61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 1. Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
ISOLIQUIRITIGENINA: FLAVONÓIDE COM atividade inibidora DO ÓXIDO NÍTRICO E da ecdise DE Oncopeltus fasciatus.
Marise Maleck de Oliveira Cabral 1
Juliana Oliveira Abreu Narciso 1
Marco Antonio Soares Souza 1
Mario Geraldo de Carvalho 2
Marcelo Genestra 3
1. Lab. Insetos Vetores, Universidade Severino Sombra, Vassouras- RJ. (orientador)
2. Dpto Química-ICE, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.
3. Lab. de Bioquímica de Tripanosomatídeos, Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz- RJ.
INTRODUÇÃO:

As plantas possuem uma variedade de substâncias bioativas importantes que interferem no comportamento dos insetos, incluindo a regulação do seu crescimento, o impedimento da alimentação, repelência, atividade inseticida e outras. Neste estudo verificou-se a ação de isoliquiritigenina, um precursor biossintético das flavonas, isolada de Parapiptadenia rigida Benth (Leguminosae-Mimosoideae), sobre Oncopeltus fasciatus Dallas (1852) na bioquímica celular e no desenvolvimento de insetos fitófagos. As espécies de Oncopeltus são freqüentemente vistas no Brasil sugando Asclepias curassavica L. e outros vegetais de importância agrícola.  A atividade NADPH-oxidase e óxido nítrico sintase dos compartimentos celulares dos insetos regulam diversas atividades bioquímicas e podem estar envolvidas na resposta imune dos invertebrados.

METODOLOGIA:

A chalcona isoquiritigenina (15.0 mg, mp 158-159 oC) foi isolada das raízes de P.  rigida através de extração e partição do extrato metanólico com solventes orgânicos e fracionamento com diclorometano em gel de sílica gel. O material usado foi coletado pelo Dr. A. G. Carvalho, Dpto de Produtos Florestais/UFRuralRJ e identificado pelo Dr. J. A. Sobrinho, Dpto de Ciências Ambientais. Uma exsicata (No JPB-21438) está depositada no Herbarium UPR-IB/UFRuralRJ. A estrutura da chalcona foi definida através de análise de espectros de RMN 1H e 13C. Os bioensaios foram realizados por aplicação tópica, nas concentrações de 1μg/mL-300μg/mL, sobre as ninfas de 5º estádio de O. fasciatus da colônia do Laboratório de Insetos Vetores/USS. Após o tratamento, os insetos foram mantidos em BOD a 24±1°C e 68±10% UR e com dieta normal (semente de girassol e água).  A atividade do óxido nítrico sintase foi mensurada a partir das células do intestino tratadas com tripsina/EDTA (0,05: 0,02), ressuspendidas em Hepes (pH 7,2) e  determinada por absorbância (340nm/20') de NADPH durante a conversão de L-arginina em L-citrulina. Os experimentos foram realizados em triplicatas, com três repetições e os respectivos controles. Os dados foram analisados por ANOVA, Trimmed Spearman-Karber, e Mann-Whitney (p<0.05).

RESULTADOS:

Tratamento tópico com isoliquiritigenina sobre O. fasciatus mostrou  40% ( P< 0,01) e 50% (P<0, 001) de mortalidade de ninfas de 5o estádio nas concentrações de 10 e 100mg/mL, respectivamente. A viabilidade dos adultos foi de 50% (3 ± 1) (P< 0, 001) e 40% (2 ± 1) (P< 0, 001) nas concentrações de 10 e 100 mg/mL, respectivamente. Estes dados resultaram nas DE50= 10mg/µL e DL50= 100mg/µL. Estes dados corroboram com a atividade dos flavonóides em inibir o crescimento de Heliothis zea (Waiss et al. 1979; Elliger et al. 1980), Pectinophora gossypiella (Shaver et al. 1969; Feeny 1968), Ostrinia nubialis (Abou-Zaid et al. 1993), e Spodoptera eridania (Lindroth e Peterson 1988). Este flavonóide foi capaz de inibir a atividade do óxido nítrico sintase (NOS) do intestino de O. fasciatus através da inibição do consumo de NADPH em 78% (P<0,01) na concentração de 20 mg/mL quando comparado aos controles. Segundo Hodnick et al. (1987) características estruturais dos flavonóides são de extrema importância para a inibição enzimática, como a dupla ligação entre C-2 e C-3, a presença do grupamento carbonila em C-4, e as hidroxilas dos anéis A e B em flavonas. Com nossos resultados podemos ampliar esta conclusão incluindo o grupo das chalconas, precursores das flavonas.

CONCLUSÃO:

Este estudo mostrou que a chalcona isoliquiritigenina possui um potencial de inibição do desenvolvimento do inseto, do óxido nítrico sintase e do NADPH do intestino de O. fasciatus permitindo incluir esta chalcona como uma ferramenta de estudo sobre a fisiologia de insetos fitófagos.

Instituição de Fomento: FUNADESP, PDTIS, CNPq, FAPERJ
Palavras-chave: Flavonóides, Oncopeltus fasciatus, Óxido nítrico sintase.