61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A DEGRADAÇÃO DE ARROIO DA REGIÃO DO RIO DOS SINOS - AVALIAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
Patricie Loureiro Badaraco 1
Luisa Haag 1
Isabel Cristina Kauffmann 1
Otácilio Delmar Steigleder 1
Priscila de Farias Benitez 1
1. 1- Centro Municipal de Educação Ayrton Senna – UEF
INTRODUÇÃO:
O relacionamento da humanidade com a natureza teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas. Com a evolução o Homem começa a se fixar num único lugar, acabando com o nomadismo. Neste momento começa o esgotamento natural das áreas. O crescimento da população através das novas tecnologias causou um esgotamento mais rápido da natureza. A destruição dos mananciais aquíferos, com a utilização do solo trouxe problemas que alcançam níveis mundiais. Hoje, são comuns a contaminação dos cursos de água, poluição do ar, devastação de florestas e destruição de habitats faunísticos devido ao avanço da urbanização. Dentro deste contexto, é grande a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza através da Educação Ambiental. Um dos recursos naturais importante é a água, essencial para a nossa sobrevivência. Com a crescente urbanização, a maior parte de nossos mananciais tem sido poluídos por lixo e esgoto doméstico. Levantando dados em nosso bairro, muitas pessoas ainda lembram que se utilizavam destes arroios para banho. Atualmente, parece mais um lixão. Cabe a nós escola, professores e comunidade a conscientização para a melhoria das condições de vida da população. Acreditamos no ensino das séries iniciais como forma de desenvolver esta conscientização.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido com vinte e cinco alunos (25) estudantes de uma turma de sexta série do Ensino Fundamental do Centro Municipal Ayrton Senna, Sapiranga - RS. Procuramos abordar a relação existente entre a poluição dos rios e arroios próximos à Escola com o modo de viver da população que vive no local. No primeiro momento realizamos um levantamento do arroio mais próximo através de fotografias e projetamos uma listagem dos possíveis impactos da poluição no arroio. No segundo, fizemos a captação da água em seis (6) pontos ao longo do arroio para a análise de macroinvertebrados e elementos poluidores. Em cada ponto foram feitas quatro (4) coletas de água, em momentos distintos, para posterior análise. Ainda neste ponto, efetuamos análises em ambiente de laboratório, junto com os alunos, integrando com as temáticas da série e com o tema principal do projeto. No terceiro, os estudantes construíram folderes para distribuir à população explicando os danos causados ao meio ambiente, como é possível minimizar a poluição dos arroios e de que maneira isto pode beneficiar a todos. Também desenvolveram cartazes para mostrar como o rio estava e como poderia ser. Os alunos aproveitaram para desenvolver palestras ministradas para alunos das outras séries.
RESULTADOS:
O trabalho permitiu um bom envolvimento dos alunos que mostraram-se bastante interessados e motivados em participar da construção e execução do projeto visando à melhoria da qualidade da água tendo em vista, a questão de saúde e sobrevivência que esta nos proporciona. Esta problemática da poluição dos arroios é um assunto que gera um certo desconforto aos alunos, visto que os pais contam histórias de que estes arroios serviam para lazer e brincadeiras e hoje se torna impossível passar perto devido ao cheiro causado pelo lixo. O local de lazer está degradado Observamos, também, um crescimento da conscientização dos alunos, com a vontade de disseminar o conhecimento entre outras pessoas pertencentes à comunidade. Os estudantes fizeram palestras demonstrando a importância da preservação dos arroios, da coleta seletiva de lixo, e da preservação das matas. E culminando com uma continuação do projeto a fim de informar, principalmente, os alunos mais novos da comunidade escolar, através de cartilhas, palestras e o monitoramento do arroio através da adoção da área para preservação da mesma com mutirão de limpeza e plantio de novas mudas de árvores. Dentre os dados levantados, percebemos a poluição das águas por causa de lixo e esgoto doméstico.
CONCLUSÃO:
Durante toda a realização do trabalho os estudantes perceberam a importância de manter limpos e preservados os arroios e rios passando a dar mais valor e importância aos locais onde os lixos são jogados. Este problema do lixo afeta não só aos rios e arroios, mas também a cidade e a comunidade escolar, tendo em vista a situação dos arroios que cortam toda a cidade e a grande quantidade de lixo que se forma por lá, causando problemas de mau cheiro, animais daninhos e sujeira, prejudicando as atividades na escola. A partir do desenvolvimento deste trabalho o grupo de alunos passou a ter uma consciência maior em multiplicar seus conhecimentos adquiridos com outros alunos e comunidade em geral, visando uma melhoria na diminuição de lixo produzido, de utilização da água e luz da Escola de forma mais consciente e da necessidade da reciclagem dos dejetos produzidos. Aos poucos, os alunos buscam esta consciência ecológica, disseminando nos diversos locais em que convivem, de forma a atingir os demais moradores do entorno da escola e de outras comunidades escolares. A expectativa é de, num futuro próximo, os arroios possam ser reutilizados para brincadeiras, como os tempos dos quais eles ouvem falar.
Palavras-chave: água, lixo, arroios.