61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
UTILIZAÇÃO DO SOLO EM DUAS PROPRIEDADES RURAIS NA COMUNIDADE BOM JARDIM I, ALTAMIRA, PARÁ: MANEJOS E CONSEQUÊNCIAS.
Mércia Maria Torres e Silva 1
Diorcelio Ribeiro de Sousa 1
Mário Vitorino Marques da Silva 1
Luis Braga Castro 2
Miriam Torres e Silva 2
Oziane Gomes Borges 1
1. Discentes do Curso de Agronomia da UFPA - Campus de Altamira
2. Discentes do Curso Licenciatura de Biologia da UFPA - Campus de Altamira
INTRODUÇÃO:

O solo é o recurso natural mais importante, pois é a partir do seu cultivo e de acordo com o manejo adotado que se obtém os alimentos. O solo é um recurso natural vital para o funcionamento do ecossistema terrestre e representa um balanço entre os fatores físicos, químicos e biológicos. Os solos amazônicos são conhecidos em sua maioria pela sua alta acidez e baixa fertilidade, além de possuírem grande variabilidade devido à variação de ecossistemas. A utilização de técnicas convencionais de exploração agrícola tem levado o solo a sua degradação e conseqüente abandono das áreas. Neste contexto se destaca a região da Transamazônica compreendida entre os municípios de Pacajá e Ruropóles no estado do Pará, onde a colonização da década de 70 trouxe agricultores de diferentes regiões do país, com diferentes técnicas de uso do solo. Esta região se destaca pelo uso de técnicas tradicionais (itinerante), onde geralmente não se utiliza corretivos, fertilizantes, mecanização e controle fitossanitário. O presente trabalho teve por objetivo, avaliar o manejo e a forma de utilização do solo de duas propriedades da comunidade Bom Jardim I, Altamira, Pará, bem como avaliar as condições do mesmo, em função das técnicas adotadas.

METODOLOGIA:

O trabalho foi realizado na comunidade Bom Jardim I, localizada a 43 km da sede do município de Altamira, Pará, no Projeto de Assentamento Assurini. O trabalho foi feito a partir do Estágio de Campo Obrigatório do curso de Agronomia da Universidade Federal do Pará-Campus de Altamira entre os dias 9 e 16 de Janeiro de 2008. O estudo foi realizado em dois estabelecimentos agrícolas, o primeiro do Sr. Manuel Rodrigues da Silva oriundo da cidade de Guriatã no Estado do Maranhão com a propriedade de 100 hectares. O segundo estabelecimento é do Sr. Jorge de Paula Ferreira nascido na cidade de Jerequara do Estado de Goiás com 118 hectares. Durante os 7 dias foram realizadas entrevistas com os agricultores a fim de se obter informações sobre as técnicas de cultivo, além de ter sido realizadas visitações e observações nos sistemas de cultivos implantados para que pudesse ser feito diagnóstico visual das condições de solo em função do manejo adotado.

RESULTADOS:
Na propriedade do Sr. Manoel os solos são caracterizados como areno-argilosos, a propriedade possui 70 ha de pastagem, 25 ha de reserva legal e 5 ha destinados ao plantio de culturas anuais. A alternativa utilizada para manter a fertilidade dos solos é abandonar a área de cultivo após a colheita, esperar formar capoeira num período de 1 ou 2 anos e depois voltar a utilizar a área através da derrubada e queima da massa vegetal. Os solos das áreas de cultivos ainda apresentam boa estruturação, porém a produtividade decresce com o passar do tempo. No lote do Sr. Jorge, 50 ha são ocupados por pastagens que recebe controle de ervas invasoras, e também apresenta erosão por causa do declive acentuado em alguns pontos, em 3 ha há um consórcio de cacau (Theobroma cacao L.) de 3 anos de idade e macaxeira (Manihot esculenta) sem sombreamento, plantados em solo considerado como Terra Roxa Estruturada com declive médio, o solo fica exposto às chuvas. Em outra área de declive acentuado e Latossolo Roxo, há um plantio de cacau de 2 anos consorciado com milho (Zea mays L.), onde não existe sombreamento. Além destas áreas existe uma de 2 ha de banana (Musa sp), próximo ao igarapé onde será cultivado o cacau. Todos os sistemas de cultivo foram implantados no manejo tradicional de corte e queima.
CONCLUSÃO:
Mediante o estudo, nota-se a grande variabilidade de utilização dos solos, onde cada agricultor realiza o manejo ou o plantio de acordo com seus conhecimentos adquiridos através da sua origem, a única peculiaridade notada foi em relação ao manejo de corte e queima utilizado por ambos agricultores que é comum na região, já que quase não se tem acesso à mecanização. Outra peculiaridade foi em relação ao estado de conservação do solo que em ambas as propriedades já existe algumas áreas que sofrem com processos erosivos. Mediante a entrevista com os agricultores percebe-se que a produtividade tende a diminuir com o passar dos anos, devido à queima eliminar a micro e meso-fauna do solo além de deixá-lo exposto a sol e chuva no período de recuperação das áreas acarretando a escoação superficial da água da chuva, diminuindo gradativamente a fertilidade dos solos.
Palavras-chave: Cultivo, Sistemas, Transamazônica.