61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
O ENSINO DE QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS-RR
Josimara Cristina de Carvalho Oliveira 1
André Camargo de Oliveira 1
1. Universidade Estadual de Roraima-UERR
INTRODUÇÃO:
A educação tem como objetivo o desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Espera-se que o aluno saia da escola possuindo uma série de conhecimentos e habilidades que serão importantes para se tornar um cidadão consciente, eticamente responsável, participativo e dinâmico. Porém, um dos grandes desafios atuais do ensino de ciências nas escolas de níveis fundamental e médio é construir uma ponte entre o conhecimento ensinado e o cotidiano dos alunos, sem a qual se torna difícil o ensino-aprendizagem em química. Nesse sentido, os experimentos e as dinâmicas em sala de aula trazem muitas contribuições à prática docente, além de permitir um melhor aprendizado e retenção de conteúdos por parte dos alunos, contribuindo para estimular e despertar o interesse dos mesmos pela ciência e pela busca de novos conhecimentos. Este trabalho foi um projeto de extensão gratuito de 40 horas, voltado para os alunos do curso de licenciatura em química com o objetivo de suprir a necessidade de aulas experimentais de química nas escolas de ensino fundamental e médio de Rorainópolis, utilizando dinâmicas em grupo e aulas experimentais com materiais de uso doméstico e de baixo custo.
METODOLOGIA:
Aplicou-se questionário nas salas de ensino médio de algumas escolas, entrevistas com licenciandos em química da UERR e professores da rede pública de ensino, visando levantar um diagnóstico do ensino-aprendizagem de química no município de Rorainópolis. A seguir, montou-se o projeto de extensão realizando vários experimentos de fácil execução e baixo custo com materiais domésticos e algumas dinâmicas com a ajuda dos formandos (turma T7N 2008), discutindo os conteúdos que podem ser abordados em cada experimento e a forma correta de ministrar essa ferramenta didática. Foram promovidos debates sobre temas relacionados à educação e métodos pedagógicos atuais de comprovada eficiêcia, além de artigos sobre educação e metodologia diferenciada que podem ajudar na aprendizagem dos alunos, para servir de tomada de consciência e amadurecimento dos participantes motivando-os a desenvolver outras dinâmicas que otimizem a aprendizagem em química nas escolas do município, uma vez que serão os futuros professores das mesmas.
RESULTADOS:
Constatou-se que a realidade do ensino de química no município de Rorainópolis está longe do ideal. A única escola de ensino médio da cidade, E. E. José de Alencar, não possui laboratório didático e os professores não se sentem motivados e nem preparados para fazer experimentos na sala de aula, alegando que o tempo não é suficiente e as dificuldades são muitas. Além disso, as bibliotecas existentes no município são deficientes em livros, o acesso à internet ainda é restrito, faltam professores habilitados em química, as salas de aula não possuem infra-estrutura adequada. Diante dessa problemática, o projeto de extensão serviu de motivação para os graduandos, os quais levaram os experimentos e dinâmicas aprendidos para a sala de aula durante a disciplina de estágio supervisionado provocando uma verdadeira revolução no ensino de química nas escolas do município.
CONCLUSÃO:
O curso atingiu seu objetivo principal. Houve troca de experiência e mais entrosamento entre as diferentes turmas de licenciatura em química da UERR (T5N – turma do quinto semestre noturno; T6V – sexto semestre vespertino; T7N – sétimo semestre noturno, do ano de 2008). Além disso, os vários experimentos, relatos e debates ajudaram no amadurecimento com relação à busca de métodos diferenciados para passar os conteúdos de química. Segundo os próprios participantes, o curso foi de grande aproveitamento, pois, mostrou como trabalhar em sala de aula e os levaram a aprender com a experiência dos formandos do sétimo semestre. Ao final do curso os participantes sugeriram a realização de mais experimentos voltados para a segunda e terceiras séries do ensino médio; maior apoio da UERR para os cursos de extensão em relação a materiais didáticos e a existência de mais cursos como este.
Palavras-chave: Educação em Química, Educação Ambiental, Experimentos de Química.