntrica da vida para uma concepção antropocêntrica.
CONCLUSÃO:
As principais tramas de Shakespeare, escritas como comédias, tragédias ou dramas históricos, são referências básicas para a história do teatro universal - o teatro como representação da essência do homem. Essas obras tanto no que concerne a composição da história como a da construção das personagens têm como eixo central o homem, não obstante a sua época, envolto em questões relativas a poder, paixões, conflitos morais, violência, vida prosaica, lirismo, aparência, essência etc.
Palavras-chave: Personagem, Textos, Intertextos.