61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
HISTÓRIAS INFANTIS: O USO DA TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO DE QUADRINHOS
Valéria da Fonseca Silva 1
Flávia Santana da Silva Barros 2
1. Secretaria da Educação Esporte e Lazer
2. Secretaria da Educação Esporte e Lazer - Orientadora
INTRODUÇÃO:
O projeto foi realizado na Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves em Recife – PE na Biblioteca Escolar Carlos Drummond de Andrade, espaço recém estruturado – com mobiliário adequado e acervo ampliado. Observamos que nas séries iniciais, as crianças apresentavam dificuldades na leitura e produção escrita e que faltava a utilização da tecnologia nas atividades diárias. Notamos que elas tinham o interesse pelos momentos de contação de histórias e na tentativa de articular os encontros semanais contribuindo no processo de ensino-aprendizagem, demos início ao projeto. Procuramos estimular a leitura, escrita textual e imagética promovendo na escola, a inclusão digital, oportunizando o uso contextualizado do laboratório de informática e Biblioteca, como orienta a GBFL (Gerência de Biblioteca e Formação de Leitores) e a UTEC (Unidade de Tecnologia e Cidadania). Através dessa parceria decidimos propor aos alunos do Fundamental I (Ciclos I e II) um trabalho que estimulasse o conhecimento envolvendo as diversas áreas como: Língua Portuguesa, Informática, Arte, Ciências e História. Realizamos o trabalho com o acompanhamento da professora multiplicadora do Jardim Botânico responsável pela inclusão da tecnologia nos projetos da escola.
METODOLOGIA:
Pensamos na releitura de quatro obras selecionadas no acervo da Biblioteca: Chapeuzinho Vermelho de M. Company. R. Capdevila, Moça Perfumosa e Rapaz Pimpão de Daniela Chindler, O Macacão Espantado de Léo Cunha e História de Trancoso de Joel Rufino dos Santos, utilizando o gênero Quadrinhos por ser um estilo textual de interesse dessa faixa etária (6 aos 12 anos). Após a leitura das obras no espaço da biblioteca com o apoio das professoras regentes, iniciamos um processo de debate junto com os educandos a respeito das temáticas levantadas pelas obras, tais como: o sentido das palavras, afetividade, meio ambiente, cidadania, imaginação e cultura regional. Em seguida eram produzidas na Biblioteca imagens e textos em papel ofício no estilo Quadrinhos, a partir da apresentação desse gênero textual quando utilizamos as revistas da Turma da Mônica. Na etapa seguinte, acompanhamos os alunos ao Laboratório de Informática visando a construção do seu quadrinho virtual, utilizando o Paint, explorando formas e cores. As crianças gravaram o áudio das histórias utilizando o gravador de som do Windows e ouviram suas próprias narrações. Nesses momentos tivemos o apoio dos monitores do laboratório. O processo durou três meses quando houve a socialização das produções na Biblioteca.
RESULTADOS:
As turmas tiveram oportunidade de trabalhar diversos elementos como: a estrutura do livro infantil, sequência lógica, coesão e coerência, temas transversais, interpretação textos, fizeram inferências. Percebemos a evolução dos alunos no manuseio do computador em especial do programa Paint, pois poucos tinham acesso e começaram a utilizar o laboratório da escola que acabara de ser reestruturado. Descobrimos grandes talentos na produção de desenhos em quadrinhos, eles tiveram muita criatividade, e através da parceria Biblioteca e Laboratório de Informática percebemos o cuidado que passaram a ter com esses espaços e interesse em frequentá-los. Como os alunos gravaram os textos referentes as histórias produzidas, eles melhoraram a oralidade ganhando autoconfiança, entonação e ritmo na leitura. Sentimos um aumento do número de empréstimos de livros na área de literatura infantil refletindo de forma positiva no grupo. As turmas participantes do projeto fizeram visitação no espaço da Biblioteca, onde culminaram as ações do trabalho: observaram o material impresso que estava exposto, no datashow viram a versão virtual e ouviram os áudios gravados. Foi um momento em que todos se sentiram valorizados e puderam comentar as produções com os colegas das demais turmas.
CONCLUSÃO:
Os alunos encontravam-se bastante motivados com o trabalho, alguns Quadrinhos virtuais superaram as expectativas. O grupo começou a evoluir nas leituras quando iam a Biblioteca. Houve um aumento no empréstimo de livros infantis, despertando o interesse em outros tipos de temáticas. O trabalho mostrou a viabilidade da parceria Biblioteca e Laboratório de Informática e as crianças descobriram que existem coisas interessantes que não apenas a Internet no computador (editor de desenho e texto, gravador de som) e sentiram-se valorizados no seu trabalho. Percebemos que o êxito do projeto se deu pelo envolvimento dos diversos profissionais da escola: professores, professor de biblioteca, monitores do laboratório e professor multiplicador. Essa parceria dos profissionais envolvidos no projeto motivou o interesse de outros projetos utilizando a tecnologia como recurso didático, levando a escola à compra de novos equipamentos como: filmadora, outra máquina digital e outro datashow, já que a demanda tem aumentado pelos demais membros da equipe. O trabalho tem projetado a Escola em eventos pedagógicos como: Feira Literária, Feira de Conhecimentos, Socialização de Experiência em Curso de Educação a Distância, Seminários, Congressos e Encontros Pedagógicos.
Palavras-chave: Educação, Leitura, Tecnologia.