61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL JOAQUIM ANTÔNIO DA SILVA: UM HORIZONTE DE POSSIBILIDADES
Vanesca Leite Santiago 1
Carolina de Abreu Peixoto 1
Eliane Rodrigues da Silva 1
Valneide Melo Lima 1
Vanier Leite Santiago 1
1. Escola em Tempo Integral Joaquim Antônio da Silva
INTRODUÇÃO:

Ao percebermos o modo de utilização dos recursos naturais no nosso cotidiano, e tendo a necessidade de despertarmos em nossos alunos a problemática ambiental através de uma inserção pedagógica. E compreendendo os anseios globais em promover ações e acordos que visem preservar e conservar o meio ambiente, como exemplo: a Declaração de Estocolmo (1972), A Agenda 21, O Protocolo de Kyoto e a ECO-92. A escola em Tempo Integral Joaquim Antônio da Silva, situada no distrito de Catu, zona rural do município de Horizonte-CE, que atende estudantes de 6 à 8 anos de idade, vem desenvolvendo no dia-a-dia das crianças, reflexões e práticas acerca da defesa, preservação e convívio com o meio ambiente. A realização do nosso projeto Mudanças Ambientais Globais surgiu devido à escola estar inserida numa comunidade que, em sua maioria, não se relaciona de forma equilibrada e ambientalmente correta com os recursos naturais disponíveis. Portanto, o nosso maior objetivo foi desenvolvermos juntos aos nossos alunos e a comunidade escolar algumas mudanças de comportamento, atitudes nas vivências e implantar valores educacionais relacionados ao meio ambiente.

METODOLOGIA:

O tema transversal meio ambiente sempre esteve na proposta pedagógica de nossa escola, em 2008 realizamos a I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente abordando as seguintes temáticas: água, ar, terra e fogo, focalizamos esses aspectos através uma série de visitas às famílias da comunidade escolar, com o intuito de verificarmos a utilização desses recursos pelos moradores. A partir do levantamento dos dados obtidos com as informações das famílias, elaboramos estatísticas das principais deficiências de uso desses elementos, e a partir desse diagnóstico criamos estratégias de como lidar com esses problemas sob o enfoque ambiental. As problemáticas identificadas foram: a utilização de queimadas para limpeza das áreas agricultáveis, a poluição dos recursos hídricos provenientes do lançamento de efluentes, o uso intensivo dos agrodefensivos e o desperdício no uso da água. Após essas observações, promovemos uma série de atividades com os nossos educandos e comunidade, como: debates, slides explicativos, dramatizações, produções de textos, apresentações musicais, jogral, cordel, paródia, poesias, acrósticos, desenhos, distribuição de informativos, passeata, entrevistas com os moradores com o objetivo discutirmos a utilização racional dos recursos naturais e a sua conservação.

RESULTADOS:

As ações pedagógicas sobre a conservação e preservação do meio ambiente resultaram em benefícios visíveis e significativos para a comunidade escolar. A própria escola foi beneficiada ao implantarmos a coleta seletiva, reutilizando materiais como: papelão, plástico, papel, garrafas, rótulos e palitos em nossas atividades pedagógicas, tais como confecção de brinquedos, jogos e materiais concretos para o trabalho na sala de aula, representando além de uma redução de custos, um ambiente ecologicamente sustentável e conseqüentemente mais agradável. Os alunos mantêm o ambiente escolar limpo através de escalas onde cada série é responsável pela conservação da limpeza da escola. É visível a tomada de consciência dos alunos sobre a importância da preservação dos recursos naturais, percebemos isso através de atitudes diárias, na interação destes com o meio e dos depoimentos das famílias em relação à mudança de atitudes de seus filhos. O trabalho desenvolvido foi reconhecido pela fábrica Schincariol instalada no município surgindo nesse contexto uma parceria público-privada em defesa dos recursos naturais e oportunizando a presença dos professores no curso: “Água Pra Que Te Quero” e a participação dos alunos com apresentações culturais na implantação do projeto 5S da própria empresa.

 

CONCLUSÃO:

Trabalhar o tema transversal meio ambiente no tocante a preservação e conservação ambiental enfocando o utilização mais adequada dos nossos recursos naturais com crianças de 6 à 8 anos, a princípio nos pareceu um grande desafio, pois sabemos que nessa faixa etária seus interesses estão vinculados no presente. O futuro ainda parece um lugar distante. No entanto, percebemos nas crianças uma grande receptividade e compreensão dos temas abordados, demonstrando interesse e sentindo-se responsáveis pela vida no nosso lugar. Os alunos demonstraram compromisso, dinamismo e criatividade na realização das atividades propostas. Com isso, constatamos que o desenvolvimento da temática ambiental, a partir de simples ações, possibilita a elas adquirirem uma expressiva percepção ambiental. A realização do projeto confirmou a importância de desenvolvermos reflexões sobre os variados assuntos na formação do estudante, pois elas assimilam com facilidade. Concluímos com a realização desse projeto que a parceria entre escola e comunidade gerou frutos positivos e os resultados foram eficientes, pois comprovamos no dia-a-dia as mudanças no trato ambiental como: a redução das queimadas, uma maior preocupação com o destino adequado do lixo e o combate ao desperdício da água utilizada em suas residências.

Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal de Horizonte-CE
Palavras-chave: Educação ambiental, Prática pedagógica, Comunidade escolar.