61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
LEVANTAMENTO DA DIVERSIDADE VEGETAL DE UMA ÁREA PERTENCENTE AO 51º BATALHÃO DE INFANTARIA SELVA, LOCALIZADA NO MUNICIPIO DE ALTAMIRA, PARÁ.
Luis Braga Castro 1
Deide Leite Gomes 1
Laila Pires Franco 1
Maria do Rémedio dos Santos Barbosa 1
Mércia Maria Torres e Silva 2
Sônia Maria Feitosa 1
1. Discentes do Curso de Licenciatura em Biologia da UFPA - Campus de Altamira
2. Discente do Curso de Agronomia da UFPA - Campus de Altamira.
INTRODUÇÃO:
Os estudos de diversidade tornam-se imprescindíveis, uma vez que fatores antrópicos ocasionam o desaparecimento de espécies ao longo do tempo. Para tanto, estes estudos nos fornecem, continuamente, dados capazes de inferir como as espécies estão distribuídas em determinadas áreas, formando uma comunidade biológica, que é a associação de populações que interagem entre si. Nesse contexto destaca-se a floresta amazônica, que vem sendo explorada de forma irracional a mais de 30 anos, com projetos que visavam inicialmente o desenvolvimento e ocupação regional. Entretanto na transamazônica, rodovia aberta para permitir a chegada de colonos e escoar a produção, existindo áreas com grande diversidade vegetal, sendo que destas algumas estão ameaçadas de extinção. O presente trabalho teve o objetivo de levantar a quantidade de espécies vegetais encontradas em uma determinada área de floresta previamente demarcada e classificar, levando em consideração o seu porte.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado numa área de floresta nativa que pertence ao 51º Batalhão de Infantaria Selva, localizado na cidade de Altamira-Pará. O trabalho se deu a partir de uma aula de campo realizada durante a disciplina de Estudo das Comunidades Naturais do curso de Licenciatura Plena de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará-Campus de Altamira no dia 17 Maio de 2008. A pesquisa foi feita através de análise in loco da diversidade vegetal. Para esta análise foi delimitada uma área de 10 x 30m, com o auxilio de trenas e fitas plásticas próprias. Foram quantificadas as espécies de árvores, plantas e plântulas encontradas, registrando em caderno de anotação. Para contabilizar as variações na abundancia foi utilizado o programa de computador Microsoft Office EXCEL 2003, onde foram calculados os índice de riqueza de espécie, índice de Simpson (Dominância e Diversidade), Índice de Diversidade de Shannon, índice de uniformidade de Pielou e o índice de diversidade de α.
RESULTADOS:
Na parcela delimitada foram encontradas 49 espécies de plantas, entre árvores, arbustos e ervas. Acerca dos dados aplicados para cálculos de riquezas, dominância e diversidade, foi possível chegar aos seguintes resultados, que na área em estudo há uma grande diversidade de plantas de grande porte, com isso influencia em uma baixa dominância. Os fatores que influenciam para este resultado são muitos, como por exemplo: a área de estudo ser de floresta fechada, com solo úmido, rico em restos vegetais (serapilheira). A temperatura apresenta-se quente-úmida. Os cipós e as pteridófitas encontram-se em abundância, assim como palmeiras com frutos. Os cipós e as árvores de grande porte influenciam no sombreamento, impedido a passagem de luz, o que ocasiona a pequena quantidade de plantas de médio e pequeno porte. Assim, uma vez que a vegetação de floresta se estabelece, os padrões de intensidade luminosa e umidade do solo permanecem os mesmos; consequentemente, o solo permanece mais úmido, devido a uma menor incidência de raios solares e o ambiente é propício para o aparecimento de plantas umbrófitas.
CONCLUSÃO:
 Com base nas informações adquiridas pelo presente trabalho, concluímos, ao analisar os dados coletados e os resultados obtidos a partir dos cálculos de diversidade, que há diversidade dentro da parcela estudada, sem dominância significativa das espécies, logo, não havendo uniformidade; que processos de sucessão ecológicas estão propícios ao ocorrerem dentro de uma comunidade, uma vez que fatores abióticos e antrópicos influenciam consideravelmente na estrutura e dinâmica das populações que se interagem. E que gradientes ecológicos interferem na diversidade de espécies.
Palavras-chave: Floresta, Ecologia, Populações .