61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NA OTIMIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE UMA REALIDADE LOCAL
Ethel Silva de Oliveira 1
Josefina Barrera Kalhil 1, 2
1. Universidade do Estado do Amazonas - UEA
2. Orientadora
INTRODUÇÃO:

A utilização de experimentos no Ensino de Ciências oferecem oportunidades, através de questões-problemas feitas aos alunos, respondidas a partir de seus conhecimentos prévios, de uma interação com os conhecimentos científicos, permitindo um ancoradouro em direção à aprendizagem significativa como afirma Moreira (2006).

A partir dessa perspectiva, o objetivo do presente estudo é verificar em que medida a utilização de experimentos contribui na otimização do Ensino das Ciências Naturais em uma escola pública de Itacoatiara no 9º ano do Ensino Fundamental.

A relevância dessa pesquisa consiste em proporcionar reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem direcionado às Ciências Naturais de maneira a colaborar com os professores da localidade pesquisada, bem como através da divulgação científica deste estudo contribuir para novas experiências nessa área, uma vez que o interesse pela investigação, experimentos e pesquisas em geral, colaboram no despertar do espírito científico aprimorando-se um novo olhar frente à realidade, desenvolvendo-se uma autonomia intelectual que deve ser alicerçada no aprimoramento de reflexões críticas que superem o senso comum.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada na presente pesquisa teve início com a leitura e fichamento de obras relacionadas a temática em estudo, a fim de construir a fundamentação teórica para suporte da pesquisa empírica. Por conseguinte, foi utilizada a técnica de entrevista com três professores de Ciências Naturais de uma escola pública do município de Itacoatiara que trabalhavam com o 9º ano do Ensino Fundamental, visando diagnosticar como se encontra a realidade destes sujeitos ao que tange as necessidades no processo ensino-aprendizagem.

Com base no diagnóstico e nas necessidades apresentadas, foram utilizados experimentos em uma turma do 9º ano, a fim de se trabalhar os conceitos relacionados à atividade prática, partindo de perguntas-problema e por meio de hipóteses desenvolver a curiosidade, investigação, raciocínio lógico de maneira a desafiá-los e motivá-los. Na sequência foi solicitado registro das atividades e conclusões obtidas pelos estudantes.

A partir da fundamentação teórica e pesquisa empírica foi feita a análise dos dados o que culminou com a elaboração de um artigo científico em que se confrontou pesquisa bibliográfica e empírica.

 

RESULTADOS:

A pesquisa empírica nos possibilitou constatar que existem obstáculos e desafios no Ensino de Ciências que são apresentados tanto na literatura, quanto na realidade de uma cidade do interior do Amazonas que vivencia problemas similares com outras regiões como a necessidade de um ensino mais aproximado do cotidiano dos estudantes com aulas mais significativas.

A utilização de material de fácil acesso, presente no cotidiano do aluno, pode levar a ricas experiências e aprendizagem significativa. Atividades práticas e processos participativos contribuem para a motivação e interesse do estudo dos conceitos. A aproximação entre os conhecimentos prévios e os conceitos científicos permite um melhor entendimento acerca de sua aplicabilidade, relevância e a associação destes no cotidiano do aluno, desenvolvendo um novo olhar frente à realidade.

O ensino de Ciências Naturais com experimentos aguçou a curiosidade dos estudantes quanto aos fenômenos físico-químicos, levando-os a fazerem questionamentos acerca da relação do mesmo experimento em circunstâncias e ambientes diferentes, o que motivou os estudantes a praticarem outros experimentos.  Esta prática suscitou a iniciação científica e a identificação de afinidades com a pesquisa, o que estimulará a formação de futuros pesquisadores.
CONCLUSÃO:

Apesar dos benefícios diagnosticados, vale ressaltar alguns implicativos para a legitimação de tais contribuições. Podemos citar a necessidade de uma prática reflexiva dos docentes no que concerne a sua ação e a conseqüência desta, a fim de ter claro o que almeja alcançar e que caminhos estão sendo percorridos para se chegar a este intento. Outra questão é que os experimentos em si não são garantias de otimização ao ensino, dependendo de como são trabalhados, contextualizados e aprofundados, exigindo tempo disponível para planejar, leitura e estudos constantes, disposição para testar várias vezes o mesmo experimento e em diferentes condições.

O professor precisa de apoio, implicando em cursos de formação contínua, recursos materiais, enfim, é necessário oferecer condições para que práticas mais significativas sejam realmente um diferencial no processo de ensino-aprendizagem de Ciências.

O trabalho coletivo entre os próprios professores também ajudaria consideravelmente na superação dos desafios encontrados no cotidiano escolar, como salas super-lotadas, tempo insuficiente para planejamento e outras questões que implicam em uma organização e movimento de uma coletividade. Portanto, a pesquisa alcançou seu objetivo, mas também está condicionada as circunstâncias de cada realidade.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Experimentos, Ensino de Ciências, Aprendizagem.