61ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes |
DANÇAR ALGO SIGNIFICATIVO FAZ SENTIDO E MELHORA OS ESTADOS DE ÂNIMO! |
Catia MAry Volp 1 Sandra Regina Garijo de Oliveira 2, 3 Silvia Deutsch 1 |
1. Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP 2. Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS 3. Faculdades Integradas Fafibe - FAFIBE |
INTRODUÇÃO: |
O processo de avaliação ainda gera inúmeras discussões no meio acadêmico. Avaliar em um único momento? Qual significado da avaliação? O que avaliar? São questões normalmente levantadas. Nas disciplinas com conteúdo eminentemente prático, estas questões também prevalecem, incluindo neste caso a facilidade/dificuldade motora, apresentada pelo aluno. Especialmente no caso da dança, inúmeras pessoas se negam ou se sentem incomodadas por realizar uma avaliação prática. Como dar significado a esta avaliação? Para tentar minimizar as dificuldades e ou dar significado à avaliação propôs-se um motivo “pessoal” para a criação e execução de uma coreografia. Desta forma acreditou-se que o momento da avaliação seria altamente significativo. O objetivo da pesquisa foi verificar os estados de ânimo de estudantes de graduação, antes e após uma avaliação prática na disciplina de dança. |
METODOLOGIA: |
Participaram da pesquisa 36 alunos matriculados no 1º ano do Curso de Educação Física. Destes, apenas 10 tinham experiência anterior nesta modalidade. O estudo consistiu de duas partes. Primeiro em uma entrevista individual com os alunos na qual questionou-se: “Uma qualidade pessoal”; Uma característica negativa que gostaria de mudar”; “Um acontecimento recente positivo” e “Um acontecimento recente negativo”. Solicitou-se então que eles elaborassem uma coreografia individual com 1,30 minutos de duração e que fosse baseada nas 4 respostas dadas. Em um segundo momento os alunos deveriam apresentar a coreografia somente na presença do professor e/ou de convidados que ele quisesse. Os participantes preencheram a Lista de Estados de Ânimo – Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) antes e após a apresentação da coreografia. Os dados foram submetidos a uma análise não-paramétrica através do Teste Binomial. Este teste avalia se os estados emocionais dos participantes mudam (antes e após a prova) e como mudam (se aumentam ou diminuem tal estado). |
RESULTADOS: |
Os resultados se mostraram significativos (p<0,05) para a não mudança dos estados – “triste”; “espiritual”; “desagradável” e “inútil”, ou seja, após a avaliação estes estados não foram alterados. Por outro lado os estados de ânimo “pesado” e “leve” estavam significantemente (p<0,05) alterados após a realização da prova. O teste binomial para a direção da mudança mostrou que os alunos se sentiram menos pesados e mais leves (p<0,05). Além destes resultados o teste de direção mostrou ainda que os alunos sentiram-se mais felizes; cheios de energia; ativos e calmos, e menos agitados e desagradáveis. Os resultados parecem coerentes no sentido de que a avaliação provoca uma sensação de peso muito grande aos alunos e após executá-la, este sentimento se converte |
CONCLUSÃO: |
Pode-se concluir que o tipo de avaliação em questão favoreceu sentimentos positivos após o término da mesma. Acredita-se que um motivo significativo pode minimizar o estresse causado pela exposição numa modalidade que não se domina além de favorecer o aprendizado. |
Palavras-chave: Dança, Avaliação, Estados de Ânimo. |