61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
MOVIMENTO RECICLAR REUTILIZAR
Patrícia Costa Emerim 1
Sérgio José Spanevello 1
Luis Fabiano da Silveira 1
Ana Patrícia de Oliveira 1
Cintia Raquel Kranz 1
Vera Regina Schneider 1
1. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA RUTH RAYMUNDO
INTRODUÇÃO:
À medida que a população cresce, cresce também a responsabilidade de cada um sobre o destino do nosso planeta. Todos têm o dever de contribuir para preservar o lugar onde vivemos. A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é darmos o destino correto aos nossos resíduos. Nos dias de hoje, quem vive em áreas urbanas produz, em média, 1 quilo de lixo por dia. Aí se incluem materiais que são retirados da natureza, como papéis, plástico, vidro e alumínio: Esses materiais poderiam, muito bem, ser reaproveitados, em vez de serem, simplesmente, jogados em aterros sanitários e transformarem-se em poluição. Pensando nisso, elaborou-se o presente projeto, acreditando que a conscientização dos alunos e da comunidade local é o melhor caminho para combater os problemas ambientais que vêm degradando aos poucos e comprometendo a vida de nosso planeta e, particularmente, do (nosso) Rio dos Sinos.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido com 30 alunos da 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ruth Raymundo, Sapiranga – RS. O projeto teve como primeira atividade uma visita à Cetrisa (Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de Sapiranga) a fim de os alunos reconhecerem a realidade da produção de resíduos sólidos da cidade. Uma importante etapa do projeto foi a análise das condições do arroio São Jacó (arroio que passa próximo à Escola). Com base nesses dados, elaborou-se estratégias para tentar reverter as péssimas condições em que se encontra o arroio. As ações incluíram a criação de um “ blog” , a realização de palestras, a organização de uma passeata pelas principais ruas da cidade, bem como da patrulha ecológica, uma campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado, pilhas, baterias e materiais recicláveis e a realização de oficinas de artesanato com estes materiais (produziu-se sabão ecológico) e a construção de uma cisterna na Escola. Além disso, a Escola fez a adoção de uma área próxima do arroio São Jacó, onde foi feito um mutirão de limpeza. Por fim produziu-se um curta-metragem, que foi interpretado e produzido pelos alunos, também se realizou uma exposição das atividades na Escola e na Feira de Ciências Municipal.
RESULTADOS:
Observou-se uma grande mobilização dos nossos alunos, pois nos meses de desenvolvimento das atividades a Escola realmente vivenciou o projeto, vários alunos e professores colaboraram com a execução de todas as atividades. É importante ressaltar que cada vez mais a temática ambiental está presente em nosso dia-a-dia, e vivenciou-se isso nos meses em que o projeto foi realizado. Constatou-se que a maior parte dos resíduos sólidos produzidos na cidade não recebe o destino adequado, que muitas pessoas depositam seus resíduos próximos dos arroios e em outros leitos d'água, e percebeu-se que o poder público é, muitas vezes, ineficaz para, sozinho, reverter esses problemas. Percebeu-se ser necessário que todos se conscientizem que são agentes capazes de modificar esta realidade. Ao desenvolver muitas das atividades, constatou-se uma grande resistência da comunidade em mudar sua postura ambiental. Porém, ficou evidente que as crianças e os jovens possuem uma grande preocupação em relação ao meio ambiente, o que representa que o maior objetivo enquanto educadores foi alcançado.
CONCLUSÃO:
Ao longo da realização do projeto, vivenciou-se com os alunos a esperança de se ter um ambiente em equilíbrio, onde os seres humanos e os seres vivos possam coabitar todos os ecossistemas, onde o ser humano utilize apenas os recursos necessários. Espera-se que as futuras gerações não cometam os erros das gerações passadas, que os nossos netos, bisnetos,... possam usufruir da natureza e de seus recursos. Tem-se a certeza de que os alunos envolvidos no projeto tratarão do ambiente com muito mais sabedoria e cuidado, pois através do presente projeto cultivou-se, acima de tudo, o amor e o respeito pela natureza.
Instituição de Fomento: Secretaria Municipal de Educação de Sapiranga
Palavras-chave: ambiente, reciclar, arroio.