61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
AVALIAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO DO ÓLEO ESSENCIAL DE P. callosum POR CG-EM COLETADA NA REGIÃO DO MÉDIO AMAZONAS
Yury Oliveira Lugo 1
Geone Maia Corrêa 1
Renata Takeara 1
Norberto Peporine Lopes 2
Izabel Cristina Casanova Turatti 2
1. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
2. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
INTRODUÇÃO:

A família Piperaceae está entre as mais primitivas das Angiospermas e tem uma distribuição de aproximadamente 2000 espécies e 14 gêneros em todo planeta. Quimicamente a família apresenta em sua composição éteres e ésteres fenólicos, alcalóides, flavonóides e lignanas (GIBBS, 1974; EVANS, 1996). Motivo pelo qual, vem sendo extensivamente investigada como fonte de novos produtos naturais com potenciais antitumorais, antimicrobiano, antifúngico e inseticida. O gênero Piper, um dos mais abundantes e estudados, vem destacando-se pela sua grande importância econômica, devido ao acúmulo de metabólitos fixos e voláteis (óleos), que são industrialmente utilizados para os mais diversos fins (ALBIERO et al., 2005). P. callosum, é uma espécie de arbusto de 1,00 a 1,20m, de caule e ramos nodosos, folhas alternas, oblongas acuminadas, de nervuras salientes na face dorsal, flores diminutas, amareladas, dispostas em espigas carnosas (BERG et al., 1982).  Tem denominações populares como: elixir-paregórico, ventre-livre, óleo-elétrico, e é utilizada como afrodisíaco, adstringente, digestiva, antidiarréica, hemostática local, antileucorréica, etc. Em função disto o presente trabalho tem por objetivos realizar caracterização química de óleo essencial das folhas de P. callosum através de CG-EM.

METODOLOGIA:

A espécie estudada, foi coletada na estrada AM-010, Km 8, próximo ao  município de Itacoatiara-AM.  Suas folhas foram submetidas ao processo de destilação por arraste com vapor d’água por 6h, usando um sistema de Clevenger. A análise química do óleo obtido foi realizada por cromatografia com fase gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG/MS) em cromatógrafo SHIMADZU QP 2010 provido de uma coluna DB-5MS (30m x 0,25mm x 0,25µm), modo de ionização de impacto de elétrons injetor a 250ºC (3ºC/min), interface a 250ºC, com variação de temperatura de 60º a 240ºC (3ºC/min) sendo hélio o gás de arraste (1.3 ml/min). O detector usado foi um espectrômetro de massas modelo QP2010.

Os constituintes dos óleos essenciais foram identificados através do cálculo dos índices de retenção de cada componente e posterior comparação com o banco de dados do espectrômetro e literatura especializada.

RESULTADOS:

Durante  a  hidrodestilação  foi  obtido  da  espécie  estudada  um rendimento de 0.40% de óleo essencial com propriedades físicas diferentes, sendo primeiramente obtido  um óleo incolor mais  denso  que a  água  (OE+)  e  posteriormente um  óleo de  coloração  amarela, menos  denso  que a água (OE-). As análises por CG-EM de OE+ revelaram a presença de 22 compostos, tendo o safrol como  constituinte  majoritário, com 80.91%. Para essa  amostra foi  detectado  também:  β-pineno  (5.08%),  metil-eugenol   (4.04%),  α-pineno  (1,76%), γ-terpineno (1.58%). Para OE- foram observadas 38 substâncias das quais o safrol e β-pineno apresentaram   maior  concentração  com  áreas  de  40.79% e  11.35% respectivamente. Os constituintes  químicos  metil-eugenol  (9.24%),  α-pineno  (7.27%),  euasareno (4.78%), γ-terpineno  (3.55%),  β-eudesmol (2.65%), germacreno D (2.53%),  trans-cariofileno (1.96%),  α-copaeno (1.37%) como constituintes minoritários.

CONCLUSÃO:

As análises do óleo essencial de Piper callosum, por CG-EM demonstraram alto teor de safrol nas folhas para ambos os óleos obtidos.  Foi verificado ainda que, para os dois, os compostos b-pineno e metil-eugenol são uns dos constituintes principais, sendo que estes estão presentes também em outras espécies da mesma família.

Instituição de Fomento: FAPEAM (PIBIC) e CNPq (Edital Universal 2007)
Palavras-chave: OLEO ESSENCIAL, Piper callosum, CG-EM.