61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
PRINCIPAIS FATORES QUE LEVAM A EVASÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR
Patrícia Melo de Souza 1
Aldaíres Aíres da Silva Lima 1
Cristiano Farkas Tonello 1
Jéssica de Paulo Leite 1
Frank James Araújo Pinheiro 2
1. Acadêmicos de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Roraima – UFRR
2. Prof. Dr. Centro da Biodiversidade – CBio/UFRR
INTRODUÇÃO:
O processo de expansão sofrido pelo ensino superior nos últimos anos vem trazendo vários problemas relacionados à educação, dentre eles se destaca a evasão discente no ensino superior. Essa problemática é observada em todas as universidades públicas do Brasil, sendo que esse fenômeno gera grande quantidade de vagas ociosas e gasto de dinheiro público. Nesse contexto, os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Roraima - UFRR, também enfrentam o problema da evasão. Essa pesquisa objetivou verificar quais os principais fatores que levaram à evasão discente no período de 2004 a 2007, com 165 ingressos e 105 abandonos. Foram identificados como possíveis causas fatores internos e externos. E busca-se propor soluções para amenizar as conseqüências causadas por este problema, tais como a perda de capital, ociosidade de vagas e profissionais e também contribuir para a da qualidade do ensino superior público.
METODOLOGIA:
Neste trabalho foram utilizadas as seguintes técnicas de investigação: levantamento de dados, e estudo bibliográfico acerca do fenômeno da evasão nas universidades públicas brasileiras; coleta de dados junto ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA/UFRR e aplicação e tabulação de questionários semi-estruturados. Sendo amostrado para responder ao questionário 19% dos alunos evadidos dos cursos de Ciências Biológicas no período compreendido de 2004 a 2007. O questionário continha 40 questões, na maioria de múltipla escolha, abordando vários fatores, tais como fatores econômicos, familiares, particulares, relacionados ao curso, a sua estrutura, entre outros que poderiam influenciar na decisão de abandono.
RESULTADOS:
Pelos dados constatou-se que o problema da evasão nos cursos de Ciências Biológicas da UFRR (taxa anual 78%) é preocupante, quando comparado a taxa de 41% de egressos, mostrando ser um problema persistente na instituição. As respostas apontaram como principal motivo, para desistência, o ingresso em curso não desejado, 63% dos interrogados. A desistência é gradual, começa por disciplina (68%), evoluindo para trancamento do semestre (53%), pelo menos uma vez antes do abandono. As causas indicam como principal fator o choque de horário do estudo com o trabalho (58%), nesse ponto a assistência estudantil mostrou-se não está presente, pois todos os que responderam ao questionário, não participaram de nenhum programa de bolsa oferecido pela UFRR. E 74% encontravam-se na faixa etária entre 16 e 20 anos, idade propício para o ingresso no mercado de trabalho e contribuição na renda familiar, 89% residiam com familiares. O fato da UFRR, nos últimos anos, oferecer a possibilidade de segunda opção pode ter contribuído para a evasão, pois para 84% o curso de Ciências Biológicas não era a primeira opção. Além disso, 100% apontaram falta de interesse da coordenação do curso em saber os motivos da desistência. Fatos que em conjunto mostram-se relevantes para o elevado índice de evasão.
CONCLUSÃO:
A evasão nas universidades públicas atinge instituições tradicionais do país, e também universidade jovem como a UFRR, localizada em região carente de mão de obra qualificada. A superioridade da taxa de evasão, em relação à de egressos, nos cursos de Ciências Biológicas requer medidas para evitar a ociosidade e o desperdício de recursos públicos. A desistência recai na falta de informação, os alunos desconhecem as reais possibilidades de atuação do profissional em Ciências Biológicas, e só percebem isso quando já estão na universidade. Os cursos de nível médio não orientam para a escolha da carreira de nível superior e os alunos acabam entrando em curso não desejado. Apesar da UFRR não oferecer muitas opções na área biológica, verifica-se que a evasão é um problema nacional e agravante nas carreiras de magistério, como o caso estudado. O acompanhamento, pela instituição, dos motivos do trancamento de disciplinas ou semestres pode contornar muitos casos, pois a desistência é gradativa. A assistência estudantil, em suas diversas modalidades, pode contribuir para reduzir a evasão, evitando a entrada no mercado de trabalho sem adquirir uma qualificação. Assim, verifica-se que o diálogo entre estudantes e instituições provavelmente poderá contribuir para a redução da evasão.
Instituição de Fomento: Apoio PET/SESu/MEC, UFRR
Palavras-chave: Evasão, Ensino superior, Ciências Biológicas.