61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL SOBRE A GRUTA DOS PALHARES NA CIDADE DE SACRAMENTO-MG
Paula Marcia Melo Borges 1
Paulo Sergio da Silva 2, 3
1. Universidade Federal de Lavras - UFLA
2. Universidade de Uberaba - Uniube
3. Universidade Federal de Uberlândia - UFU
INTRODUÇÃO:

A Gruta dos Palhares localizada a 15 km da cidade de Sacramento-MG, considerada a maior gruta de arenito das Américas, passou por intervenções promovidas pela gestão pública para urbanizá-la turisticamente, por isso, vem sofrendo alterações na estrutura física, estética e paisagística. A avaliação ambiental proposta consistiu em fazer um estudo buscando certificar os impactos causados com essas mudanças. Logo na cava principal aberta aos visitantes, a grandiosidade do paredão de arenito cedeu lugar a cascata artificial, jardins, chafariz, um Monumento aos Anjos adornam o acesso principal no qual esse salão foi totalmente cimentado artificializando ainda mais o atrativo. A parte externa foi dotada de equipamentos de lazer com piscinas, área de camping, quadras esportivas, além de lanchonete e restaurante. O desgaste de sua imagem e o desrespeito ao plano de manejo está aos poucos consumindo sua magnitude. A justificativa deste artigo reside na necessidade de despertar na gestão pública, no visitante e nos moradores do entorno uma conscientização sobre seu uso. Para atingir essas metas foram traçados alguns objetivos: a) caracterização geomorfopaisagística, b) quantificação do fluxo de visitante, c) comparação das mudanças através de mapas e fotos.

METODOLOGIA:

Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento do trabalho partiram inicialmente do levantamento dos estudos científicos já realizados sobre a gruta, conferidos através dos trabalhos de campo as características físicas e uso do entorno; analisamos o estado de preservação dos equipamentos de serviços e lazer; avaliamos o aspecto ambiental da estrutura e da paisagem e por fim quantificamos o fluxo de visitantes e suas percepções sobre o atrativo.

RESULTADOS:

Após tabulação das informações os resultados obtidos foram: A) O número de visitante não excede a capacidade de carga; b) Os equipamentos de serviço e lazer necessitam de reformas emergenciais inclusive sanitárias; c) A área de entorno da gruta, principalmente o montante da cava precisa ser ampliada e revista às atividades praticadas de uso e ocupação do solo, como agricultura e pecuária, para não comprometer a estrutura física; d) A água das piscinas é retirada da área interna da gruta provocando ressecamento das paredes, perda da vida biótica e alteração no fluxo natural da água; e) Foram identificados processos erosivos iniciais nas laterais da primeira cava, bem como na parte superior e nos dutos de escoamento de água pluvial construído; f) sobre a percepção dos visitantes, 60% do público consideraram que deve continuar da forma como está, porém, este dado fica comprometido ao avaliar que deste montante 90% não conhecia a gruta e o nível de escolaridade fica abaixo de completar o segundo grau. Outros 40% reconhecem que as mudanças comprometeram o estado natural da gruta. Um dado unânime sente falta de um espaço e de um guia para falar sobre a gruta.

CONCLUSÃO:

A Gruta dos Palhares é monumento natural edificado com base no arenito do grupo marília-botucatu que ao ser interagida com as histórias e as lendas ditas pelos mais velhos da região e até publicada nos livros e revistas, vem a cada ano atraindo um número maior de visitante. Na expectativa de melhor satisfazer este público a gestão pública implanta um fetiche turístico comprometendo sua paisagem natural. Não basta pensar em equipar um atrativo é preciso pensar sobre os danos ambientais causados na sua infra-estrutura. Torna-se necessário também realizar um trabalho de educação ambiental com moradores do entorno e com visitantes objetivando a sua preservação. Concluindo é necessária a realização de um trabalho que desperte no poder público, no visitante e nos moradores do entorno uma conscientização sobre o uso e ocupação da gruta, bem como respeitar as diretrizes do plano de manejo contemplando assim todas suas fragilidades, atuando com sustentabilidade no seu interior e entorno.

Palavras-chave: Avaliação Ambiental, Fragilidade, Impacto.