61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS NO ENSINO SUPERIOR
Larissa De Barros Batista 1
Diego Torres Pereira 1
Tatiane Campelo da Silva Palhares 1
1. Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas - CIESA
INTRODUÇÃO:

Este resumo baseia-se em estudos realizados no Grupo de Trabalho Educação e Democracia - GTED - do Curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Amazonas - CIESA.  O mesmo abriga-se no fulcro da Constituição Federal de 1988, em seu art. 206, II, ao destacar que o ensino será ministrado com base no princípio da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. Nesse preceito constitucional, o ensino apresenta caminhos para discussões no âmbito da gestão pedagógica do ensino superior, com a necessidade de inovações na prática educativa e com o desafio da participação como princípio norteador da autonomia e da democracia. A idéia implica em uma relação contratual, isto é, uma aceitação do projeto por todos os envolvidos. O cenário investigado diz respeito ao Centro de Ensino Superior do Amazonas – CIESA, especificamente no Curso de Pedagogia.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada para efetivação da pesquisa sobre as possibilidades de mudanças no ensino superior foi a pesquisa bibliográfica e participante. A pesquisa contou com discussões sobre a proposta do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e posteriormente a aplicação de questionários para averiguar a real necessidade, entendimento e fragilidades sobre o objeto referendado.  As discussões ocorreram com os atores do Curso de Pedagogia e os questionários aplicados entre professores, alunos e técnicos do curso em pauta.

RESULTADOS:

As discussões contribuíram para direcionar a implementação e implantação do PPP para o real interesse da comunidade, uma vez que possibilitou aos atores envolvidos projetar interesses e motivações para uma gestão mais democrática e participativa. Os questionários permitiram análises para verificar as adequações ou modificações que ainda não foram obtidas. As tentativas de mudança em educação devem rumar para inovações, ainda que, a princípio, isso implique conhecer-lhe os significados e processos, refletir e programar sobre velhas práticas com vistas ao novo.

CONCLUSÃO:

Para que o Centro de Ensino Superior, especificamente o Curso de Pedagogia, seja palco de inovações e investigações e se torne autônomo é fundamental a opção por um referencial teórico-metodológico que permita a construção de sua identidade e exerça seu direito à diferença, a singularidade, à transparência, à solidariedade e à participação. Precisa-se reconstruir a utopia e, como profissionais da educação, refletir e questionar profundamente o trabalho pedagógico que realizamos.

Palavras-chave: Participação, Democracia, Ensino Superior.