61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
ÁGUAS DE RORAINÓPOLIS-RR
André Camargo de Oliveira 1
Ana Maria Henrique Moniz 1
Josimara Cristina de Carvalho Oliveira 1
Maria Bárbara de Magalhães Bethonico 1
1. Universidade Estadual de Roraima-UERR
INTRODUÇÃO:

O município de Rorainópolis está localizado na região de floresta tropical úmida no sul de Roraima. É o segundo em população e apresenta economia voltada para a atividade madeireira e agropecuária. Região de grandes impactos ambientais como desmatamentos, queimadas, falta de saneamento básico, de programas de educação ambiental e cuidados com os recursos hídricos. O município possui duas bacias hidrográficas: Anauá e Jauaperi, integrantes das bacias dos rios Branco e Negro, respectivamente. Futuramente a água de abastecimento da cidade será captada do Rio Anauá, o qual está sofrendo exploração de areia de forma desordenada e impactante. O abastecimento atual de água é através de poços artesianos e domésticos, o que está provocando o abaixamento do lençol subterrâneo. Em vicinais e cidades menores do município a água de abastecimento está próxima a locais impróprios como cemitérios, fossas sanitárias, chiqueiros, matadouros e lixões. A forma de se reverter este processo caótico está no investimento em políticas públicas e na educação ambiental. Portanto, o foco dessa pesquisa é analisar as condições gerais da água da bacia hidrográfica e da cidade, divulgando os resultados a fim de alcançar a sensibilização de todos para a preservação e o uso inteligente dos recursos hídricos.

 

METODOLOGIA:

Os pontos de coleta escolhidos foram: Av. Dra. Yandara altura do número 300; Igarapé Chico Reis na altura da Rua Ulisses Guimarães; Igarapé Ten.cel. Gentil na altura da BR-174; poço semi-artesiano da Fábrica de Gelo da Vila dos Pescadores; o Rio Anauá no local de banho na altura da BR-174. As amostras foram submetidas a análises físico-químicas e bacteriológicas. As amostras serão analisadas quanto à potabilidade, pH, temperatura, turbidez, índice de coliformes fecais, demanda bioquímica de oxigênio, metais pesados, quantidade de nitrogênio total, quantidade de fosfato total, quantidade de sólidos totais, condutividade, entre outros. Estas análises serão desenvolvidas no laboratório da Companhia de Águas de Roraima (CAER), graças a um convênio firmado entre esta companhia e a UERR.. Os resultados foram tabelados e discutidos em termos da qualidade da água nos diferentes pontos de amostragem, a elaboração de um diagnóstico ambiental da área e a geração de informações para a caracterização da bacia hidrográfica em questão com o propósito de construir indicadores que contribuam para a elaboração de políticas públicas e o desenvolvimento de ações voltadas para a educação ambiental da população. As coletas foram feitas pelos quatro professores responsáveis pelo projeto de pesquisa.

 

RESULTADOS:

A primeira coleta foi realizada em 07/08/2008 em três pontos da cidade de Rorainópolis: Igarapés Chico Reis e Tenente Coronel Gentil e no centro da cidade (torneira da rua). A dureza da água é decorrente da presença de metais alcalinos e, nesse caso, resulta da dissolução de minerais do solo e das rochas. De acordo com o resultado de dureza total observa-se que as amostras analisadas podem ser classificadas como águas moderadamente moles. Os coliformes fecais estão presentes em ambos os Igarapés, indicando possível descarte de esgoto doméstico dos ribeirinhos. Houve perda do oxigênio das amostras devido à falta de reagentes específicos que fixam o oxigênio no momento da coleta e a dificuldade de manter a refrigeração no transporte. A condutividade elétrica está mais elevada na água de abastecimento, possivelmente devido ao processo de tratamento que utiliza a adição de sais como cloreto de alumínio, entre outros reagentes e pela presença de carbonatos dissolvidos. Os valores de turbidez estão dentro dos valores permitidos tanto para a água potável quanto para a água dos igarapés, porém os valores obtidos para estes últimos são bem mais elevados em comparação à água de abastecimento. O pH da água do igarapé Gentil está dentro do padrão e as demais amostras estão ligeiramente mais ácidas. As amostras com o pH mais ácido também apresentam valores mais elevados de carbonatos e de sólidos dissolvidos. O valor obtido para a cor da água do Igarapé Chico Reis está muito elevada, confirmando o possível descarte de esgoto doméstico.

 

CONCLUSÃO:
Os resultados na área urbana indicam impactos nos igarapés incluindo a retirada da mata ciliar, o descarte de esgoto doméstico e de lixo às margens dos mesmos. A população sofre com verminoses indicando a contaminação da água dos poços pelo uso de fossas negras. Um banco de dados está sendo montado com os resultados das análises trimestrais. O próximo passo será ampliar os pontos de coleta e os trabalhos de campo, envolvendo alunos e começar as ações educativas como palestras nas escolas, para conscientizar a comunidade sobre a importância do conhecimento das condições da água, enquanto elemento essencial para a vida, além de preparar a população para lidar com os desafios existentes e os processos de gestão democrática de bacias hidrográficas e dos recursos hídricos, conforme legislação vigente. A disponibilização dos dados para a população interessada e gestores das políticas públicas ocorrerá através de inserção das informações no site da UERR, participação em congressos como este e publicação de artigos científicos em periódicos especializados.  

 

Palavras-chave: Recursos Hídricos de Rorainópolis RR, Educação Ambiental, Análise Físico-Química de água.