61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
PERFIL QUÍMICO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Peperomia pellucida
Ana Deyla de Mesquita Ferreira 1
Renata Takeara 1
Norberto Peporine Lopes 2
Izabel Cristina Casanova Turatti 2
1. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
2. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
INTRODUÇÃO:

O gênero Peperomia, da família Piperaceae, compreende cerca de 1000 espécies. São ervas terrestres e aéreas, com folhas pecioladas, cordatas e suculentas, que parasitam diferentes árvores hospedeiras da floresta amazônica. Algumas espécies de Peperomia são usadas na medicina popular, como diuréticas, no controle de tosse e arritmia cardíaca, no tratamento de tumores e esterilidade. Peperomia pellucida é conhecida como erva-de-jabuti na Amazônia e é descrita desde as Antilhas até o Sul do Brasil. É usada como emoliente, antimicrobiana, para tratamento de tosse, dor de cabeça, coceiras, ferimentos, úlcera e arritmia cardíaca. Peperomia pellucida apresenta atividade antibacteriana contra Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli, com potencialidade de ser importante antibiótico de largo espectro. O objetivo maior deste trabalho é avaliar a constituição química do óleo essencial de Peperomia pellucida.

 

METODOLOGIA:

A coleta da planta foi realizada na cidade de Itacoatiara, AM, no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM, no mês de novembro de 2008 pelo período da manhã. As partes aéreas frescas foram submetidas ao processo de Hidrodestilação utilizando aparelho tipo Clevenger, durante cerca de sete horas. O óleo extraído foi submetido à análise em CG-EM em equipamento SHIMADZU acoplado a um espectrômetro de massas SHIMADZU QP-2010. Para cromatografia dos componentes foi empregada coluna DB-5MS, com 30 m x 0,25 mm, espessura do filme interno de 0,25μm. A identificação dos constituintes foi feita por interpretação de seus respectivos espectros de massas e índice de retenção linear (Índice de Kovat’s), e por comparação com dados da literatura.

RESULTADOS:

De acordo com as análises em CG-EM, o óleo essencial de Peperomia pellucida, cujo rendimento obtido foi de 0,04%, apresentou como constituintes majoritários dilapiol (42,82%), (E) – cariofileno (11,87%) e biciclo – germacreno (7,17%). Em concentrações menores foram identificados os constituintes químicos apiol (1,77%), dodecanal (0,40%), limoneno (0,38%) e germacreno D (0,10%).

CONCLUSÃO:

A análise do óleo essencial de Peperomia pellucida indicou a presença do componente majoritário dilapiol, mostrando coerência com os dados da literatura. De acordo com trabalhos realizados com o dilapiol, esta substância possui propriedades inseticida, moluscicida e fungicida, já o (E) – cariofileno apresenta atividades antimicrobiana, antiviral, antiinflamatória e antiparasitária, portanto Peperomia pellucida pode possuir as propriedades biológicas citadas acima.

Instituição de Fomento: FAPEAM (PIBIC) e CNPq (Edital Universal 2007)
Palavras-chave: Peperomia, Óleo essencial , CG-EM.