61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
  VIABILIDADE DAS SEMENTES E DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE LEUCENA (Leucaena leucocephala) EM DIFERENTES SUBSTRATOS
Wesley Jonatar Alves da Cruz 1
Denise Dalmás Rodrigues 1
Jonas de Miranda Pinto 1
1. IFET-Campus Cáceres
INTRODUÇÃO:
A leucena pertence a família Leguminoseae, cresce bem nas regiões tropicais, em diferentes ambientes, apresentando um sistema radicular profundo, alta taxa de crescimento, resistência a pragas e doenças e simbiose com bactérias fixadoras de nitrogênio. Para regiões tropicais, é necessário o uso de espécies arbóreas visando melhorias na produção e qualidade das pastagens para melhor desempenho da criação. A leucena é uma das principais leguminosas arbóreas possuindo capacidade de fornecer entre 27 e 34% de proteína com alto valor nutritivo sendo rica em vitaminas e caroteno. A produção de substratos é uma alternativa econômica para o produtor de mudas pois a prática inclui materiais “baratos”. O substrato tem a função de suprir a semente e prove o ambiente no qual pode germinar e se desenvolver. Os substratos mais utilizados compõe-se basicamente de solo mineral e matéria orgânica. Entretanto, deve ser firme, reter umidade, ser poroso o suficiente para garantir uma boa aeração e boa drenagem do excesso de água pra o melhor desenvolvimento de mudas. O objetivo deste trabalho foi verificar a viabilidade de sementes de leucena e avaliar o desenvolvimento das mudas em diferentes substratos.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido no setor de Florestas do IFET/MT- Campus Cáceres. Os frutos foram coletados, separados e contados, num total de 530 sementes, que foram semeadas em canteiros de areia lavada, com um espaçamento de 4 x 4 cm, no dia 16/03/2008, onde foram calculados o Índice de velocidade de germinação (IVG) segundo Maguire (1962). As irrigações foram feitas em duas regas/dia. Após a germinação, as mudas constituíram os quatro tratamentos com sete repetições, considerando-se cada muda como uma repetição, em um delineamento inteiramente casualizado. Tratamento 01: terra preta; Tratamento 02: serragem carbonizada + terra preta; Tratamento 03: areia + terra preta; Tratamento 04: terra preta +casca de arroz carbonizado. Os parâmetros analisados foram: Altura das plantas, obtida com a medida do colo até o meristema apical; Número de folhas, contadas de cada uma das plantas germinadas retirando a média por parcela; Diâmetro do colo: medido com o auxilio de um paquímetro digital. As mudas foram transplantadas para saquinhos de polietileno no dia 07/04/2008 e as avaliações dos parâmetros foram feitas por quatro semanas, até 03/05/2008. As médias foram aferidas pelo teste de Tukey a 5% de significância.
RESULTADOS:
 A germinação teve início aos cinco dias após a semeadura e perdurou por dezessete dias, com um percentual médio de 40%. O Índice de Velocidade de Germinação (IVG), calculado no viveiro, sobre o substrato areia, foi de 26,96 na primeira repetição e 19,11 na segunda, totalizando um IVG médio de 23,04. Este baixo valor no IVG, indica uma baixa viabilidade das sementes. Não foram observadas nenhuma diferença significativa entre os tratamentos para os parâmetros Número de folhas e Altura das plantas, embora alguns resultados de pesquisa mostrem que este último parâmetro morfológico correlaciona-se positivamente com a altura das plantas no campo um (1) a três (3) anos após o plantio. Entretanto, para o parâmetro Diâmetro do colo, foi observada diferença significativa entre os tratamentos. O tratamento 01 (terra preta: 1,431 ± 0,032) difere significativamente do Tratamento 04 (terra preta + casca de arroz carbonizada: 1,264 ± 0,032), no entanto, não difere significativamente dos demais tratamentos. O incremento no diâmetro é uma característica importante na sobrevivência das mudas no campo, no crescimento em altura, na competição com outros vegetais, bem como, no desenvolvimento do sistema radicular.


CONCLUSÃO:
As sementes de Leucaena leucocephala apresentam baixa viabilidade para as condições do estudo.

As mudas de Leucaena leucocephala tem um melhor desenvolvimento no substrato 'terra preta' quando comparadas aos substratos 'terra preta + serragem'; 'terra preta + areia' e 'terra preta + casca de arroz'.

Instituição de Fomento: FAPEMAT
Palavras-chave: Germinação, Leucena, Produção de mudas.