61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
DANÇAR ALGO SIGNIFICATIVO FAZ SENTIDO E MELHORA OS ESTADOS DE ÂNIMO!
Catia MAry Volp 1
Sandra Regina Garijo de Oliveira 2, 3
Silvia Deutsch 1
1. Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP
2. Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS
3. Faculdades Integradas Fafibe - FAFIBE
INTRODUÇÃO:
O processo de avaliação ainda gera inúmeras discussões no meio acadêmico.  Avaliar em um único momento? Qual significado da avaliação? O que avaliar?  São questões normalmente levantadas.  Nas disciplinas com conteúdo eminentemente prático, estas questões também prevalecem, incluindo neste caso a facilidade/dificuldade motora, apresentada pelo aluno.  Especialmente no caso da dança, inúmeras pessoas se negam ou se sentem incomodadas por realizar uma avaliação prática.  Como dar significado a esta avaliação? Para tentar minimizar as dificuldades e ou dar significado à avaliação propôs-se um motivo “pessoal” para a criação e execução de uma coreografia.  Desta forma acreditou-se que o momento da avaliação seria altamente significativo.  O objetivo da pesquisa foi verificar os estados de ânimo de estudantes de graduação, antes e após uma avaliação prática na disciplina de dança.
METODOLOGIA:
Participaram da pesquisa 36 alunos matriculados no 1º ano do Curso de Educação Física. Destes, apenas 10 tinham experiência anterior nesta modalidade.  O estudo consistiu de duas partes.  Primeiro em uma entrevista individual com os alunos na qual questionou-se:  “Uma qualidade pessoal”; Uma característica negativa que gostaria de mudar”; “Um acontecimento recente positivo” e “Um acontecimento recente negativo”. Solicitou-se então que eles elaborassem uma coreografia individual com 1,30 minutos de duração e que fosse baseada nas 4 respostas dadas. Em um segundo momento os alunos deveriam apresentar a coreografia somente na presença do professor e/ou de convidados que ele quisesse. Os participantes preencheram a Lista de Estados de Ânimo – Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) antes e após a apresentação da coreografia. Os dados foram submetidos a uma análise não-paramétrica através do Teste Binomial.  Este teste avalia se os estados emocionais dos participantes mudam (antes e após a prova) e como mudam (se aumentam ou diminuem tal estado).
RESULTADOS:
Os resultados se mostraram significativos (p<0,05) para a não mudança dos estados – “triste”; “espiritual”; “desagradável” e “inútil”, ou seja, após a avaliação estes estados não foram alterados.  Por outro lado os estados de ânimo “pesado” e “leve” estavam significantemente (p<0,05) alterados após a realização da prova.  O teste binomial para a direção da mudança mostrou que os alunos se sentiram menos pesados e mais leves (p<0,05).  Além destes resultados o teste de direção mostrou ainda que os alunos sentiram-se mais felizes; cheios de energia; ativos e calmos, e menos agitados e desagradáveis.  Os resultados parecem coerentes no sentido de que a avaliação provoca uma sensação de peso muito grande aos alunos e após executá-la, este sentimento se converte em leveza.  Os outros resultados (mais felizes, cheios de energia, ativos e calmos e menos agitados e desagradáveis) sugerem que estes alunos saíram satisfeitos com seu desempenho. O relato verbal de uma aluna com experiência em dança nos chamou a atenção “descobri que uma dança sem a base técnica pode ser muito bonita e às vezes muito mais significativa”, um outro aluno sem experiência em dança relatou “tenho certeza da importância da dança e seu significado nas nossas vidas, consegui expressar pensamentos que eu guardava só pra mim”.
CONCLUSÃO:

 Pode-se concluir que o tipo de avaliação em questão favoreceu sentimentos positivos após o término da mesma. Acredita-se que um motivo significativo pode minimizar o estresse causado pela exposição numa modalidade que não se domina além de favorecer o aprendizado.

Palavras-chave: Dança, Avaliação, Estados de Ânimo.