61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
ASPECTOS PSICOLÓGICOS RELACIONADOS AO PROCESSO DE LESÃO EM BAILARINAS CLÁSSICAS
Sandra Regina Garijo de Oliveira 1
Caroliny Smirmaul Cavali 1
Catia Mary Volp 2
1. Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS
2. Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP
INTRODUÇÃO:
A dança, mais especificamente o ballet clássico é uma arte e uma atividade física que exige além do trabalho técnico específico, fortalecimento da musculatura e exercícios de alongamento e flexibilidade diariamente. A partir do momento em que se alcançar um padrão profissional, deve-se manter o alto nível de técnica e uma constante melhora da performance, sempre em busca de movimentos e gestos perfeitos. Essa busca incessante pela perfeição traz consigo lesões passageiras ou permanentes que acompanham o bailarino em toda sua carreira. O bailarino clássico dedica-se de 6 a 7 dias por semana a essa atividade e, em sua maioria, começa a carreira aos 6 anos de idade.  Atualmente há um interesse maior em pesquisas médicas acerca do bailarino, nesta pesquisa pretendeu-se utilizar uma situação médica (lesão), mas com o intuito de analisar e buscar possíveis relações com as questões emocionais. Assim, o objetivo do presente trabalho foi verificar se bailarinas conseguem perceber alterações psicológicas no processo de lesão na dança e a partir desta possível identificação, destacar quais alterações foram mais freqüentes.
METODOLOGIA:
Para tal, foi realizada uma entrevista, com 5 bailarinas, elaborada previamente com bailarinas clássicas, lesionadas ou em processo de recuperação da lesão. Essa entrevista foi gravada, transcrita e analisada.
RESULTADOS:
Sentimentos de negação, medo, ansiedade, insegurança, frustração, irritabilidade, invalidez, impotência, inferioridade e depressão foram observados e relatados em algum momento da pesquisa. Quatro entre cinco bailarinas relataram ter passado pelo processo de negação da lesão e também afirmaram que esse sentimento trouxe conseqüências negativas à lesão, piorando seu estado.  Foi possível concluir também que bailarinas que passaram por duas lesões durante a carreira, encaram a segunda de forma diferente, psicologicamente, respeitando mais o processo de tratamento e recuperação, comparado a primeira lesão, e se dizem mais conscientes de maneira geral.
CONCLUSÃO:

Contudo, é importante ressaltar a importância e os benefícios da psicologia do esporte voltada para a área das lesões como também a carência de estudos relacionando os aspectos psicológicos da lesão dentro da dança, mais especificamente dentro do ballet clássico.  A participação de um psicólogo do esporte no processo de recuperação de uma lesão, poderia tanto minimizar os problemas psicológicos decorrentes do trauma, quanto melhorar as questões psicológicas ligadas à auto estima, motivação para as sessões de tratamento, preparando o atleta ao retorno às atividades esportivas.

Palavras-chave: Lesão, Bailarinas Clássicas, Psicologia do Esporte.