61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO ESSENCIAL DO ALECRIM DO NORTE
Aldair Rodrigues Moreira 1
Geone Maia Corrêa 1
Renata Takeara 1
Norberto Peporine Lopes 2
Izabel Cristina Casanova Turatti 2
1. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
2. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
INTRODUÇÃO:

 

 A família Labiatae (Lamiaceae) compreende mais de duzentos gêneros, com aproximadamente 3200 espécies, distribuídas em todo o mundo, concentrando na região do Mediterrâneo e do Oriente próximo. Gêneros cujas espécies são utilizadas como condimentos têm seu cultivo em destaque como Hyptis (erva-cravo), Ocimum (alfavaca), Rosmarinus (alecrim), Mentha (hortelã-pimenta), Origanum (manjericão), Basilicum (basilicão), Melissa (erva-cidreira), entre outras. Estas e outras plantas desta família são usadas na medicina popular, para extração do óleo essencial e para paisagismos (Beckett, 1988). Estudos taxonômicos do alecrim classifica-o no reino Plantae, divisão Magnoliophyta, classe Magnoliopsida, sub-classe Asteriadae, ordem Lamiales, família Lamiaceae, gênero Rosmarinus e espécie Rosmarinus Officinalis L. (Joly, 1987). O termo rosmarinus significa "orvalho marinho". É um subarbusto que pode atingir os 2 m de altura com folhas persistentes, lineares ou lobadas e de margens revolutas. As flores estão dispostas em cachos e possui uma cor esverdeada. O trabalho teve como proposta avaliar o rendimento do teor de óleo em relação à sazonalidade e composição química presente na espécie.

 

METODOLOGIA:

Folhas de Rosmarinus officinalis foram coletadas na cidade de Itacoatiara no mês de novembro de 2008, parte do material foi separado para a preparação de exsicata e a quantidade remanescente foi utilizada para obtenção do óleo essencial. A extração do óleo da espécie procedeu-se pelo método de destilação por arraste com vapor d’água durante um período de 6h, usando um sistema de Clevenger. Para que houvesse um acompanhamento no rendimento do teor de óleo por sazonalidade foi realizado extração nos meses de novembro, janeiro e março. Os rendimentos foram calculados através da relação volume e massa (V/M). A análise química do óleo obtido foi realizada por cromatografia com fase gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG/MS) em cromatógrafo Shimadzu provido de uma coluna DB-5MS (30m x 0,25mm x 0,25µm), modo de ionização de impacto de elétrons injetor a 250ºC (3ºC/min), interface a 250ºC, com variação de temperatura de 60º a 240ºC (3ºC/min) sendo hélio o gás de arraste (1.3 ml/min). O detector utilizado foi um espectrômetro de massas modelo SHIMADZU QP2010. As substâncias foram conferidas com as da literatura bem como comparadas com os espectros de massas fornecidos pela biblioteca do aparelho.

RESULTADOS:

Após análise em CG-EM do óleo essencial do alecrim do norte (rosmarinus officinalis), observou-se o zineol (18,26%) como constituinte majoritário. Foram detectados outros 11 compostos presentes em maior concentração como: (E)-β- farneseno (10,11%), β-metil-limoneno (9.34%), trans-cariofileno (7.75%), sabineno (7.06%), 1-p- menten-8-il-acetato (5.64%), biciclo-germacreno (4.69%), α-pineno (3.69%), bornileno (2.11%), trans-fitol (2.01%), 4-terpineol (1.97%), β-mirceno (1.56%). As análises de acompanhamento em relação à sazonalidade do rendimento no teor de óleo nos meses de novembro, janeiro e março, coletados as 06h00min, a uma temperatura variando de 24ºC a 26ºC e com tempo de extração de 6h, apresentou rendimentos de 0,090%, 0,094% e 0,071% respectivamente. A diferença existente nos teores de óleo deve-se ao fato das variações ocorridas nos meses de coleta, pois no mês de janeiro e março aumentou o índice de chuva na região. Sendo considerado um dos principais fatores que podem ter afetado o rendimento. Uma vez que a literatura afirma que as condições de chuva, sol, hora de coleta e solo afetam a produção de óleo nas espécies.

CONCLUSÃO:

O alecrim do norte (rosmarinus officinalis) teve com componente majoritário o zineol (18,26%). Os rendimentos observados nos meses de novembro, janeiro e março apresentaram os respectivos valores 0,090%, 0,094% e 0,071%. A comparação desses resultados pode revelar que as constantes chuvas ocorridas na região durante o período de coleta foi um dos fatores determinantes na variação dos teores de óleos obtidos entre os meses de janeiro e março.

 

Instituição de Fomento: FAPEAM (PIBIC) e CNPq (Edital Universal 2007)
Palavras-chave: ROSMARINUS OFFICINALIS, ZINEOL, ÓLEO ESSENCIAL.