61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 1. Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
DISTRIBUIÇÃO DE FLEBOTOMÍNEOS (Diptera: Psychodidae) NOS FRAGMENTOS DE FLORESTA NA CIDADE DE MANAUS (AM) ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO
Frederico Octávio Ribeiro Fonseca 1
Márcio Luiz Silva 1
Eloy Guillermo Castellón Bermúdez 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
INTRODUÇÃO:
Os Flebotomíneos ocupam a maioria das regiões compostas por vegetação, com exceção de regiões polares e oceânicas. Algumas espécies são vetores de uma doença endêmica, a leishmaniose cuja transmissão é influenciada por diversos padrões espaço-temporais que englobam chuvas, temperatura, o tipo de vegetação e etc, que podem ser ou não favoráveis à proliferação destes insetos. No município de Manaus (AM) foram coletadas, Lutzomyia. Umbratilis Ward & Fraiha, 1977 e L. anduzei Rozeboom 1942 em ambiente domiciliar, apresentando-se como vetores de Leishmania (Viannia) guyanensis e a constatação da infecção por Leishmania em população humana em bairros de implantação antiga do mesmo município, constatou a presença em peridomicílio e domicílio de vetores infectados e reservatórios. Dentro deste contexto, o estudo da distribuição geográfica desses insetos é de fundamental importância para se conhecer a localização das espécies de flebotomíneos nos fragmentos de floresta do município, estabelecendo uma associação das zonas de coletas em áreas urbanas, sugerindo uma possível influência na modificação da fauna destes insetos e mapeamento na urbanização de espécies vetores através de técnicas de geoprocessamento.
METODOLOGIA:
As bases iniciais deste trabalho foram às diversas publicações científicas sobre flebotomíneos entre as décadas de 70 e 2000, com indicação da localização geográfica relacionadas aos fragmentos de floresta da cidade de Manaus (AM). As informações coletadas a partir das publicações foram compiladas em um banco de dados Accsess 2007 e cruzadas através de atributos comuns com as bases de dados geográficas alocadas no servidor do SIGLAB/INPA e posteriormente analisadas em função de sua localização através do programa ArcGis 9.3 que possibilitou também a geração de mapas temáticos.
RESULTADOS:
Um total de 61 espécies foi encontrado através do levantamento faunístico realizado no município de Manaus (AM), pertencentes ao gênero Lutzomyia, distribuídas em 16 subgêneros e quatro grupos de espécies entre as décadas de 1970 e 2000 nos fragmentos de floresta de Manaus e no seu entorno
CONCLUSÃO:
O geoprocesaamento, claramente ajuda no controle de insetos vetores devido a sua capacidade de associação de base de dados referentes à determinado evento que possa vir ajudar a entender a dinâmica envolvida nas doenças transmitidas, aliada a capacidade da confecção rápida de mapas através dos programas utilizados na área.
Palavras-chave: Leishmania, Lutzomyia, Distribuição geográfica.